20 de novembro de 2011

Domingo Agora - Terceira Parte:

Se liga por que:


Corinthians pega Atlético-MG para ficar perto do título

Time precisa vencer para recuperar a liderança, perdida no sábado para o Vasco


corinthians-treino-festa-hg-20111120

O Campeonato Brasileiro é por pontos corridos, mas o jogo deste domingo (20) vale como um mata-mata para o Corinthians. Ganhar do Atlético-MG, às 17h, no lotado estádio do Pacaembu, significa colocar uma mão na taça do penta e, de quebra, eliminar ao menos três candidatos ao título.

Uma vitória no seu palco predileto deixará pelo caminho Figueirense, Flamengo e Botafogo, que entram na rodada ainda como ameaças ao time paulista. A briga ficaria apenas com o Vasco e com o Fluminense, desde que o clube tricolor acabe com a invencibilidade de 14 jogos do Figueirense.

Além disso, representa ao time o retorno à liderança, "roubada" pelo Vasco na noite deste sábado (19), ao vencer o Avaí por 2 a 0, em São Januário.

O triunfo ainda deixaria encaminhada a recomendação do presidente Andrés Sanchez, de que não quer saber de deixar a disputa do título para o clássico contra o Palmeiras na rodada final, no dia 4 de dezembro. "Eles ganhariam o ano e a gente perderia", chegou a dizer o dirigente.

Andrés não admite que o fracasso de 2010, quando o time era o líder da competição restando três rodadas, se repita. Por isso, garante que vai acompanhar a equipe de perto daqui até o fim.

- Vou estar mais presente, mas sem me meter no time, isso é com o Tite. E não digo que ser campeão é questão de honra não, mas temos de tentar ganhar todos os três jogos. Ano passado demos bobeira, agora não quero perder.

Depois de ficar no quase na temporada passada, Tite não esconde que o grupo está preparado para, com um ano de atraso, fazer a alegria de sua torcida. Mas não admite, em hipótese alguma, que a euforia da proximidade da taça contagie o elenco perigosamente.

- Nos últimos dois anos sempre estivemos entre os quatro primeiros, isso não é pouco, é muito numa competição tão disputada. A pressão aqui é de título, tudo que é menos não vale, tem de ser de Libertadores e não passa mais daí, não desce daí e essa é a marca do grande clube.

As cobranças, curiosamente, são definidas por Tite como o alicerce para o sucesso.

- A grande vantagem que o Corinthians tem é que está sempre pressionado. Os atletas, nós da comissão técnica, temos de aprender a conviver com isso e esse grupo tem humildade de saber que precisa marcar, ter respeito. Todos sabem onde começaram, nunca foi com grandeza. O Paulinho estava no Bragantino há um ano e meio atrás e agora é nosso vice goleador e de seleção. Vi o Ralf dizer que há dois anos terminava o ano e ficava esperando para ver que time ia aceitá-lo. Eles olham para trás e veem o quanto trabalharam. Têm ambição e muito respeito.

Paulinho, por sinal, será a única novidade em relação ao time que fez 1 a 0 no Ceará, na última quarta-feira (16), em Fortaleza. Volta após cumprir suspensão na vaga de Edenílson. Alex e Adriano ficam no banco de reservas com grandes chances de entrar na etapa final.


Guga vence Corretja em reedição de final no Rio

Dez anos depois do tricampeonato de Roland Garros, Gustavo Kuerten reencontrou Alex Corretja para uma partida de exibição, no Rio, no sábado à noite. E o resultado foi o mesmo visto no saibro francês. Maior tenista brasileiro de todos os tempos, Guga venceu o espanhol por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 10/7 no super tie-break), no Maracanãzinho, com boa presença de público.

Com os dois veteranos, agora aposentados, apresentando boa forma física, a torcida viu não apenas um show de descontração como também uma partida de grande nível técnico, com diversos lances de efeito. E Guga começou melhor, vencendo o primeiro set por 6 a 3 depois de conquistar uma quebra de saque.

No segundo set, Guga ganhou de um torcedor uma réplica da camisa que ele usou na sua primeira conquista em Roland Garros, com memoráveis listras verticais azuis e amarelas. Vestiu ela por um tempo, mas não conseguiu reviver os velhos tempos, perdendo a parcial por 6 a 3. No super tie-break, falou mais alto o talento do ex-número 1 do mundo, que venceu por 10 a 7 e fez a festa da torcida, conforme esperado.

"Ganhar hoje era o que menos importava. Se bem que sempre dá vontade de vencer no final. Tentei jogar o máximo possível. Se fossem cinco sets eu jogaria e, se tivesse condições, jogaria mais vezes. Dá vontade de continuar madrugada adentro", confessou Guga, que revelou uma meta: "Ano que vem tenho a intenção de voltar e quem sabe trazer o Federer", prometeu.

RIO CHAMPIONS - Além da partida exibição de Guga, o sábado no Maracanãzinho teve também a final do Rio Champions, etapa brasileira do circuito de campeões mundiais Champions Series. O título da competição ficou com o espanhol Carlos Moyá, que derrotou o croata Goran Ivanisevic por 2 sets a 1 (6/7(7/5), 6/4 e 10/6). Nas semifinais, sexta, eles haviam eliminado os brasileiros Fernando Meligeni e Marcos Daniel.


Palmeiras aposta em Valdivia para derrotar o Bahia

Chileno volta ao time depois de cumprir suspensão e de ser afastado da seleção


O técnico Luiz Felipe Scolari pede reforços, mas sabe que uma das principais peças do Palmeiras para 2012 já está em seu elenco. E neste domingo, a partir das 19 horas, contra o Bahia, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Valdivia tem o primeiro dos três desafios que restam neste ano para mostrar que está realmente comprometido com a equipe alviverde.

O chileno ainda não brilhou em 2011, pelo contrário. Teve apagadas atuações, se envolveu em polêmicas e foi contestado por torcida e até pelo presidente Arnaldo Tirone. E quase foi vendido para o Al Saad, do Catar, por cerca de R$ 15 milhões, no início de setembro - no último momento, Tirone desistiu do negócio para não irritar mais os torcedores.

Valdivia está sem jogar há três rodadas no Brasileirão. Voltou na última segunda-feira da seleção chilena e treinou normalmente durante a semana. "Ele tem feito um trabalho muito bom com o Anselmo (Sbragia, preparado físico)", elogiou Felipão. "Vai ser nosso primeiro grande reforço para esta reta final do Brasileiro".

Se Valdivia é uma das esperanças do time neste domingo, Felipão conta também com um outro jogador que tem feito bom papel no meio de campo. "Nesses dois últimos jogos, o Patrik foi muito bem", disse o técnico. "Ele não é um meia que chega muito na frente, mas tem um posicionamento que deixa o Márcio Araújo e o Marcos Assunção mais soltos e descansados".

Felipão quer ver neste domingo o time com o mesmo espírito das duas últimas partidas - empates com Grêmio e Vasco. De acordo com o treinador, a melhora no ambiente do clube está diretamente ligada à chegada de César Sampaio e ao desligamento de Kléber. "Tenho a certeza que já acabaram todos os problemas", disse Luan, que deve formar dupla de ataque com Ricardo Bueno.

Palmeiras e Bahia ainda estão sob o perigo do rebaixamento. A chance é bem remota, mas ainda existe. Os paulistas têm 43 pontos, um a mais do que o adversário. Mas, até o término do Brasileirão, o Palmeiras tem um outro objetivo, que pode valer muito. E ele só virá na última rodada. Após o Bahia, o time encara o São Paulo e encerra o campeonato contra o Corinthians. E, no derradeiro jogo, o título brasileiro poderá estar em jogo para o rival. Vencer significará salvar seu ano.


Time reserva do Santos busca outra vitória no Brasileiro

Equipe enfrenta o Coritiba, fora de casa;


Muricy Ramalho não muda o time reserva do Santos para tentar a vitória diante do Coritiba, neste domingo, às 19 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Outra vez foi ele quem se encarregou da preparação da equipe no treino da última sexta-feira e passou informações sobre o adversário, mas o técnico no jogo outra vez será o seu auxiliar, Tata.

"O time não derrotou o Ceará por acaso. Até quem não foi bem em Fortaleza merece uma segunda chance e por isso a escalação está mantida", anunciou Muricy Ramalho.

O técnico lembrou que alguns jogadores ainda poderão garantir vaga na delegação para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. E defendeu a equipe.

- Da forma como andaram falando deu a impressão que o Santos era um catadão, um bando de jogadores juntado às pressas, mas esse time foi trabalhado. Mesmo sem estar recuperado do problema de hérnia de disco, na quinta e na sexta-feira da semana passada eu fui para o campo e preparei essa equipe. Voltei a sentir as dores nas costas, mas o Santos ganhou.

As atuações de Aranha - defendeu um pênalti -, Bruno Aguiar - autor de dois gols - e de outros eternos reservas não surpreenderam o treinador. Nos trabalhos da semana, ele voltou a cobrar seriedade e aplicação até de jogadores que dificilmente vão permanecer no clube, como Leandro Silva e Eder Lima, cujos contratos estão perto do fim. E também destacou que a maioria dos titulares deste domingo vai integrar o Santos nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista de 2012, enquanto o time do Mundial estará em gozo de férias.

A equipe que irá ao Japão retornará ao Brasil no dia 20 de dezembro, entrando em férias em seguida, voltando às atividades após um mês para fazer a pré-temporada de 15 dias, no Centro de Treinamento Rei Pelé. Só nas fases decisivas vão entrar em campo as estrelas.


A quarta parte vem por aí, aguardem!

Nenhum comentário: