6 de maio de 2012

Domingo Agora - Terceira Parte:

Se liga por que:


Vitória recebe o Bahia tentando manter o tabu em finais do Baiano

Neste domingo, o Vitória recebe o Bahia no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, às 16 horas (de Brasília). O Tricolor de Aço conta com a vantagem do empate no placar agregado para tentar reverter o domínio do rival nas finais do estadual nos últimos anos.

Desde 2000, o Vitória somou nove títulos do Campeonato Baiano, sendo sete deles conquistados após uma disputa de Ba-Vi na final. O único título do Bahia nesse período não foi conquistado sobre o Leão da Barra, mas sim sobre o Juazeiro. O último torneio vencido pela equipe com um clássico na partida decisiva foi em 1998.

Para voltar a levantar a taça, o elenco do Bahia valoriza a vantagem em caso de dois empates, conquistada pelo fato do time ter feito a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Baiano. Souza, artilheiro da equipe com 18 gols, comemorou o fato, mas garantiu que o time irá atacar nos dois confrontos.

"A vantagem é muito importante. Mas vantagem a gente vai deixar no bolso guardada e vai jogar para vencer o jogo. A gente vai jogar os dois jogos para vencer", declarou o atacante, que volta ao time após um mês fora por lesão. Seu companheiro no ataque, no entanto, ainda não está definido. Com a suspensão de Lulinha, Zé Roberto e Júnior são os principais concorrentes para ocupar uma vaga no ataque titular.

Já o Vitória conta com a experiência de atletas como Uelliton. O volante marcou presença nas últimas cinco finais do Campeonato Baiano e só não se sagrou campeão na última, quando o Leão da Barra foi derrotado pelo Bahia de Feira.

“Já são cinco finais de Baianão, então sei como são as coisas nessas decisões. Espero que o time atue como no segundo Ba-Vi do ano, quando vencemos o Bahia por 3 a 2. Naquela partida, a gente jogou para frente, marcando sob pressão e conseguiu o triunfo. Se fizermos isso, temos tudo para conseguir um bom resultado”, analisou o meio-campista.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X BAHIA

Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Vitória (BA)
Data: 6 de maio de 2012 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

VITÓRIA: Douglas; Léo, Victor Ramos, Rodrigo Costa e Wellington Saci; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Geovanni; Tartá e Neto Baiano
Técnico:Ricardo Silva

BAHIA: Marcelo Lomba; Madson (Fabinho), Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Hélder, Gabriel e Morais; Zé Roberto (Júnior) e Souza
Técnico: Paulo Roberto Falcão


Com supremacia recente, Atlético-GO e Goiás iniciam decisão

Nas últimas seis edições do Campeonato Goiano o título só não ficou com Atlético-GO ou Goiás em 2008, quando o modesto Itumbiara surpreendeu ao conquistar seu primeiro e único título estadual. Em 2012 a supremacia dessas duas equipes continua, e elas começam a decidir a competição deste ano neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Serra Dourada.

O Atlético-GO ganhou os dois últimos Campeonatos Goianos, o último deles justamente sobre o Goiás. No entanto, a equipe teve um começo de ano tumultuado. Logo no começo de março, o técnico Hélio dos Anjos pediu demissão e foi substituído pelo interino Jairo Araújo em alguns jogos, até a contratação de Adilson Batista. Já sob o comando do novo treinador, o Dragão foi eliminado da Copa do Brasil pela Ponte Preta, após uma decisão nas cobranças de pênaltis, e viu as suas esperanças de título no primeiro semestre se centrarem apenas no Estadual.

Para a partida deste domingo o Dragão deve ter força máxima. Apesar de reclamarem de dores musculares no decorrer da semana, o volante Marino e o atacante Marcão estão à disposição de Adilson Batista, que deve iniciar a partida apenas com o meio-campista, deixando o centroavante no banco de reservas.

Por ter tido uma campanha pior que a do rival na primeira fase, o Atlético-GO entra em desvantagem no confronto final, já que o Goiás se sagrará campeão em caso de empate nos pontos e no saldo de gols na decisão. Sabendo disso, o atacante Felipe destacou a importância da primeira partida para o Dragão.

“Se nós pudermos reverter esta situação no primeiro jogo, até por conta do desgaste que eles vão ter na Copa do Brasil, nós estaremos treinando e descansando, seria bom. Mas, o campeonato não vai ser decidido nos primeiros 90 minutos”, analisou o jogador atleticano.

Se o Atlético-GO parou na segunda fase da Copa do Brasil, o Goiás vem empolgado para a decisão estadual após ter eliminado o Atlético-MG e avançado às quartas de final do torneio nacional. No entanto, a equipe terá menor tempo de recuperação que o rival, já que atuou contra o Galo na última quinta-feira.

Fora do jogo em Belo Horizonte por conta de dores musculares, o meia Thiago Humberto dificilmente vai atuar neste domingo. Assim, Felipe Amorim, herói da classificação na Copa do Brasil, e David disputam a vaga. No restante do time o técnico Enderson Moreira não deve surpreender, apesar do desgaste dos jogadores.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X GOIÁS

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 6 de maio de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Assistentes: Cristhian Passos (GO) e Marco Antônio Moreira (GO)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes (Paulinho); Pituca, Fernando Bob, Marino e Bida; Elias e Felipe (Marcão)
Técnico: Adilson Batista

GOIÁS: Harlei; Peter, Rafael Toloi, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Felipe Amorim (David), Ramon e Ricardo Goulart; Iarley
Técnico: Enderson Moreira


Polêmica marcou última decisão estadual entre Botafogo e Fluminense

Botafogo e Fluminense não decidem o título estadual desde 1971, e torcedores dos dois clubes têm todos os motivos para não esquecer o jogo que foi um dos mais polêmicos da história das finais do Campeonato Carioca.

Nesta edição, os tricolores venceram por 1 a 0, gol de Lula,no final da partida, em lance que gerou muitas reclamações por parte dos alvinegros. Após cobrança de escanteio, o lateral Marco Antonio se chocou com o goleiro Ubirajara Mota e a bola sobrou para o ponteiro Lula, que empurrou a bola para as redes com um leve toque. Para o Botafogo, um lance irregular porque Marco Antonio empurrou Ubirajara, mas o árbitro José Marçal Filho confirmou o gol, considerando que não houve infração do tricolor.

A derrota foi um choque para o Botafogo, que era considerado o grande favorito para a conquista do título. O time de General Severiano era chamado de "Selefogo" porque reunia jogadores que tinham sido campeões mundiais em 1970, como Jairzinho, Paulo César Caju, Carlos Alberto Torres e Brito.

O Botafogo fez uma ótima campanha, mas caiu de produção nas rodadas finais e permitiu que o Fluminense se aproximasse. O time alvinegro foi derrotado pelo Flamengo e empatou com América e Bonsucesso, reduzindo a vantagem para o Tricolor que, dirigido por Zagallo, vinha de vitórias sobre América, Vasco e Flamengo. Mesmo assim, o Botafogo chegou ao jogo final precisando apenas de um empate para ficar com o título, o que aumentou a frustração com a derrota.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE1 x 0 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de junho de 1971
Público: 142.339 pagantes
Árbitro: José Marçal Filho (RJ)
Cartão Vermelho: Carlos Roberto (Botafogo)
Gol: FLUMINENSE: Lula aos 43 minutos do 2º Tempo

FLUMINENSE: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira, Didi (Flávio), Wilton (Cafuringa) e Cláudio; Ivair e Lula
Técnico: Zagallo

BOTAFOGO: Ubirajara Mota; Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição, Carlos Roberto, Zequinha (Paraguaio) e Nilson Dias; Careca e Paulo César Lima
Técnico: Egídio Landolfi “Paraguaio”



FONTE: R7.

A quarta parte vem por aí, aguardem!

Nenhum comentário: