8 de agosto de 2012

Além da Vida - BASTIDORES


Verdadeiro SUCESSO! Assim se define o especial que estamos fazendo da web novela "Além da Vida". Ontem recebemos através de e-mails e recados vários elogios da série especial. O que comprova que em breve a web novela também será um sucesso avassalador! Bem, hoje no nosso segundo dia vamos falar da web com uma outra visão: A de autor. A produção da web novela procurou alguns web-escritores (escritores de web novelas). O bate-papo foi recheado de surpresas e revelações desse fantástico mundo que é conhecido de "Blogosfera". Acompanhe:

Autores que participaram da entrevista:

- Gilberto Nascimento (autor do Tv e Diversão)
- Marcos Silvério (autor do Tv e Diversão)
- José Carlos Leal (autor de livros e colunista da Folha de São Paulo)
- Denise Bandeira (autora do Arte de Escrever - Rio de Janeiro)
- Marcia Mendes (Supervisora de textos do Arte de Escrever - Rio de Janeiro)

TVE: Pra começar gostaria que todos dessem a sua opinião sobre "Além da Vida. O que vocês estão achando da trama?

Gilberto Nascimento: Na minha visão de web-autor, "Além da Vida" começou muito fraca, sinceramente estava sem conteúdo, mas certo capítulo pra cá, a história começou a tomar ar de suspense e tensão, uma coisa muito gostosa nas histórias das web-novelas. Os vultos de Bel passando atrás de Verônica. Cenas com ritmo e ação. Além da Vida tem conteúdo para melhorar cada vez mais a história, só não achei interessante o nome dos protagonistas. Bel e Daniel e Omar, parece ter sido tirado da novela global Cobras & Lagartos, mas tirando isso, Nicole e Verônica embalam a história.

José Carlos Leal: Pra falar a verdade eu não acompanhava a novela. Eu comecei a ler os capítulos tem uma semana mais ou menos. No inicio estava chatinha pra ler. Eu tive até preguiça (o que é difícil de acontecer comigo), mas agora as coisas melhoraram e muito.

Marcia Medes - Uma verdadeira novela global! Cara, eu tive conversando com o Elvis ontem (07) por msn as coisas que ele pretende fazer na trama é coisas de novelas das nove da Rede Globo! E sem falar no trunfo que ele tem na mão. Essa história de criar um suspense em cima de Nicole foi uma jogada de mestre. Todos ficam curiosos para saber quem é ela afinal. Seria um espirito de Bel encarnado? Uma pessoa contratada para fazer a vida da Verônica uma desgraça geral? Ou seria a própria Bel que na verdade não morreu e fez uma plastica no rosto? São várias perguntas que tomam conta de todos nós. Elvis meus parabéns! Eu estou acostumada a supervisionar vários autores novatos e estou sempre em meios de roteiros, mas confesso que você é muito bom mesmo. E vai uma dica: Nunca desista dos seus objetivos! As pessoas que falaram mal do seu trabalho que não sabem  o que é escrever.

Marcos Silvério - Eu tive a mesma percepção que a maioria dos leitores: acho que a história começou meio morna. Mas, aos poucos vem ganhando novo rumo e agora está se tornando uma história cativante, que instiga a curiosidade do leitor.

Denise Bandeira - Web novela pra mim é novidade. Mas adorei a forma que o Elvis esta utilizando na trama. Sempre fechando os capítulos com suspense em cima da Nicole. Com certeza essa é o caminho para o SUCESSO!

TVE - Todo mundo sabe que "Além da Vida" começou fraca na audiência e devido a isso o autor teve que mudar todo o rumo da trama. Vocês como autores o que acham disso?

Gilberto Nascimento- O autor não respondeu essa pergunta.

José Carlos Leal - A pior coisa do mundo é essa. Quando o autor começa a escrever, ele imagina que aquilo vai ser um sucesso, que as pessoas vão gostar. Mas quando acontece o contrário o autor fica sem "rumo" e começa a procurar uma solução eficaz e rápida. E com tudo isso o autor ainda tem que lidar com a pressão dos leitores, telespctadores... Nossa! È horrível!!!

Marcia Mendes - Olha quando a entrevista começou me pediram para não falar palavras grotescas e nem citar nomes de pessoas, sem uma autorização. Mas com toda sinceridade me desculpem, eu não vou poder obedecer a isso. Escrever é muito difícil, ainda mais quando a sua obra não vai bem e você tem que se virar para fazer ela ser um sucesso. Exatamente o que esta acontecendo com o Elvis, eu aposto que nem dormi direito ele esta. Aí lendo os capítulos de Além da Vida eu vejo um recado de uma desocupada que se denomina como "Nazaré Tedesco". O recado diz o seguinte: "Lixo define essa web!" Peraí! Como assim "Lixo define essa web novela?" Minha filha deixa de ser filha de uma p... Você tem noção do que esta dizendo sua imbecil? Só de ler o seu recado percebo que você não é de nada! Porque se você tivesse pelo menos um pouco de humildade madaria um recado com criticas construtivas. Agora ofender o rapaz que esta tentando se esforçar? Aí não! Olha meu nome é Marcia Mendes fique a vontade para me procurar filha de uma p...! E desde já peço desculpas a todos os leitores pro isso é que eu fico muito nervosa vendo uma coisas dessas.

Marcos Silvério - Não é uma tarefa fácil, porque quando o autor começa uma história, já tem um caminho planejado. De repente, quando isso não dá certo, ter de voltar atrás e recomeçar tudo de novo é um desafio e tanto. E não se trata apenas de recomeçar do zero, porque tem de recomeçar do ponto onde está no ar e isso implica em uma série de complicações. É um grande desafio. Para qualquer autor é um aprendizado e tanto. Há casos felizes, como o de Walcyr Carrasco, em "Morde e Assopra". Mas há casos irreversíveis, como o de Lauro César Muniz com "Máscaras". Espero sinceramente que o caso de "Além da Vida" seja um desses casos de sucesso.

Denise Bandeira - Isso é bastate complicado. Web novela é uma obra aberta. O desfecho dela depente muito do publico. Eu já vi casos de protagonistas serem separados porque na opinião do publico não ouve uma "quimica" entre eles. No caso de Além da Vida, acho que o Elvis esta mandando bem.

TVE - Vocês como autores o que podem falar dessa magnifica arte que é escrever?

Gilberto Nascimento - A arte de escrever web-novela vem de dentro, das histórias que lemos de livros, de novelas que assistimos ou mesmo de pequenos acontecimentos no nosso cotidiano. Isso inspira muito nós web-autores. Eu acho algumas web-novelas sem nexo, quer contar uma história de 30 capítulos que dizem ser web-novelas, mas não é. E sim web-série ou web-minissérie, na minha opinião, web-novela tem de ter 50 capítulos acima. Eu vejo muito na blogosfera web-autores que querem contar uma história só com os protagonistas, sem colocar algum tema interessante, importantes outros núcleos, o que dá mais ênfase a história com conteúdo. Um exemplo "Encontro do Século" do queridíssimo Marcos Silvério, ele quis contar a história de três ícones famosos no mundo, mas deu a história outros personagens, outra visão.

Denise Bandeira - Gostoso porém dá muito trabalho. Não pense que é só sentar na frente de um computador e começar a  escrever. produzir textos exige muito esforço mental da pessoal, e sem falar que depois que você escreve uma minissérie, novela enfim algo que tenha mais de 10 capítulos, a sua cabeça parece uma uva passas, como diz o meu saudoso Aguinaldo Silva. Rsrsrsrsrs

Marcia Mendes - Pra ser sincera eu não aconselho ninguém a entrar nesse meio. Quando as pessoas me procuram eu falo: "Filho, vai fazer uma faculdade de Jornalismo, Arquitetura, Química... Enfim vai ser feliz!" Olha podem até me julgar mas é escrever é privilegio para poucos.

José Carlos Leal - Isso é complicado. Eu por exemplo escrevo todos os dias, quando não é um livro novo é uma peça de teatro, algo pra TV... Eu confesso tenho 59 anos, mas sou viciado em textos. Adoro o que eu faço, só que as pessoas tem que pensar muito antes de entrar nesse meio. Você fica muito preso a certas coisas. Pra dar essa entrevista por exemplo eu tive que pegar uma autorização com a editora Moderna com quem eu tenho um contrato de exclusividade. Pra falar a verdade isso as vezes é um saco!

Marcos Silvério - Muitos se deslumbram com a possibilidades de escrever, mas não têm a real do noção do trabalho e da responsabilidade que é manter no ar uma história por seis, oitos meses. Para quem está iniciando eu aconselho a começar por histórias curtas, com começo, meio e fim. Assim que for adquirindo experiência, vai se lançando a desafios maiores. Escrever é um trabalho longo e árduo que dura para a vida inteira. O escritor vai se aperfeiçoando e melhorando ao longo dos anos.

TVE - Para terminar vocês gostariam de deixar algum recado para o Elvis?

Gilberto Nascimento - Elvis estou amando ler a sua web-novela. (risos) Parabéns por mais esse projeto! Abraços.

Marcia Mendes - Como faço para de contratar Elvis? Rsrsrsr... Brincadeirinha. Bem Elvis foi um prazer poder fazer parte desse especial, e saiba que você esta no caminho certo. Me desculpe qualquer coisa que eu disse aqui, mas eu torço pelo sucesso da sua trama.

Jose Carlos Leal  - Elvis você sabe que desde que eu te vi pela primeira vez, falei que seu trabalho era bom. Esse especial só comprova o que eu tinha dito. Por mais que no inicio a sua trama não foi bem no ibope, agora ela esta começando a decolar. È assim mesmo. Escrever tem seus altos e baixos. Não teria graça se tudo que você fizesse fosse bom.  Você não acha? Um forte abraço, de seu amigo.

Denise Bandeira - Elvis você esta no caminho certo! Continue assim. Pode ter certeza que agora eu vou acompanhar sempre a sua história. Bjim...

Marcos Silvério - A conexão com o autor caiu antes que agente pudesse se despedir.

Obs.: Essa entrevista foi feito no dia 07 de Agosto de 2012 pelo msn. Exeto o Gilberto que respondeu as perguntas dia 08 de Agosto de 2012.



PALAVRAS DO AUTOR:

Gente, eu estou até sem palavras... A sensação que eu tenho é de está no programa "Domingão do Faustão" participando do quadro Arquivo Confidencial. Galera  muito obrigado de coração por tudo. Quando surgiu a possibilidade de fazer o "Além da Vida - BASTIDORES" com autores eu pensei que fosse difícil, mas estou vendo que conseguimos reunir grandes nomes. Mas quero falar algumas coisas em especiais. Primeiro, Marcia muito obrigado pelo seu carinho. Você melhor do que ninguém sabe como eu amo escrever. Mas não perca a sua "pose" por pouca coisa. O recado da tal Nazaré Tedesco, pra mim não significou nada. Só de ler você ver que ela é uma pessoa sem estrutura mental. Nem revelar o nome ela teve coragem. E eu nunca retruquei a altura dela sabe por que? Muita das vezes é do lixo que tiramos as pedras mais preciosas... Pense nisso. Hoje não posso escrever muito ainda tenho que escrever os capítulos de "Além da Vida". Mas muito obrigado mesmo: Gilberto, Marcos, José Carlos, Marcia e Denise. Valeu por tudo!!!

Um forte abraço,

Elvis Pereira - Autor de Além da Vida.


NÃO PERCAM! AMANHÃ TEM ALÉM DA VIDA - BASTIDORES, COM PERGUNTAS PARA O AUTOR. VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA QUE GOSTARIA DE ESTÁ FAZENDO? QUEM É NICOLE? O DESFECHO DA HISTÓRIA? ENFIM VOCÊ PODERÁ PERGUNTAR O QUE QUISER. QUER PARTICIPAR? ENTÃO MANDE A SUA PERGUNTA PARA: elvispereira10@hotmail.com

Até amanhã!!!!

Nenhum comentário: