25 de junho de 2012

GLS TEEN - CAP. 193 - Última semana!



No capítulo anterior...
- Diógenes vai à porta do colégio e quase agride Joana quando é ofendido por ela
- Joselito chega à tempo de impedir a explosão de fúria de Diógenes
- Gilberto e Hoffmann se descobrem gays. Eles brindam e selam uma nova amizade
- Depois de duas noites sem dormir, desesperada, Lourdes tenta se jogar na frente dos carros
- Betina corre atrás da mãe e tenta impedir seu acesso de loucura. De repente, uma freada brusca e o impacto...

CAP. 193

Betina tira as mãos do rosto e começa a chorar. Quando ela se aproxima, pensando que o pior aconteceu, uma surpresa: Lourdes está deitada na calçada sendo socorrida por um policial militar. Ela corre até lá.

BETINA: Mãe! O que houve?
POLICIAL: Calma, ela tá em estado de choque. Quando eu vi que o carro ia acertá-la em cheio, eu me joguei em cima dela e caímos aqui na calçada. Os carros é que bateram, mas ela escapou. (para Lourdes) A senhora tá bem? Sofreu algum ferimento?

Lourdes nem responde. Apenas observa tudo como quem não entende nada. O policial liga para uma ambulância enquanto Betina liga para seus irmãos.

Mais tarde, no hospital...

MÉDICO: Tá tudo bem com a dona Lourdes. Ela não quebrou nada, só uns arranhões da queda mesmo. Mas, coronel Juarez, se o senhor me permite, é preciso procurar ajuda psicológica pra sua esposa. Ela tá visivelmente transtornada com alguma coisa. E o principal: é preciso ficar de olho nela o tempo todo. Dessa vez apareceu esse herói para salvá-la, mas, e se não tiver um herói por perto da próxima vez?
JUAREZ: Obrigado doutor. Vamos providenciar isso o mais rápido possível.
MÉDICO: Por hoje ela fica aqui, em observação. Mas amanhã cedo já pode voltar pra casa.

Vanilda vai ao apartamento de Célia. Ela pensa se tratar de uma candidata à vaga de empregada e diz ao porteiro que pode mandar subir. Célia abre a porta.

VANILDA: A senhora deve ser a dona Célia, não é isso?
CÉLIA: Eu mesma. E a senhora deve ser a candidata à vaga de empregada...
VANILDA: Não. Eu sou a mãe da Joana. Eu vim aqui porque queria conhecer a mulher que tá desencaminhando a minha filha.
CÉLIA: Vamos entrar dona Vanilda. Isso não é assunto pra gente conversar na porta. Entra, sente-se, por favor.
VANILDA: Quero sentar não, minha visita aqui é breve. A senhora não tem juízo nessa cabeça não? A senhora, uma mulher velha, mãe de família, envolvida numa sem-vergonhagem dessas e ainda por cima fazendo a cabeça de uma menina? Se põe no meu lugar. Se eu fizesse isso com a sua filha, a senhora ia gostar?
CÉLIA: Dona Vanilda, a Joana não é nenhuma menina. Ela sabe muito bem o que tá fazendo, é uma mulher já. Eu entendo que para os pais os filhos nunca crescem, mas criança ela não é. Além do mais, eu não tô levando sua filha pro mau caminho. A gente se gosta, se curte, só isso. Se a Joana não tivesse comigo, ela estaria com outra mulher...
VANILDA: Como a senhora teve coragem de abandonar o seu marido, os seus filhos, uma vida inteira pra cair na vida desse jeito?
CÉLIA: Olha, sobre a Joana eu até aceito discutir com a senhora. Agora, sobre a minha vida particular, isso não é problema da senhora. Eu passei anos vivendo infeliz, presa a um casamento que não me trazia felicidade. Sujeitei a tudo isso justamente por causa dos meus filhos, agora que eles estão todos adultos eu resolvi viver a minha vida, correr atrás da minha felicidade.
VANILDA: E a sua felicidade é do lado da Joana, uma menina que tem idade pra ser sua filha? A senhora tem ideia do estrago que tá fazendo na minha família? Meu marido não dorme mais de noite, eu não durmo mais, a gente passa noite e dia contrariado, sem saber como resolver essa situação, preocupado como tirar essa menina dessa vida. A senhora ficaria feliz se alguém fizesse isso com a sua filha?
CÉLIA: Não, claro que não. Mas a questão não é essa. O que a senhora e o seu marido precisam entender é que a Joana não é uma mulher como as outras. Ela é uma mulher que gosta de mulher. Eu não tenho culpa se vocês nunca prestaram atenção na filha que tiveram e nunca procuraram compreendê-la. A Joana é lésbica. Não há nada de mal nisso.
VANILDA: Não há nada de mal pra quem não tem vergonha na cara! A mulher precisa é de um de um marido, é de filhos, é de uma casa pra cuidar, isso sim. Mas já vi que tô aqui perdendo o meu tempo com gente da sua laia. Eu só quero lhe pedir uma coisa: por tudo que há de mais sagrado, pelos seus filhos, se é que a senhora tem um pouquinho de consideração por eles, fique longe da minha filha. Deixe a minha filha em paz!
CÉLIA: Se a Joana quiser se afastar de mim, eu aceito. Mas se ela não quiser, eu não posso fazer nada. Sinto muito, dona Vanilda.

Vanilda se retira, irada.

Cai a noite.

Bebel está chegando ao seu ponto de trabalho quando é abordada por um homem elegante, de terno.

HOMEM: Oi! Pode me dar um minuto da sua atenção?
BEBEL: Pois não, o que o senhor deseja?
HOMEM: É que meu patrão viu a senhorita passando e ficou bastante interessado. A senhora faz programas?
BEBEL: Sim faço. Mas se seu patrão ficou interessado, porque não veio ele mesmo falar comigo?
HOMEM: É que ele é uma pessoa pública, não pode se expor, entende?
BEBEL: Entendo. E qual é mesmo a proposta?
HOMEM: Ele quer lhe convidar para uma festinha reservada, noite toda, compreende?
BEBEL: Já vou avisando: período é mais caro.
HOMEM: Fique tranquila. Dinheiro não é o problema dele. Tá vendo aquele carro preto ali, parado no estacionamento? (e mostra) Dê um tempinho e vá pra lá, discretamente.

O motorista se retira. Bebel fica pensativa, mas logo em seguida caminha para o local combinado.

Atendendo ao pedido de Betina, Juarez e seus irmãos aceitam receber Pâmela na sua casa. Lourdes também participa da conversa.

PÂMELA: Seu Juarez, dona Lourdes, eu sei que pra vocês é muito difícil entender essa situação toda. A transexualidade é uma coisa rara e por isso tão mal compreendida. Na maioria das vezes, as pessoas com esse “problema” são rejeitadas pela família, são postas pra fora de casa e passam a viver na marginalidade. Então, vocês, como família, tem duas opções: uma é aceitar o seu filho, ou filha, e apoiá-lo, compreendê-lo do jeito que ele é. A outra é rejeitá-lo, expulsá-lo de casa e quem sabe perdê-lo para as drogas, a violência, a marginalidade...
JUAREZ: Não, mas isso a gente não quer. Nós queremos nosso filho sempre junto de nós. A gente queria é livrá-lo dessa coisa, queria que ele fosse um rapaz normal, igual aos outros.
PÂMELA: Bom, já que vocês não querem perder a Betina pro mundo, a melhor coisa que vocês podem fazer é procurar entender o que é a transexualidade, como ela funciona. A pessoa sofre muito com isso, até aceitar a si mesma e depois ser aceita pela família, pelos amigos, pela sociedade de um modo geral. Eu acompanho a Betina desde o Recife, quando ele ainda era Bernardo. Eu fui a primeira pessoa a ouvi-lo, a orientá-lo. O meu conselho é que vocês procurem um grupo de apoio, um psicólogo, que é uma pessoa treinada e capacitada para lhes dar todo o suporte. Quando a gente passa a compreender as coisas, fica mais fácil aceitá-las.
BETINA: Tem a dona Cacilda, lá da ONG...
PÂMELA: Então, a Cacilda é uma pessoa muito esclarecida, principalmente a respeito de transexualidade. É a pessoa ideal pra responder a todas as dúvidas de vocês.

A conversa se estende, e na medida do possível, Pâmela dá toda a orientação à família.

Depois de terminada a arrumação da mudança, Hoffmann convida Gilberto para tomar um vinho. Cansados, eles se refestelam no sofá. Algumas taças depois, o clima já é de grande intimidade.

HOFFMANN: Vou te dizer uma coisa: esse cara que te traiu é muito burro! Ele só pode ser besta de deixar escapar um carinha incrível como você.
GILBERTO: Pois é, como diz um amigo meu: vai entender o ser humano... Eu estava todo envolvido, achando tudo lindo, deixei tudo aqui pra morar com ele e de repente... Foi tudo por água abaixo.
HOFFMANN: Sabe que eu sempre quis ter alguém assim, só pra mim. Mas depois de uma certa idade, ninguém mais quer a gente. A maioria das pessoas gosta é de corpo durinho, saradinho... Ninguém quer saber de velho. E aí, no momento em que a gente tá mais maduro para viver um relacionamento, simplesmente ninguém te quer. Nem mesmo os da sua idade. Sabia? Os coroas só querem os novinhos, eles não querem alguém da mesma idade deles...
GILBERTO: Isso é bobagem da sua cabeça. Primeiro que você não é velho. Segundo que você é um cara interessante, agradável, bom papo. Os caras que te dispensam não sabem o que estão perdendo...
HOFFMANN (se aproximando): Você acha isso mesmo, ou só tá tentando me agradar?
GILBERTO: Acho mesmo. Se não achasse, preferia ficar calado.
HOFFMANN: Você ficaria comigo, se a gente se encontrasse por aí?
GILBERTO (meio sem jeito): Ficaria, uai! Por que não?

Hoffmann não perde tempo e o beija. Num primeiro momento Gilberto estranha sua intempestividade, tenta se esquivar, mas acaba cedendo.

Com um vinho na cabeça, o clima quente, os dois se entregam e acabam transando ali mesmo, no chão da sala.

Amanhece o dia. Algumas horas mais tarde...

Lorraine está no laptop lendo seus e-mails. Ao passar por um portal de notícias, uma manchete chama a sua atenção.

LORRAINE (para si mesma) Gente! Que babado é esse?! Mas essa aqui não é a Bebel? (para a amiga) Pâmela? Bebel? Venham cá! Vejam isso!
BEBEL: Que foi mona? Que gritaria é essa?
LORRAINE: Bicha! Que babado é esse? (e lê a manchete) “Senador é flagrado saindo de orgia com travesti”.

Bebel fica estática.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

Nas artes - A terminologia inglesa tem consagrado termos como gay studies, lesbian studies e queer theory, que pretendem estudar as correlações entre a homossexualidade e produções artísticas da pintura, literatura e afins, estendendo o seu campo de análise a outras formas de expressão artística como a sociologia, a história, a antropologia, a psicologia, a medicina, o direito, a filosofia, etc. Outros termos, como "homocultura" e "homoerotismo", também foram criados e são usados em campos acadêmicos. Em questão artístico-estética, temos a frase de Thomas Mann no ensaio "Über die Ehe" ("Do Casamento") de 1925, onde ele afirma que o homoerotismo é estético, enquanto a heterossexualidade é prosaica.

Para ler os capítulos anteriores, acesse:
http://glsteen-webnovela.blogspot.com.br e clique no menu CAPÍTULOS.

Nenhum comentário: