18 de abril de 2012

GLS TEEN - CAP. 135



No capítulo anterior...
- Bebel aceita o convite do caminhoneiro para ir até o centro político de Brasília
- Joana tenta ser gentil com Jussara no colégio, mas ela recusa a gentileza
- Célia aborda Joana na saída do colégio e reprova as atitudes de Jussara
- Célia convida Joana para um almoço deixando Jussara perplexa

CAP. 135

JUSSARA: Que história é essa de convidar essa menina pra almoçar? A senhora não tá careca de saber que deixamos de ser amigas?
CÉLIA: Estou convidando ela pra almoçar comigo, não com você...
JUSSARA: Com que objetivo? A senhora quer me insultar, é isso?
CÉLIA: Não é nada disso. Deixa de ser infantil, menina. A Joana é uma ótima. Se você não a quer como sua melhor amiga, eu até entendo. Mas você não pode me proibir de me simpatizar com ela.
JUSSARA: Ela tem idade para ser sua filha. A senhora não acha que ela é um pouco novinha pra ser sua amiguinha não? Talvez fosse melhor a senhora fazer amizade com a mãe dela...
CÉLIA: Puxa minha filha... Tão novinha e tão preconceituosa... Eu pensava que as coisas tivessem evoluído, mas você parece que vive no mesmo mundo de cinquenta anos atrás... Hoje não existe mais essa coisa de idade, pessoas são pessoas e pronto.
JUSSARA: Acho que o mundo não está tão moderninho quanto a senhora imagina não...
CÉLIA: Filha, o preconceito sempre foi um atraso para a humanidade. Precisamos nos livrar dessas amarras.
JUSSARA: Tá bom mãe. Eu me livro das amarras, mas amiga daquela lá eu não quero ser. E ponto! E por gentileza, evite conversar com ela na minha presença.
CÉLIA: Tá bom, cabeça dura, tá bom!

As duas seguem pra casa, em silêncio.

Bebel e o caminhoneiro terminam a entrega, retomam o Eixo Monumental e seguem até a altura da Catebral de Brasília, onde estacionam o caminhão numa avenida transversal e começam a caminhar.

BEBEL: Puxa! Como é linda essa igreja! Nem parece igreja...
CAMINHONEIRO: Ela é subterrânea, fica embaixo do chão e o teto é todo de vidro. Vamos dar uma entrada lá pra ver?
BEBEL: Vamos, claro.

Depois da igreja eles caminham pela Esplanada até as imediações do Congresso Nacional.

BEBEL: Que estranho! A gente vê esse prédio na televisão e tem a impressão que ele fica num lugar plano, mas na verdade ele fica num buraco... Como as imagens enganam!
CAMINHONEIRO: É, mas no buraco ou não ele é muito alto e muito bonito. É aí dentro que aquele bando de safado decide os nossos destinos. Tem gente boa aí, mas o que tem de picareta também... Não tá escrito em gibi nenhum...

Mais adiante eles atingem a Praça dos Três Poderes.

CAMINHONEIRO: Aquela ali, dizem que é a Justiça (mostra a escultura em frente ao STF) Ela é cega, surda, muda e retardada... Quem depende da Justiça nesse país tá ferrado... (risos)
BEBEL: Espero nunca precisar, se Deus quiser...
CAMINHONEIRO: Ali é o Palácio do Planalto. É naquela rampa lá que os presidentes sobem e descem...
BEBEL: Eu vi a presidente fazendo o discurso dela naquele cercadinho... Mas vou te falar uma coisa: na televisão e nas fotos é bem mais bonito que ao vivo.
CAMINHONEIRO: Verdade. A televisão faz qualquer lugar ficar muito mais bonito do que realmente é...
BEBEL: Mas eu gostei. Tem um clima diferente esse lugar. Saber que tudo nesse país é decidido dentro desses prédios... E olhando aqui de fora parece tudo tão parado, tão calmo...
CAMINHONEIRO: É, mas entra lá dentro pra você ver... O bicho tá pegando lá. Tá saindo faísca de fogo.

Não muito longe dali, na Asa Sul, na portaria do condomínio.

JOEL: Passei aqui pra saber como você tá. Melhorou a mão?
GILBERTO: Ainda dói um pouco. De noite eu sinto latejando...
JOEL: Se tá latejando é sinal que tá melhorando, significa que tá cicatrizando. Já foi procurar o cretino pra ver se ele tem alguma explicação pro bolo que te deu?
GILBERTO: Não fui e nem vou!
JOEL: Ah... Não vai não? Agora você aprendeu a confiar no seu amigo aqui?
GILBERTO: Diante de tamanha evidência, só seu eu fosse muito burro pra não acreditar...
JOEL: E te digo mais: qualquer hora dessas ele vai te ligar, como se nada tivesse acontecido. Ou então, vai inventar uma daquelas desculpas esfarrapadas dele. Espero que você seja firme o suficiente pra mandar ele pastar. Vai mandar ou vai deixar ele te fazer de trouxa de novo?

Gilberto fica em silêncio.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

A homossexualidade era listada na CID-9 (1977) da Organização Mundial de Saúde como um doença mental, mas foi retirada no CID-10, aprovada pela Quadragésima Terceira Assembleia Mundial da Saúde em 17 de maio de 1990. A CID-10 adicionou a orientação sexual egodistônica na lista, o que se refere a pessoas que querem mudar suas identidades de gênero ou orientações sexuais por causa de um distúrbio psicológico ou comportamental.  

Para ler os capítulos anteriores, acesse:
http://glsteen-webnovela.blogspot.com.br e clique no menu CAPÍTULOS.

Nenhum comentário: