24 de junho de 2012

Domingo Agora - Sexta Parte:





Agora, pra começar a última parte do Domingo Agora tem a Reportagem da Especial. Confira:

O tema de hoje é sobre a campanha contra a paralisia infantil que já imunizou 78% das crianças. Veja abaixo:

Campanha contra paralisia já imunizou 78% das crianças do Estado do Rio

Pais poderão levar filhos aos 4.200 postos de saúde até o dia 6 de julho


Nos primeiros sete dias da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, 78% das crianças menores de cinco anos já receberam a vacina no Estado do Rio de Janeiro. A meta é imunizar, em todo o País, 95% do total de 14,1 milhões de crianças nesta faixa etária. No Rio de Janeiro, das 1.030.026 crianças que precisam receber a vacina, 810. 189 já foram imunizadas. Em 2012, a campanha de prevenção à paralisia infantil será feita em uma única etapa, que vai até dia 6 de julho. Os postos de vacinação permanecerão abertos das 8h às 17h.

A Secretaria de Saúde distribuiu aos 92 municípios 1,6 milhão de doses da vacina Sabin (contra a poliomielite), que serão dadas às crianças em 4.200 postos de saúde espalhados por todo estado.

É importante que os pais levem as cadernetas de vacinação dos filhos, pois, se houver necessidade, as crianças poderão receber outras vacinas que não tenham recebido ainda, como DTP (difteria, tétano e coqueluche), tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e
hepatite B.

Vacina

A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.

Prevenção

Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. E é apenas por meio da vacinação que se pode garantir que o vírus não volte a circular em território nacional.

Apesar de não haver registro de casos de pólio há 23 anos no Brasil, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país. Isso porque, o vírus ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.




Agora, ficaremos:


29 de junho

A Era do Gelo 4

Quarto filme da franquia, A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift) enfoca a separação dos continentes e a definição do mapa-múndi como o conhecemos hoje.

Animação- (Ice Age: Continental Drift) EUA, 2012. Direção: Steve Martino e Mike Thurmeier. Elenco: Ray Romano, Queen Latifah, Denis Leary, John Leguizamo. Duração: a definir. Classificação: a definir.


Fausto

Adaptação da lenda alemã sobre o médico Fausto, que fez um pacto com o diabo em troca de conhecimento.

Drama - (Faust) Rússia. Direção: Aleksandr Sokurov. Elenco:Johannes Zeiler, Anton Adasinsky, Isolda Dychauk, George Friedrich. Duração: 134 min. Classificação: a definir.

Headhunters

Um excelente caçador de talentos arrisca tudo para conseguir uma valiosa pintura que pertence a um ex-mercenário.

Ação - Noruega/ Alemanha, 201. Direção: Morten Tyldum. Elenco:Aksel Hennie, Nikolaj Coster-Waldau, Julie R. Ølgaard, Joachim Rafaelsen. Duração: 100 min. Classificação: a definir.

Para Roma, Com Amor

O novo filme de Woody Allen se baseia livremente no Decamerão, coleção com 100 novelas que Giovanni Boccaccio escreveu entre 1348 e 1353. A comédia foi rodada em Roma e tem quatro histórias individuais - duas com personagens americanos e duas com italianos.

Comédia - (To Rome With Love) Espanha/Itália/EUA, 2012. Direção: Woody Allen. Elenco: Penélope Cruz , Roberto Benigni, Alec Baldwin, Jesse Eisenberg, Ellen Page, Greta Gerwig, Alison Pill, Judy Davis, Antonio Albanese, Fabio Armiliata, Alessandra Mastronardi, Ornella Muti, Flavio Parenti, Alessandro Tiberi. Duração: a definir. Classificação: a definir.





Tchau galera do TVED.
#FUI!

Nenhum comentário: