6 de novembro de 2011

Domingo Agora - Sexta Parte:



Agora, pra começar a última parte do Domingo Agora tem a Reportagem da Especial. Confira:


Hoje a reportagem da semana é sobre a voz e o quanto ela tem importância. Decidi tratar esse tema, pois li a notícia de que a excelente cantora ADELE teve uma hemorragia nas cordas vocais. Veja a seguir os cuidados a ser tomado com a voz:

Voz Saudável


Se sua voz está rouca há mais de 15 dias, procure um especialista o quanto antes. Rouquidão permanente pode sinalizar câncer de laringe.



A voz

É o som resultante da vibração principalmente das pregas ou cordas vocais, que ficam na laringe. As cordas vocais são formadas por tecidos que se aproximam um do outro e vibram graças ao ar que vem dos pulmões.

homem.JPG - 3,61 K
mulher.JPG - 3,58 K
A voz do homem por ser mais grave, requer cordas vocais mais longas e uma laringe maior. A voz da mulher é mais aguda. Tanto a laringe quanto as cordas vocais são mais curtas que as do homem.


O Câncer de Laringe (números)

15 mil novos casos surgem anualmente no país
8 mil pessoas morrem por ano vítimas desse tumor
O Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe do mundo.


Como Falamos

  • Com ajuda de estruturas de cavidades da boca ( Como a língua, lábios dentes, mandíbula, cordas ou pregas vocais, etc.), o som é articulado, formando a fala.
  • O som básico, gerado na laringe, é amplificado durante o percurso até a boca.
  • As pregas ou cordas vocais se aproximam e vibram com a passagem do ar, produzindo um som de fraca intensidade.
  • O ar é expelido pelos pulmões.


Problemas que se apresentam pela alteração na voz

tumorvoc.JPG - 9,58 K Neoplasias
São os tumores nas cordas vocais. Podem ser benignas ou malignas, este último é o câncer de laringe.

Tratamento:
Os tumores benignos são resolvidos, na maioria das vezes, com cirurgia e não costumam prejudicar a saúde. Já os tumores malignos merecem atenção pois podem matar. Em estágios iniciais, o tratamento pode ser feito com radioterapia ou cirurgias pequenas e as chances de cura chegam a 90%. Se o tumor for detecto tardiamente, as cirurgias são mais radicais e podem até pedir a retirada completa da laringe.

cirur.JPG - 9,76 K
cirurgia
rdiot.JPG - 8,00 K
radioterapia

Inflamações
São normalmente causadas por vírus, mas também podem ocorrer devido a bactérias ou fungos. As inflamações provocam machucados nas pregas vocais e levam à rouquidão. A doença mais comum que causa problemas inflamatórios é a gripe.

Tratamento:
Hidratação constante ( no mínimo três litros d'água por dia) e repouso. Em último caso, uso de antiinflamatórios, com prescrição médica.

Funcionais
São alterações que provocam disfonia (ou rouquidão) sem que existam alterações físicas prévias que justifiquem a irregularidade da voz. Quem sofre de problemas funcionais de voz costuma usar a voz erradamente - por exemplo, grita e força o músculo da laringe ao falar.

Tratamento:
Aos primeiros sinais de cansaço ao falar ou rouquidão, procurar fonoaudiólogo para reeducar a fala.


Agentes que prejudicam a voz

  • Álcool: irrita o aparelho fonador, responsável pela produção do som.
  • Uso de drogas: Sejam inalatórias ou injetáveis. As drogas ressecam a laringe e prejudicam a voz
  • Fumo: A fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe. Provoca a tosse crônica e pigarro.
  • Alergias: a pó, poeira, flores entre outros. Não é preocupante, já que a voz é temporariamente prejudicada.
  • Alimentação: Chocolate e outros derivados do leite afetam a mucosa da laringe e prejudicam a voz.
  • Hábitos vocais inadequados: pigarrear para limpar a voz ou tossir com esforço ressecam a laringe.
  • Poluição do ar: a fumaça e os tóxicos afetam o aparelho responsável pela produção da voz.
  • Ar condicionado: o resfriamento do ambiente reduz a umidade do ar, resseca laringe e prejudica a voz.


Sinais que podem indicar algum problemas na laringe

  • Tosse duradoura, de mais de duas semanas, é um sinal claro de eu algo vai mal com a laringe. Os fumantes ou consumidores assíduos de bebidas quentes (cachaça, uísque, conhaque e vodca) devem prestar ainda mais atenção à tosse. Procure um médico.
  • Rouquidão
  • Pigarro
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ao falar. Sensação de que a garganta está arranhando. Essa dor, quando o tumor esta avançando pode chegar ao ouvido.
  • Disfagia, é a dificuldade para deglutir alimentos
  • Adinofagia ou dor ao deglutir


Como cuidar bem da voz

  • Evite álcool e fumo
  • Modere o uso de cafeína
  • Nunca faça automedicação. A aspirina, por exemplo, pode provocar até uma hemorragia na garganta se usada sem acompanhamento médico.
  • Tome pelo menos 8 copos d'água por dia.
  • Tenha bons modelos vocais, ou seja, conviva com indivíduos que falem corretamente, sem rouquidão ou esforço.
  • Passe a maior parte do tempo em ambientes saudáveis, livres o máximo possível de poluição
  • Evite gritar
  • Evite sussurrar
FONTE: HOSPITAL SANTA LUCIA

Agora, ficaremos:


11-11-11

(11-11-11, 2011)
Nota Cineclick
216820 Data prevista de estreia: 11 de Novembro de 2011

Depois da trágica morte de sua esposa e filho, o escritor norte-americano Joseph Crone (Timothy Gibbs) viaja dos Estados Unidos para Barcelona, Espanha, para se reunir com seu irmão Samuel (Michael Landes) e seu pai que está morrendo. No entanto, o destino tem um plano diferente para Joseph. Sua vida é atormentada com acontecimentos estranhos e as aparições constantes do número 11. A curiosidade rapidamente se transforma em obsessão e Joseph logo percebe que esse número tem um significado assustador. Isolado em um país estrangeiro, somente com apoio de sua companheira Sadie (Wendy Glenn), Joseph logo percebe que 11/11/11 é mais do que uma data, é um aviso.


AMANHÃ NUNCA MAIS

(Amanhã Nunca Mais, 2011)
Nota Cineclick
217634 Data prevista de estreia: 11 de Novembro de 2011

Na trama, Lázaro Ramos é Walter, um médico-anestesista que trabalha em excesso e vive sob grande stress. Na tentativa de estar presente na vida da família e salvar o casamento em crise, ele se prontifica a buscar o bolo de aniversário da sua filha e levá-lo à festa de aniversário.Mas Walter enfrenta uma noite inusitada, repleta de percalços, acasos e coincidências que irão atrapalhar seus esforços de chegar com o bolo a tempo para a festa.


PRONTO PARA RECOMEÇAR

(Everything Must Go, 2010)
Nota Cineclick
210282 Data prevista de estreia: 11 de Novembro de 2011

A vida de Nick Halsey (Will Ferrell), um alcoolatra em tratamento desmorona quando, por uma recaída, perde a esposa e o trabalho. A partir daí, Nick decide recomeçar sua vida e o primeiro passo é uma grand venda dos objetos pessoas no jardim de sua casa. Seu vizinho promete ser peça fundamental em todo o processo de redescoberta.



O GUARDA

(The Guard, 2011)
Nota Cineclick
221127 Data prevista de estreia: 11 de Novembro de 2011

Uma comédia sobre assassinato, chantagem, tráfico de drogas e corrupção numa delegacia de polícia de uma cidade na zona rural. Dois policiais são obrigados a se unir para vencer uma quadrilha de tráfico internacional de drogas – um policial irlandês pouco ortodoxo e um rigoroso agente do FBI. O Sargento Gerry Boyle (Brendan Gleeson) é um rude e excêntrico policial do interior. Quando um colega desaparece e a cidade passa a ser alvo de uma grande investigação por tráfico de drogas, Boyle é forçado a, pelo menos, fingir um pouco de interesse ao tratar com Wendell Everett (Don Cheadle), um sério agente do FBI, designado para o caso. Como Boyle fez o que quis durante muitos anos, ele não fica nem um pouco impressionado quando o FBI chega à cidade.

OS 3

(Os 3, 2011)
Nota Cineclick
206748 Data prevista de estreia: 11 de Novembro de 2011

Três jovens universitários (Juliana Schalch, Gabriel Godoy e Victor Mendes) vindos de pontos diferentes do país se conhecem durante uma festa e tornam-se inseparáveis. Alugam um apartamento juntos e de tão próximos passam a ser conhecidos como "Os 3". Passam quatro anos mergulhados nesta amizade, mas com o fim da faculdade, e tendo de seguir adiante com suas próprias pernas, eles aceitam transformar o apartamento em que moram num cenário de reality show, onde tudo está à venda e eles mesmo são os personagens.









Tchau galera do TVED! Abraços e até semana que vem.
#FUI

Nenhum comentário: