GLS Teen vai ao ar de Segunda à Sábado aqui, no TVED.
Baixas da Otan no Afeganistão chegam a 566 em 2011
Desde 2001, ano da invasão ao país, mais de 2.800 militares da organização morreram
A missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão informou neste domingo (1º) sobre a morte de mais um membro de seu contingente no sul do país. Com a baixa de hoje, o número final de militares estrangeiros mortos durante 2011 no país centro-asiático chegou a 566.
O militar morreu, de acordo com um comunicado da Aliança Atlântica, "em um incidente alheio à batalha" o que eleva o total de baixas da Otan a 2.847 desde o início da invasão do Afeganistão em 2001, segundo a portal especializado icasualties.org.
O ano de 2011 foi o segundo mais mortífero desde o início do atual conflito afegão, só atrás de 2010, quando 711 militares do contingente internacional pereceram.
Apesar dessa queda, durante 2011 as tropas internacionais sofreram seu pior golpe quando no dia 6 de agosto 30 soldados dos EUA morreram junto a oito afegãos quando o helicóptero no qual viajavam na província central de Wardak foi derrubado.
Até agora, o conflito causou, segundo um recente relatório da universidade americana de Brown, entre 34 mil e 46 mil mortos (estrangeiros e afegãos), deles até 14 mil civis, de acordo com os cálculos mais pessimistas.
A Otan começou a retirar suas tropas em julho passado e os principais países que contribuem para a missão conjunta já tornaram públicos seus planos de saída, que na maioria de casos termina no final de 2014.
Daqui a pouco eu to voltando com mais uma parte do Domingo Agora, não saiam daí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário