24 de abril de 2012

News TV


> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Grazi Massafera deixa elenco de "Guerra dos Sexos"


Até então escalada para interpretar a vilã Vânia Trabuco de Moraes em "Guerra dos Sexos", Grazi Massafera solicitou recentemente o desligamento da próxima novela das sete.

Grazi alegou a preocupação em trabalhar logo nos primeiros meses de vida de seu filho. A atriz, que ficou grávida no começo de "Aquele Beijo" e deixou a trama pelo mesmo motivo, também já havia pedido para não participar de "As Brasileiras".

Com a saída de Grazi Massafera de "Guerra dos Sexos", a Globo irá atrás de uma quarta atriz para o papel. Antes de Grazi, Cláudia Raia e Alinne Moraes haviam sido escaladas.

Cláudia foi a primeira a desistir alegando incompatibilidade de horários devido ao teatro. Ainda assim, semanas depois ela foi anunciada no elenco de "Salve Jorge".

Fonte: Na Telinha


Record vai produzir telefilmes ainda neste ano


Até então dedicada às novelas e minisséries, a Record vai investir em mais um filão ainda neste ano. A emissora paulista já decidiu que irá produzir telefilmes a partir do segundo semestre, segundo informa o jornalista Daniel Castro.

Os telefilmes são classificados como médios e longa-metragens produzidos para televisão mas com linguagem cinematográfica.

Hiran Silveira, que responde pela diretoria geral de dramaturgia da Record, ainda não definiu quais serão os autores, roteiros e duração destes filmes. De início, a ideia é levá-los ao ar no fim do ano mas não como especiais e sim como parte de uma programação fixa e temporária.

Outra possibilidade existente também é a de serem reforçadas as parcerias com produtoras independentes. A Record já trabalha desta forma com a Gullane Filmes, que cuidou da produção da série "Fora de Controle".

Em tempo: Independente do projeto de produção de filmes sair ou não do papel, a Record já tem alguns produtores com know-how para o cinema. O roteirista Renê Belmonte, ex-colaborador de "Rebelde", foi um dos responsáveis por "Assalto ao Banco Central" e pelo sucesso "Se Eu Fosse Você".

Já o diretor César Rodrigues, que trabalhou em "Sansão e Dalila" e "A História de Ester", tem experiência em outros filmes, como "High School Musical: O Desafio".

Fonte: Na Telinha


Globo já teria nome e data para programa de Fátima
  

A Globo já tem data e nome previstos para o novo programa de Fátima Bernardes.

A volta da âncora ao ar deve acontecer no dia 9 de julho, pouco antes do início da Olimpíada de Londres, que será exibida pela Record.

A emissora registrou vários títulos para serem usados no programa, mas trabalha com nome provisório de "Se Liga na Fátima".

Outros possíveis nomes são "Fátima, Bom Dia", "Ligados em Você", "Demais" e "Ligados na Fátimas".

Fazem parte da equipe o ator Gregório Duvivier, a jornalista Lília Teles, o humorista Marcos Veras e o músico Branco Mello.

Procurada, a Globo diz que ainda não fechou o nome e a data de estreia do programa.

Fonte: F5


Globo já prepara a substituta de "Guerra de Sexos"


Embora “Guerra dos Sexos”, a próxima novela das sete, ainda esteja longe de estrear, a Globo já vem avançando nos preparativos do folhetim que irá substituí-la no primeiro semestre de 2013.

Segundo a coluna Controle Remoto, Sophie Charlotte e Fernanda Vasconcellos estão confirmadas na produção, a qual será assinada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A trama leva o título provisório de “Sangue Bom”.

Sophie Charlotte está longe da TV desde o fim de “Fina Estampa”, em março deste ano. Entretanto ela já havia trabalhado com Maria Adelaide em “Ti Ti Ti” (2010).

Já Fernanda teve “A Vida da Gente” como seu último trabalho, o qual também foi encerrado em março.

Fonte: Na Telinha


Carminha descobre romance de Jorginho e Rita


Carminha (Adriana Esteves) vai ficar enfurecida ao saber que Jorginho (Cauã Reymond) está apaixonado por Rita (Debora Falabella). A cena vai ao ar no capítulo do dia 9 de maio em "Avenida Brasil".

Tudo começa quando a vilã vai atrás de Lucinda (Vera Holtz) colher mais informações sobre Rita. A mãe do lixão se enfurece com a visita e expulsa Carminha, deixando ela sem respostas.

Então, a mulher de Tufão (Murilo Benício) resolve procurar Nilo (José de Abreu), que cobra uma grana para abrir o bico. Ele revela que por causa de Rita, Jorginho está na maior lama. Sem saber de nada, a megera fica pasma.

Nilo explica que após o "casamento" dos dois quando crianças, um homem rico apareceu e adotou Rita, e eles se separaram.

Confira trecho do diálogo:

Carminha sobre o retorno de Rita ao Brasil - "Então foi por isso que a cachorra voltou? Pra virar a cabeça do meu filho. Por isso, ele anda tão agressivo. Aposto que a ordinária tá inventando mentiras a meu respeito".

Nilo -  "Mentiras? Que você roubou o pai dela, a largou no lixão e armou pra cima do jogador famoso?".

Carminha xinga o velho de nojento.

Para irritar a megera, Nilo ironiza: "Os dois terminaram e pelo estado do seu filho, foi a Rita quem lhe déu um pé na bunda". Carminha deixa o lixão completamente irritada e promete se vingar de Rita.

Fonte: Na Telinha


Suelen insinua que Roni sente algo por Leandro


A troca de farpas entre Suelen (Isis Valverde) e Roni (Daniel Rocha) está cada vez mais intensa. Enquanto almoçam junto com Diógenes (Otávio Augusto) e Leandro (Thiago Martins), a periguete se insinua para o jogador, aumentando a irritação de Roni.

“Não acredito que tu pegou a vadia de novo!”, comenta Roni, irritado com o amigo, enquanto Suelen está na cozinha. Leandro até tenta negar, mas acaba confessando: “Pô, irmão, desculpa! A carne é fraca. E ninguém segura essa mulher quando ela quer, brother!”, alega o rapaz.

Suelen volta para a sala a tempo de mandar um beijinho de despedida para Leandro, que sai de casa acompanhado por Diógenes. Quando fica a sós, ela faz questão de alfinetar Roni: “Fica com ciúmes de mim com o Leandro, não, bobo. Não é nada. Se você quiser, posso até te ajudar a pegar ele. Quer?”, pergunta a moça, debochada.

Roni diz que não está entendendo a gracinha. “Claro que eu sou homem! Tá louca?”, garante ele. Abusada, Suelen parte para cima e tenta seduzi-lo, mas ele resiste bravamente: “Não é porque eu sou homem que eu vou ser molestado sexualmente dentro da minha própria casa!”.

E agora, será que Suelen tem razão e Roni realmente está apaixonado por Leandro?

Fonte: globo.com


Max planeja falso sequestro de Carminha

Com a corda no pescoço, Max (Marcello Novaes) cria um plano infalível para conseguir levantar a quantia que deve ao agiota: sequestrar sua amante para tirar o dinheiro de Tufão (Murilo Benício). Mas Carminha (Adriana Esteves) não gosta nem um pouco dessa armação. “Quê que você tá falando? Me sequestrar? Como assim? Tá maluco?”, pergunta a vilã.

Ele explica que seria um falso sequestro, coisa simples. “Eu já pensei em tudo. Esse é o único jeito de eu me safar dessa. O Moreira vai me matar, Carminha! Tô falando sério. Ele não tá brincando.”, esclarece. O malandro diz ainda que essa é a chance de dar uma virada, já que a ideia é pedir um resgate maior do que a quantia que ele deve. “Nós vamos pedir um milhão. Cento e vinte ficam para o Moreira, o resto para a gente”, ele explica.

Com medo, Carminha resiste à ideia, pois o marido pode colocar a polícia para investigar o caso e descobrir que o sequestro foi forjado. Diante da negativa de Carminha, Max sugere sequestrar Ágata (Ana Karolina), filha dela, e acaba levando um tapa na cara. O que os dois não sabem é que Nina (Débora Falabella) está escondida, ouvindo toda a conversa.

Será que Carminha vai topar participar desse plano?

Fonte: globo.com


Bruna Linzmeyer será prostituta em 'Gabriela'


Depois de interpretar a decidida Leila em "Insensato coração", Bruna Linzmeyer promete chamar a atenção do público com outra personagem forte em "Gabriela". A atriz será Anabela, uma prostituta e bailarina que chegará a Ilhéus com seu parceiro, Príncipe (Emílio Orciollo Neto), um gigolô.

- Minha personagem é uma mistura de Anabela, de "Gabriela", e Lola, de "São Jorge dos Ilhéus", outra obra de Jorge Amado. Ela chega misteriosamente com o companheiro, que também é seu comparsa - contou a atriz, em entrevista exclusiva ao blog.

Para interpretar a personagem, Bruna tem feito aulas de tango e de danças sensuais, como a dos sete véus. A atriz disse que não terá problemas de fazer sequências mais fortes na trama:

- Desde o momento em que aceitei fazer a personagem, essa questão de explorar o corpo se tornou secundária. Anabela precisa do corpo para viver e esse é um dado importante e válido. Isso não pode ser, de maneira alguma, um fator para me inibir. Como estamos passando por uma boa preparação antes da estreia, me sinto mais à vontade com as pessoas. Há toda uma estrutura que nos deixa confortáveis.

Bruna, que estreou na TV na série "Afinal, o que querem as mulheres?", participará ainda de "As brasileiras" antes de surgir na nova novela das 23h, seu quarto trabalho na Globo:

- A sensação neste começo não é muito palpável. Não consigo descrever os sentimentos. É um misto de prazer, gratidão, euforia, calma e tensão por causa da novidade.

Fonte: Patrícia Kogut


Justin Bieber foge de fãs na Inglaterra


O astro Justin Bieber, 18, foi assediado por fãs ao desembarcar em Londres, Inglaterra, nesta segunda-feira (23). O cantor está no país para divulgar seu novo trabalho e planeja gravar um single com os amigos do grupo One Direction.

Bieber, amparado por sua equipe, precisou fugir correndo para conseguir deixar o local com segurança. A informação é do site da revista “Quem”.

Os fãs ingleses não trazem boas lembranças para Justin Bieber. Em março de 2011, em Liverpool, o cantor foi avisado pela policia que poderia se preso por “incitar tumulto”, caso ele saísse do hotel que estava cercado de seguidores do astro teen.

Segundo o site do jornal “The Daily Star”, Bieber planeja gravar um single com o grupo One Direction. "Eles são grandes caras, e eu estou sempre procurando trabalhar com pessoas que têm talento e gosto”, disse para a publicação sobre os amigos da boy band.

Fonte: Yahoo


Os clássicos da literatura que invadiram a telinha


23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, data comemorativa instituída pela UNESCO em 1996, escolhida por ter sido o dia da morte dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, no ano de 1616.

A Teledramaturgia Brasileira (a exemplo do cinema mundial) sempre bebeu da literatura, inesgotável fonte de inspiração para os novelistas. Jorge Amado foi o escritor mais adaptado para a televisão. O romance Gabriela Cravo e Canela rendeu uma das novelas mais marcantes da história da TV, adaptada por Walter George Durst em 1975, com Sônia Braga no papel-título. Para este ano de 2012, a Globo prepara uma nova adaptação do romance, escrita por Walcyr Carrasco, com Juliana Paes.

Além de Gabriela, Tieta do Agreste virou a novela Tieta (1989-1990), com Betty Faria, e Tereza Batista Cansada de Guerra, a minissérie Tereza Batista (1992) com Patrícia França. Dona Flor e Seus Dois Maridos foi um sucesso do cinema nacional em 1976, com Sônia Braga, e virou minissérie, em 1998, com Giulia Gam. Também Terras do Sem Fim (novela em 1981, baseada nos romances Terras do Sem Fim, Cacau e São Jorge dos Ilhéus), Tenda dos Milagres (minissérie em 1985), Capitães da Areia (minissérie em 1989), Tocaia Grande (novela em 1995-1996), Porto dos Milagres (novela em 2001, baseada nos romances Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos), e Pastores da Noite (série, em 2002).

Claudio Marzo e Norma Blum em "Senhora" de José de Alencar

Até 1975, o horário das 18 horas da Globo ainda não era uma tradicional faixa de novelas. Com o núcleo de dramaturgia comandado pelo diretor Herval Rossano a partir daquele ano, o horário das seis passou a apresentar novelas num projeto da emissora de adaptar obras da literatura brasileira. Entre 1975 e 1982 foi ao ar um total de vinte produções – a maioria de época. A ideia foi aplaudida pelo público e discutida nas escolas, que propunham aos alunos a leitura das obras adaptadas, seja para comparar com o original, ou para saber o desfecho delas – o que alavancou sensivelmente a venda dos livros adaptados. Foi nesse período que Benedito Ruy Barbosa e Manoel Carlos estrearam na Globo, enquanto Gilberto Braga teve grande destaque com suas adaptações literárias, sendo alçado em seguida ao horário nobre (às oito da noite).

Os maiores sucessos desta fase foram: Helena (de Machado de Assis), Senhora (de José de Alencar), A Moreninha (de Joaquim Manuel de Macedo), O Feijão e o Sonho (de Orígenes Lessa), Escrava Isaura (de Bernardo Guimarães), Dona Xepa (de Pedro Bloch), Maria Maria (baseada no romance Maria Dusá de Lindolfo Rocha), A Sucessora (de Carolina Nabuco), Cabocla (de Ribeiro Couto) e Ciranda de Pedra (de Lygia Fagundes Telles).

Curiosamente, até Nelson Rodrigues foi adaptado para o horário das seis: O Homem Proibido virou novela em 1982. Mas o resultado final pouco teve a ver com o livro do “Anjo Pornográfico”, já que o horário quase nada permitia da obra do autor. Nelson pôde ser mais bem aproveitado em outras produções, como nas minisséries Meu Destino É Pecar (1984) e Engraçadinha (1995), e na série A Vida Como Ela É (1996).

Alessandra Negrini e Paulo Betti em "Engraçadinha" de Nelson Rodrigues

Entre 1981 e 1982, a TV Cultura de São Paulo produziu uma série de 17 adaptações de obras da literatura brasileira, chamadas de Tele Romances, como Floradas na Serra (de Dinah Silveira de Queiroz), O Resto é Silêncio e Música ao Longe (de Érico Veríssimo), Casa de Pensão (de Aluísio Azevedo), O Coronel e o Lobisomem (de José Cândido de Carvalho), O Tronco do Ipê (de José de Alencar), Iaiá Garcia (de Machado de Assis), entre outros. A Cultura chegou a promover um concurso literário, incentivando o público a comparar as obras adaptadas com seus originais.

Érico Veríssimo foi outro escritor bastante adaptado para a TV. Além dos Tele Romances O Resto é Silêncio e Música ao Longe: a novela Olhai os Lírios do Campo (1980) e as minisséries O Tempo e o Vento (1985) e Incidente em Antares (1994).

A dramaturgia inspirada na literatura movimenta as livrarias. Um livro, quando adaptado para a TV, tem um aumento siginificativo em suas vendas. O romance A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski, havia vendido menos de 13 mil exemplares até ser transformando em minissérie (em 2003), quando ultrapassou os 30 mil em apenas três semanas. A adaptação que Manoel Carlos fez do romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha, – a novela Maria Maria (1978) – tirou o autor e sua principal obra do ostracismo em que se achavam desde o início do século passado.

A Teledramaturgia também tem o mérito de divulgar a literatura brasileira no exterior. A sucesso mundial da novela Escrava Isaura tornou o romance de Bernardo Guimarães conhecido no mundo todo.

Tarcísio Meira em "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo

O romance Senhora, de José de Alencar, foi um dos mais adaptados para a televisão. Nos tempos da TV ao vivo, e quando a telenovela ainda não era diária, a história foi apresentada pelo menos quatro vezes, por emissoras diferentes. Entre 1971 e 1972, a Tupi produziu uma versão contemporânea: O Preço de um Homem. Na Globo, em 1975, Gilberto Braga foi fiel ao livro, na versão com Norma Blum. Na Record, em 2005, a novela Essas Mulheres apresentou uma nova adaptação de Senhora, somada a dois outros livros de José de Alencar: Lucíola e Diva.

  "Éramos Seis" de Maria José Dupré

A Moreninha, romance de Joaquim Manuel de Macedo, também já teve várias adaptações para a TV: três vezes quando as novelas não eram diárias; em 1965, pela Globo, com Marília Pêra; e em 1975, novamente na Globo, com Nívea Maria. Helena, de Machado de Assis: três vezes quando as novelas não eram diárias; em 1975, pela Globo, com Lúcia Alves; e em 1987, na Manchete, com Luciana Braga.

O Sítio do Picapau Amarelo, da obra de Monteiro Lobato, já teve cinco produções diferentes: pela Tupi, de 1952 a 1962; pela Cultura, em 1964; pela Bandeirantes, em 1967; pela Globo, de 1977 a 1986; e novamente na Globo, de 2001 a 2007.

O romance Éramos Seis, de Maria José Dupré, teve quatro versões para a TV: na Record em 1958, com Gessy Fonseca; na Tupi em 1967, com Cleyde Yáconis; de novo na Tupi, em 1977, com Nicette Bruno; e no SBT em 1994, com Irene Ravache.

O best-seller O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, foi produzido para a televisão três vezes: em 1970, por Ivani Ribeiro, para a Tupi; em 1980, na Bandeirantes, num remake da novela da Tupi, de Ivani Ribeiro; e novamente na Band, em 1998-1999, numa nova adaptação, de Ana Maria Moretzsohn.

Estes são alguns dos escritores e livros mais adaptados para a televisão. Tomar um romance e transformá-lo em novela ou minissérie, não é uma tarefa fácil. Às vezes o livro não rende um produto para a TV e o adaptador precisa mudar muita coisa. Outras vezes, ele apenas se baseia no mote central do livro, e cria uma nova história, que ao final, pouco tem a ver com o que está na obra original. Afinal, as obras literárias servem de inspiração para novas histórias e ajustes devem ser feitos, já que a televisão é um veículo muito diferente do livro em si.

Fonte: UOL



Notícias rápidas da TV
  

Novas apostas
A Bandeirantes continua investindo em novos produtos. Além do programa esportivo do Felipe Andreoli, aos sábados, outras duas estreias são prometidas ainda para a atual temporada. Formatos de fora. Um é o “Hell´s Kitchen”, competição entre chefs de cozinha, com o desafio de salvar restaurantes. Outro, “Quem quer casar com meu filho?”, projeto da Eyeworks Cuatro Cabezas, já exibido em alguns países.

Remake mexicano
Depois de “Bela, a Feia” e “Rebelde”, a Record pretende fazer o remake de outra produção da parceira Televisa. Segundo se informa, entre os textos avaliados para exibição em 2013, “Maria do Bairro” é o que aparece com maiores chances. Novela da Thalía, já exibida e repetida no SBT, com adaptação de Gisele Joras e a direção-geral, de Edson Spinello.

Cenários naturais
Profissionais da Record já escolhem locações da próxima minissérie bíblica, baseada na história de José do Egito. Beberibe, no Ceará, conhecido por suas belas praias, e que já recebeu gravações de “Sansão e Dalila”, está novamente entre as principais opções. “José”, com direção de Alexandre Avancini, terá 30 capítulos.

Rifados
A Record tirou cerca de 40 profissionais da lista dos Jogos Olímpicos de Londres. Foram atingidas as áreas de Jornalismo, Técnica e Operações. Todos já estavam integrados aos preparativos da viagem. Entre cortados, a informação é que isto foi necessário para privilegiar convidados especiais. A Record, no entanto, diz outra coisa. O número de pessoas escaladas era superior ao das credenciais.

Hinos da Indy
A Bandeirantes está tentando organizar uma festa de gala, durante a realização da Indy, em São Paulo, neste próximo domingo. Como convidados para apresentar os hinos do Brasil e Estados Unidos, foram chamados o maestro João Carlos Martins e a cantora Luiza Possi.

Maria Eduarda renova com a Globo
Considerada uma das revelações do elenco de "A Vida da Gente", Maria Eduarda acaba de ganhar um contrato fixo com a Globo. A atriz, que interpretou a Nanda no folhetim de Lícia Manzo, assinou um novo compromisso com a emissora carioca com validade de dois anos. Ainda não há previsões para novos trabalhos.

Hebe volta a gravar
Nada de choro. Afastada da TV há cerca de 40 dias, após retirar um tumor no intestino, Hebe Camargo, 82 anos, gravou ontem cheia de disposição o programa que marca seu retorno hoje, às 22h30, à Rede TV!. A loira entrou no palco após a música "I Will Survive" ("eu vou sobreviver"), executada pelos atores do musical "Priscila, a Rainha do Deserto". "Se eu não morri na cirurgia, morro aqui. Vocês me matam do coração", disse. Hebe deu um selinho no médico que a operou e recebeu no palco a dupla Victor & Leo, as atrizes Chris Couto e Sylvia Bandeira, a jornalista Joyce Ribeiro e o amigo Sérgio Reis. Citou o câncer de Betty Lago e disse que ela e Reynaldo Gianecchini, que enfrentou um linfoma, encararam a doença da mesma forma. "Não nos escondemos. Falamos sobre o assunto para ajudar os outros. Encaramos esse momento difícil com alegria."

Cifras
A divulgação de um cachê de R$ 170 mil para Gabriel O Pensador ser patrono da Feira do Livro de Bento Gonçalves (RS) fez o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar cancelar sua participação no evento, que acontece entre os dias 5 e 16 de maio. "Nada contra o Gabriel, mas contra esse valor abusivo. A feira nos avisou que haveria um cachê padrão de R$ 800 a R$ 1.000, ao qual renunciei em nome do projeto" disse Carpinejar. De acordo com a assessoria da prefeitura do lugar, o cachê de Pensador corresponderia a show, palestras e livros.

Dom Juan
Ontem, o sertanejo Victor foi questionado sobre um possível namoro com Paula Fernandes, na gravação de Hebe. Ele rebateu dizendo que sua namorada era a anfitriã. Depois, a plateia perguntou de Xuxa, e Victor disse, em tom de brincadeira, que eles haviam terminado.

Recuperação
Sérgio Reis, que se recupera de um tombo levado durante um show em março, já tem 13 apresentações marcadas para o próximo mês. Também trabalhará ao lado do amigo Renato Teixeira.

Homenagem
Uma missa celebrada na Igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio, relembrou os 30 dias da morte do humorista Chico Anysio. A viúva, Malga di Paula, pediu que fossem distribuídas miniaturas de são Jorge, cujo dia foi celebrado ontem.

Justiça
A produtora T4F anunciou que conseguiu o direito de realizar a pré-venda de ingressos para o show de Madonna em SP.

Estreia
O apresentador Gilberto Barros vai colocar no ar, na segunda quinzena do mês de junho, o seu novo programa na Rede TV!. A atração será ao vivo e terá cerca de três horas de duração. Durante gravação de Hebe ontem, Barros contou que quase entrou em coma por conta do diabetes, doença que ele nem sabia que tinha. A descoberta ocorreu quando sentiu sede e dificuldade para falar.

Impasse
A RedeTV! pode enfrentar uma greve de funcionários neste mês. O Sindicato dos Radialistas convocou uma assembleia com funcionários e ex-funcionários da emissora, que se dizem descontentes.  

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: