18 de janeiro de 2012

GLS TEEN - CAP. 57



No capítulo anterior...
- Ramon e Bernardo desabafam sobre seus problemas familiares
- Joaquim conclui que não poderá voltar pra casa e resolve ficar no apartamento de Xantara
- Joana chega à casa da avó, mas fica desiludida quando é chamada para ir à igreja

CAP. 57

JOANA: Então, vó, outro dia a gente vai na igreja né? Tô tão cansada hoje... Se a senhora quer saber, eu dormi no banco da praça, tô toda destruída.
D. ALMENARA: É mesmo, minha filha? E porque não veio pra cá logo?
JOANA: Eu não queria incomodar, preferi ir pra casa de uma amiga, só que ela não tava lá.
D. ALMENARA: Nossa, mas numa situação dessa, poderia ter vindo pra cá. Não ia me incomodar em nada...
JOANA: Não se preocupe, vó, isso vai se resolver logo. Por enquanto eu preciso de um banho quente e de um bom descanso. Depois a gente vê o resto.

D. Almenara trata de acomodar a neta com o maior carinho, mas Joana não se sente nem um pouco à vontade ali.

Um pouco mais tarde, enquanto almoçam...

VANILDA: Você não acha que pegou um pouco pesado com a sua filha não?
TATÃO: Não. Essa menina precisa levar uma dura pra aprender a respeitar os outros e dar valor ao que ela tem.
VANILDA: Mas agora a menina tá aí, sumida pelo mundo, sem saber na casa de quem... Com essa violência toda que anda por aí...
TATÃO: Ora, mulher, é claro que a essa hora ela está bem acomodada lá na casa da minha mãe, dormindo o sono dos justos. Você tá queimando cabeça à toa.
VANILDA: Será?
TATÃO: Liga lá, só pra confirmar. Eu tenho certeza. Deve ter chegado lá e contado uma historinha, falado umas misérias de mim, que eu sou mau, que sou carrasco, e u já vi esse filme outras vezes...
VANILDA: Mas você não vai mesmo aceitar ela de volta em casa?
TATÃO: Não. Só se ela mudar definitivamente de atitude. Do jeito que ela tá abusada, desaforada, ela que encontre um rumo. Se quiser viver aqui, vai ter de respeitar as regras da casa. Ela precisa aprender que nariz empinado e independência só vem quando a gente paga as próprias contas...

Vanilda não concorda com a atitude do marido, mas prefere não questionar.

Cai a noite...

Gilberto chega ao colégio e no decorrer da aula percebe atitudes estranhas por parte de alguns colegas. Encabulado, na hora do recreio ele procura se informar.

GILBERTO: É impressão minha ou a galera tá tirando onda com a minha cara? Vejo os caras me olhando, rindo... Por acaso eu tô rasgado, fiz alguma palhaçada?
CARLOS: Então, não sei se devia, mas vou te contar: o lance foi uma parada aí que rolou. Dizem que você saiu com uma gata aí e falhou na hora H, deixou a coitada a ver navios?
GILBERTO: Quem falou isso?
CARLOS: Cara, essas coisas vazam... Você sabe como é a galera...

Nisso passa outro colega.

RICARDO: Aí Gilberto, se precisar de uma assistência lá, avisa pro papai aqui que eu te dou uma força
GILBERTO: Sai fora, mané! Que força porcaria nenhuma!
RICARDO: Eitia! Apelou, perdeu! Se você tá apelando é porque é verdade... (e sai)
GILBERTO: Ah, vá ver se eu tô na esquina...
CARLOS: Tá vendo, a história já caiu na boca da galera... E quanto mais você apelar, pior vai ficar...
GILBERTO: É foda, esses caras não têm o que fazer mesmo... Deviam se preocupar é com a vida deles do que com as transas dos outros...

Gilberto se isola na hora do recreio. Dadinho se aproxima.

DADINHO: Então a galera tá te zoando porque você negou fogo com a amapoa? Você não tinha me contado nada disso...
GILBERTO: Até você agora, pra me encher o saco?
DADINHO: Calma, cara, só quero conversar.
GILBERTO: Vai rir da minha cara também?
DADINHO: Eu não, afinal de contas comigo funcionou tudo muitíssimo bem... (risos)
GILBERTO: Só falta agora você também abrir o bico e contar aquele lance pra galera. Aí eu tô lascado de vez!
DADINHO: Fique tranquilo, da minha boca ninguém vai ficar sabendo de nada.
GILBERTO: Melhor assim.
DADINHO: Agora, se não funcionar lá com a amapoa, eu tô aqui à disposição, ok?
GILBERTO: Vai se danar! Aquilo não vai acontecer mais. Foram cinco segundos de bobeira, não vai se repetir.
DADINHO: Ai que peninha! Eu queria o vale a pena ver de novo...

Gilberto fica contrariado.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>> 

Você sabia?


Europa - Pintura de Safo, poetiza da Grécia antiga; o fato de ter nascido em Lesbos abriu a possibilidade da criação do termo "lésbica" no século XIX; seus versos de amor também são muitas vezes endereçados a outras mulheres. A imagem acima é uma cópia romana do original grego, século V a.C.

Nenhum comentário: