23 de novembro de 2011

GLS TEEN - CAP. 9



No capítulo anterior...
Gilberto recusa a ajuda de Boneca e pede que o deixe em paz
Juarez e Lourdes tentam convencer Bernardo a ir ao psicólogo, mas ele se recusa
Joana sai na rua e as crianças da vizinhança zombam de seu corte de cabelo
No colégio, colegas fazem comentários preconceituosos e Joana os enfrenta

CAP. 9

JOANA: E aí, algum problema?
ALUNO 2 (sem graça): Não, não... A gente só tava discutindo a prova de matemática que vai ter hoje.
JOANA: Prova de matemática é o caralho! Eu ouvi muito bem o que vocês estavam resmungando. Bando de palhaços! Metam-se com vida de vocês, seus desocupados! (e sai)
ALUNO 3: Vai, mexe com quem tá quieto! Era isso que vocês queriam... (ri enquanto os outros fazem cara feia)

Joaquim e Xantara se montam de mulher para sair.

JOAQUIM: Ai bee, esse negócio de usar meia calça é uóó! Como a senhora consegue?
XANTARA: Biba, a senhora tem que usar logo três que é pra esconder os cabelos das pernas. Bofe gosta de trava lisinha. Ou então a senhora pode depilar as pernas, como as minhas. É mais prático.
JOAQUIM: Tá louca? Meu pai me mata se me pega de pernas depiladas...
XANTARA: Então, meu bem, o jeito é caprichar na meia calça mesmo...

Joaquim termina de vestir a terceira meia calça, não sem antes desfiar uma delas.

XANTARA: Ê viado uó! Tá desfiando as minhas meias todas! Depois a senhora vai ter de me pagar.
JOAQUIM: E agora, o que eu visto?
XANTARA: Agora a senhora veste a calcinha, bunita. Já viu mulher sem calcinha? O truque é o seguinte: a senhora vai vestir a calcinha ao contrário. A parte que as amapoas vestem viradas pra trás, a senhora vai vestir para ser a parte da frente.
JOAQUIM (sem entender): Como assim? Por que?
XANTARA: Gente, eu não aguento esses viados novinhos... Eles não têm um pingo de talento! Mas a titia Xanti vai explicar: é porque a senhorita tem um volume na frente que as mulheres não têm. Então a senhora veste a parte de trás pra frente pra segurar melhor as coisas, entendeu cinderela?
JOAQUIM: Ah sim... Agora entendi.
XANTARA: E veste logo que já estamos atrasadas. Eu já estou quase pronta, bunita e maravilhosa como sempre. Pronta pra arrasar!

Com a ajuda e as críticas de Xantara, Joaquim veste a minissaia, o top, retoca a maquiagem e por último bota a peruca.

JOAQUIM: Como estou? Fiquei bunita?
XANTARA: Olha, pra primeira montagem a senhora até que não tá mal não... Mas bunita mesmo sou eu, né meu bem? Sou divina por natureza... (risos debochados)

Gilberto se dirige para a beira da rodovia que dá acesso à Ipatinga, onde há o maior fluxo de veículos, na intenção de conseguir uma carona. Mas uma após outra suas tentativas são todas frustradas. A maioria dos carros está lotada. Devido a realização das cavalhadas, os transeuntes ou estão indo ou voltando da festa e quase sempre com a lotação esgotada.

Desanimado ele senta na beira da estrada.

No Recife, Bernardo janta calado e quase não conversa com ninguém à mesa. Seu medo é que seus pais voltem a tocar no assunto do psicólogo. Rapidamente ele termina de jantar e se tranca no quarto.

Assim que os outros irmãos se retiram para assistir TV, Lourdes conversa com Juarez enquanto tira a mesa do jantar.

LOURDES: Parece que vai ser mais difícil do que nós imaginávamos...
JUAREZ: É, pelo visto ele não quer nem tocar no assunto. Entrou mudo e saiu calado.
LOURDES: E se a gente encontrasse outra pessoa pra falar com ele?
JUAREZ: Mas se não quer ouvir nem a nós que somos pais, a quem ele ouvirá?
LOURDES: Vamos deixar passar um tempo, pra poeira abaixar e depois voltamos a insistir. Acho que assim ele vai se acostumando com a ideia...

Joaquim e Xantara chegam a um posto de gasolina na BR-316, na saída de Belém. Há dezenas de caminhões estacionados no pátio e outros chegando e saindo a todo instante. Nota-se o movimento de caminhoneiros circulando entre uma boleia e outra. Alguns preparando comida em seus fogareiros, outros com a toalha nas costas se dirigindo para o banho.

As travestis não passam despercebidas. Os homens assobiam, mexem, alguns criticam.

XANTARA: É hoje bee, que a senhora vai arrasar.
JOAQUIM: Será? Estou com medo. Estou me sentindo uma gatinha entre os leões... (risos)
XANTARA: Mas não é isso que a senhora quer, ser devorada pelos leões?

A dupla continua circulando por entre os caminhões. De repente um caminhoneiro fita longamente Joaquim. Se aproxima e pergunta:

CAMINHONEIRO: Você não é o Joaquim, filho do Ronaldo e da Helena costureira?

Joaquim gela.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

Além das orientações sexuais (heterossexual, bissexual e homossexual) existem também as IDENTIDADES DE GÊNERO.

A identidade de gênero diz respeito à forma como as pessoas se sentem e se comportam. Temos a identidade transexual e a identidade travesti. Nos próximos capítulos veremos cada uma delas.

Um comentário:

Flavio Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.