Contra Ponte, Corinthians tem última chance de ultrapassar São Paulo
A rodada deste domingo fecha a primeira fase do Campeonato Paulista e, para o Corinthians, corresponde à última tentativa de por à prova a liderança do São Paulo antes do mata-mata. Para isso, o time alvinegro joga em Campinas às 16 horas (de Brasília) contra a Ponte Preta tendo que somar pontos e contar com tropeço do rival tricolor, que no mesmo horário terá pela frente o Linense, em Lins.
Os dois rivais são os mais bem colocados da competição estadual, com 43 pontos e 13 vitórias cada, e não podem ser alcançados por ninguém. A vantagem decisiva da equipe tricolor são os seis gols a mais de saldo, que dificilmente serão tirados. Por isso, ao Corinthians não basta vencer sem que o São Paulo no máximo empate. Outra combinação favorável seria empatar em Campinas e se aproveitar de uma derrota do líder.
Com o time preservado para o compromisso da próxima semana, apenas Chicão será mantido. O único desfalque por suspensão é o atacante Willian, que voltou a figurar entre os 11 iniciais na rodada passada do campeonato estadual e marcou o único gol da vitória sobre o Paulista. Mesmo assim, pendurado com dois cartões amarelos, Liedson, que não vive boa fase nesta temporada, foi um dos dez sacados pelo treinador.
O lateral direito Alessandro e o meia Alex, que passaram a semana em recuperação física, seguem fora até mesmo do banco. A expectativa do departamento médico é de que eles fiquem aptos para enfrentar o Táchira ou voltar nas quartas de final do Paulista.
De acordo com o técnico Tite, a opção por não levar a campo todos os titulares partiu do departamento físico, preocupado com o desgaste dos atletas. "Não poupo ninguém. Eu respeito a hierarquia e o conhecimento do departamento médico e do departamento físico. Por mim, iriam todos os atletas. Não sou de dar uma segurada porque tem duas ou três opções no banco. Não, bota tudo à disposição", explicou.
No domingo passado, Fábio Carille foi a Piracicaba para ver o duelo entre XV e Ponte, mas o auxiliar corintiano voltou à capital paulista sem muitas informações, pois o time campineiro entrou em campo bastante modificado. Segundo ele, é possível que o técnico Gilson Kleina repita uma escalação mista nesta última rodada, até porque no meio de semana joga com o Atlético-GO precisando reverter resultado para avançar de fase na Copa do Brasil.
Para o meia-atacante Enrico, que foi poupado pelo comandante ponte-pretano na derrota para o XV, o fato de já estar classificado não tira a motivação do elenco, que pode terminar apenas na sétima ou oitava colocação e enfrentar Corinthians, de novo, ou São Paulo na próxima fase. “É um jogo que pode dar força para o nosso grupo nessa reta final de campeonato. Podemos ganhar confiança se tivermos um bom resultado”, disse.
Além de dividir atenção com a Copa do Brasil, Gilson Kleina já não teria à disposição alguns atletas. A defesa é o setor mais prejudicado por desfalques, uma vez que Ferrón cumprirá suspensão automática por ter completado a série de três cartões amarelos e Diego Sacoman, por ser vinculado ao Corinthians, não poderá jogar a não ser com pagamento de multa contratual. Wescley, por sua vez, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e tem previsão de retorno para 2013.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X CAMPINAS
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 15 de abril de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Alexandre Vasconcellos e Fausto Moretti
Assistentes adicionais: Edson Pavani Junior e Demetrius Candançan
PONTE: Bruno; Guilherme, Willian Magrão, Gian e Renan; Agenor, João Paulo, Enrico e Renato Cajá; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Gilson Kleina
CORINTHIANS: Danilo Fernandes; Welder, Chicão, Marquinhos e Ramon; Willian Arão, Ramírez e Douglas; Gilsinho, Vítor Júnior e Elton
Técnico: Tite
Sport e Santa se enfrentam pela primeira posição na última rodada
Como costuma acontecer em jogos desse calibre, as declarações de ambos os lados ao longo da semana foram ficando mais ásperas. O técnico do Leão, Mazola Júnior, afirmou no meio da semana que o Sport tinha a obrigação de ser campeão pernambucano, depois da eliminação para o Paysandu na Copa do Brasil.
No Arruda, as declarações soaram como arrogância, e o volante Memo fez questão de rebater o técnico rival. “Cada um tem sua forma de pensar e de falar. Se ele acha que vai ser campeão, eu respeito a opinião dele, porque cada um tem que manter seu pensamento positivo nesta reta final. Mas eu também acho que vamos ser campeões. Aliás, bicampeões”, disse o jogador, lembrando o título estadual coral no ano passado.
NáuticoEm situação pior do que a dos arquirrivais, o Náutico enfrenta o Central fora de casa no mesmo horário para praticamente salvar o primeiro semestre. O Timbu é o quarto colocado, com 35 pontos, e está sendo comandado interinamente por Levi Gomes desde a demissão de Waldemar Lemos, na semana passada. Como se não bastasse, a equipe dos Aflitos se complicou na Copa do Brasil, ao perder para o Fortaleza por 4 a 0 na última quinta-feira. Agora, precisa ganhar por um placar igual no jogo de volta para levar a decisão para os pênaltis.
Se vencer a partida de domingo, o Timbu garante matematicamente um vaga nas semis do Estadual. O Central é o décimo colocado, com 24 pontos, e apenas cumpre tabela. O Central é o décimo colocado, com 24 pontos, e apenas cumpre tabela.
Confira abaixo todos os jogos da última rodada da primeira fase do Pernambucano (respeitando o horário de Brasília):
Domingo:
16 horas – Sport x Santa Cruz
16 horas – Náutico x Central
16 horas – Serra Talhada x Porto
16 horas – Ypiranga x Salgueiro
16 horas – América x Petrolina
16 horas – Araripina x Bom Jardim
Três times brigam por última vaga nas semifinais do Baiano
Com Bahia, Vitória e Feirense já classificados para as semifinais do Campeonato Baiano, a última rodada da primeira fase - que terá todos os seus jogos às 16 horas (de Brasília) deste domingo - servirá para definir o último clube que seguirá lutando pelo título do torneio. Bahia de Feira e Vitória da Conquista, com 32 pontos, e Atlético-BA, com um a menos, lutam por apenas uma vaga.
Por ter vantagem no número de vitórias, o Bahia de Feira, atual quarto colocado, depende apenas de uma vitória simples contra o Juazeiro, em Feira de Santana, para garantir a passagem para as semifinais. Jogando fora de casa contra o Camaçari, o Vitória da Conquista torcerá por um tropeço do concorrente para ter chance de avançar, assim como Atlético-BA, que necessitará de tropeços dos adversários, além de uma vitória diante do líder Bahia.
Com a liderança garantida, o time de Paulo Roberto Falcão deve entrar com um time misto nesta partida, visando dar descanso aos seus titulares. Já o Vitória entrará com força máxima diante do Feirense, no Barradão, precisando de qualquer triunfo para garantir a segunda colocação. Em caso de derrota, a equipe da capital baiana vai terminar a primeira fase no terceiro lugar.
Além da briga na ponta de cima, a rodada deste domingo também decidirá o segundo rebaixado para a segunda divisão estadual. Com o Itabuna já sem chances de escapar da degola, Camaçari (19 pontos), Serrano e Fluminense-BA (20) e Juazeiro (22) são as equipes que correm risco de descenso.
Veja os jogos da última rodada do Baiano (todos marcados para as 16 horas de domingo):
Atlético-BA x Bahia
Vitória x Feirense-BA
Camaçari x Vitória da Conquista
Bahia de Feira x Juazeiro
Juazeirense x Fluminense-BA
Serrano x Itabuna
FONTE: R7.
A quarta parte vem por aí, aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário