26 de agosto de 2012

Domingo Agora - Terceira Parte:


Se liga por que:


Com estrelas e mistérios, Inter e Grêmio se enfrentam no Beira-Rio

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Poucos Gre-Nais na história contaram com duas equipes tão recheadas de grandes jogadores como o que ocorrerá neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília), no Beira-Rio, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dos atletas que podem começar o clássico, dez têm passagem por seleção: seis do Inter (Juan, Kléber, Guiñazu, Dátolo, Forlán e Damião) e quatro do Grêmio (Gilberto Silva, Elano, Zé Roberto e Marcelo Moreno), fora atletas de nome no futebol brasileiro, como Dagoberto, Índio, Kléber e Fernando, que nunca jogaram pela seleção principal.

As equipes que entrarão em campo ainda são desconhecidas. O clássico tem tantas estrelas quanto mistérios. No Internacional, nem mesmo o esquema que o técnico Fernandão colocará em campo é certo. Ele pode entrar no 4-4-2 que vem escalando, no 3-5-2 (Juan entraria no time) ou surpreender e voltar ao 4-2-3-1 que foi muito utilizado no começo da temporada.

A formação mais provável, porém, tem Forlán e Leandro Damião no ataque. O uruguaio já disse preferir atuar bem à frente e deve ter seu desejo atendido, após uma atuação mediana na articulação contra a Portuguesa, quando Damião formou a frente com Rafael Moura, que deve ser opção no banco de reservas.

Fernandão terá a volta de Dátolo ao time. O argentino, que jogou dois Gre-Nais e marcou um gol em cada, deve formar a dupla de criação com o garoto Fred. Neste caso, Dagoberto (recuperado de lesão) e Rafael Moura ficariam como opções. A tendência também indica que Juan fique entre os suplentes, para manutenção da dupla Bolívar e Índio na zaga. Um pouco mais à frente, Ygor e Guiñazu devem ser os volantes, já que Élton está lesionado.

Pelo lado azul, o mistério está nas laterais. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem duas opções: escalar Edílson na direita e Pará na esquerda ou manter a equipe que jogou contra o Coritiba na quarta-feira, com Pará na direita e Anderson Pico pelo lado canhoto. De resto, a equipe será a mesma, sem nenhum desfalque.

Na zaga, o experiente Gilberto Silva descartou fazer mistério: mesmo tendo sentido dores no intervalo da partida com o Coxa, vai para o jogo: “senti um desconforto, mas não é nada que preocupe ou me coloque como dúvida. Esse negócio de mistério é ultrapassado. Comigo não tem mistério”, declarou o capitão gremista.

Outra possibilidade de alteração, que seria a saída de Marcelo Moreno para a entrada de André Lima, foi descartada por Luxa nesta sexta-feira. O boliviano sentiu dores na coxa após a partida em Curitiba, mas, segundo o treinador, a ressonância não apontou maiores problemas e ele vai para o jogo.

Com tantas novidades e estrelas de lado a lado, o Gre-Nal terá alguns estreantes ilustres no maior clássico gaúcho: Elano e Zé Roberto, pelo lado gremista, e Forlán, pelo colorado (Ygor também deve começar seu primeiro Gre-Nal). O uruguaio do Inter compara o clássico às maiores rivalidades de Argentina e Uruguai: “a rivalidade do Gre-Nal é parecida com a de clássicos argentinos e uruguaios, como Peñarol e Nacional, ou Racing e Independiente, pela questão da torcida. Todos vivem mais o jogo”, pondera.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 26 de agosto de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Índio (Juan) e Kléber; Ygor, Guiñazu, Fred e Dátolo; Forlán e Leandro Damião
Técnico: Fernandão

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico (Edílson); Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Líder, Galo fecha 1º turno contra Raposa em clássico equilibrado

Do correspondente Wanderson Lima Belo Horizonte (MG)

Líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, e campeão do turno por antecipação, o Atlético-MG quer coroar a campanha com uma vitória no clássico contra o arquirrival Cruzeiro, marcado para este domingo, às 18h30 (de Brasília), no Independência. A missão do Galo, porém, não será fácil, já que a Raposa tem o mando de campo, e apenas o torcedor celeste terá direito de entrar no estádio do Horto.

O clássico deste domingo será uma espécie de tira-teima entre os maiores rivais de Minas Gerais. Isso porque, na história do Campeonato Brasileiro, o equilíbrio tem sido a tônica dos duelos entre Raposa e Galo. Em 49 jogos, cada uma das duas equipes venceu 17 partidas, e ainda houve 15 empates. O equilíbrio também se mostra presente no número de gols marcados: são 62 tentos em favor dos celestes, contra 62 gols favoráveis aos alvinegros.

Para Montillo, a campanha mais consistente do Galo no primeiro turno terá influência menor no clássico
Apesar de o Atlético-MG estar na liderança e o Cruzeiro só na oitava posição, vindo de uma derrota por 4 a 0 para Coritiba, Montillo acha que não há um favorito para o clássico. "No clássico tudo fica parelho. Não só aqui em Minas, mas como em qualquer estado do Brasil, e nós vamos tentar fazer o melhor jogo. Vai ser o meu primeiro clássico em Belo Horizonte e a expectativa é muito grande", declarou.

Com vários jogadores entregues ao departamento médico, o técnico Celso Roth optou pelo mistério durante toda a semana, com direito a treinos fechados para a imprensa. A escalação da Raposa só deve ser conhecida oficialmente minutos antes do jogo, mas alguns desfalques já são certos na equipe.

Réver completará 100 jogos pelo Galo
O atacante Wellington Paulista e o meia Souza receberam o terceiro cartão amarelo. Com isso, os dois terão que cumprir suspensão e não poderão enfrentar o Atlético-MG. Os dois atletas se juntam ao volante Charles, que recebeu o terceiro cartão amarelo e o vermelho no empate em 1 a 1 com o Fluminense, também está fora do clássico.

Do lado do Atlético-MG, o técnico Cuca tem praticamente todo o elenco à disposição. A única exceção é Escudero, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o meia-atacante Danilinho está recuperado de contusão e deve retornar ao time titular, assim como o lateral direito Marcos Rocha, que cumpriu suspensão automática. O armador Guilherme é outro jogador que ganha condições de jogo, após ficar fora pelo excesso de cartões.

O clássico deste domingo será diferente para o zagueiro Réver, que vai completar 100 jogos com a camisa alvinegra. A marca expressiva chega em um momento especial, no qual o Galo lidera o Campeonato, além de o defensor ter recebido nos últimos dias a convocação para a Seleção Brasileira.

“Fico feliz por completar 100 jogos com a camisa do Atlético-MG, uma marca muito difícil de se atingir, ainda mais se tratando de um time grande como o Galo. Espero que ela venha acompanhada de coisas positivas no clássico. Vamos procurar dar o nosso melhor para fazer um bom jogo e alcançar o nosso objetivo de terminar o primeiro turno com uma vitória”, disse.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de agosto de 2012 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (Asp. Fifa/PE)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Asp. Fifa/MG) e Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG)

CRUZEIRO: Fábio, Léo (Ceará), Mateus, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Lucas Silva, Tinga (Marcelo Oliveira) e Montillo; Anselmo Ramon e Borges
Técnico:
Celso Roth

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho (Guilherme) e Ronaldinho; Bernard e Jô
Técnico: Cuca


Timbu visita Leão para manter boa fase, afundar rival e quebrar tabu

Sport e Náutico fecham sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro neste domingo, quando se enfrentam na Ilha do Retiro, pela 19ª rodada do torneio. Para ambas as equipes, no entanto, o Clássico dos Clássicos deste fim de semana marcará mais do que o fim da primeira metade da competição nacional.

Do lado alvirrubro do confronto, a ideia é confirmar a campanha surpreendente – de maneira positiva – desenvolvida até aqui: o Náutico é o 11º colocado, com 23 pontos. Além disso, o Timbu tem outras duas motivações, mais particulares, ligadas ao confronto deste domingo. A primeira é afundar ainda mais o arquirrival, que ocupa a vice-lanterna, na tabela. Como se não bastasse, há também a chance de quebrar um tabu de oito anos, período em que o Náutico não vence o Sport na Ilha do Retiro.

Para superar tal marca, os jogadores alvirrubros têm recorrido até a exemplos internacionais. “Nos últimos anos, o Barcelona estava ganhando tudo em cima do Real Madrid. Mas depois as coisas se inverteram, e o Real conseguiu conquistar o Campeonato Espanhol após vencer o adversário na casa deles, quebrando o tabu”, explicou o volante Elicarlos, que vai disputar seu 12º Clássico dos Clássicos. O técnico Alexandre Gallo não poderá contar com o zagueiro Marlon, suspenso. O substituto do defensor deve ser Ronaldo Alves.

Para o Sport, a partida será a chance de esboçar um início de reação para o segundo turno, já que a equipe ocupa a vice-lanterna da competição, com apenas 14 pontos conquistados. O fraco desempenho do primeiro turno levou à queda do técnico Vágner Mancini e à contratação de Waldemar Lemos, curiosamente ex-treinador do arquirrival alvirrubro.

“Quando um time começa a acumular derrotas, vem a falta de confiança. E a gente vem de uma série de resultados negativos. Isso faz com que cada jogador passe a se questionar. Mas o Waldemar tem passado muita confiança, e sabemos que uma vitória neste clássico será muito importante para a nossa recuperação", explicou o goleiro Magrão, autor de ótimas defesas nas últimas rodadas, e consideradi um dos principais responsáveis pelo fato de o Sport não estar em situação ainda pior.

Para a partida, o treinador terá dois desfalques: Tobi, suspenso, deve dar lugar a Renan Teixeira na cabeça de área, enquanto Gilberto, lesionado, deve ser substituído por Magno Alves.

FICHA TÉCNICA
SPORT X NÁUTICO

Local: Estádio Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 26 de agosto de 2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: José Wanderlei da Silva e Clóvis Amaral da Silva (ambos do PE)

SPORT: Magrão; Cicinho, Aílson, Diego Ivo e William Rocha; Renan Teixeira, Rithelly, Moacir, Hugo e Gilsinho; Magno Alves
Técnico:Waldemar Lemos

NÁUTICO: Gideão; Patric, Jean Rolt, Ronaldo Alves e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Rhayner, Souza e Araújo; Kieza
Técnico: Alexandre Gallo



FONTE: R7.

A quarta parte vem por aí, aguardem!

Nenhum comentário: