29 de junho de 2011

Globo deixa jornais mais populares e libera âncoras para comentar:


A partir de setembro o telespectador assistirá a uma significativa mudança no telejornalismo da Globo, hoje líder de audiência em praticamente todos os horários na TV aberta. Baseada em pesquisas, a Globo vai promover, ao mesmo tempo, uma dança das cadeiras entre apresentadores e uma mudança editorial, em busca de um conteúdo menos sofisticado e mais popular.
Além de mudanças na pauta jornalística, a emissora deve liberar alguns âncoras para fazer comentários. Chico Pinheiro, que substituirá Renato Machado no "Bom Dia Brasil"; César Tralli, que ocupará o lugar de Chico no "SPTV 1ª Edição"; e Evaristo Costa, no "Hoje", poderão comentar livremente o noticiário, sempre que acharem conveniente.
Costa e sua parceira Sandra Annenberg têm utilizado esse expediente com mais intensidade nas últimas semanas.
Questionada, a Globo informou, por meio de sua assessoria, que os âncoras do jornal "Hoje", "um jornal mais leve, sempre tiveram liberdade para fazer seus comentários".
As mudanças devem atingir até as tradicionais receitas culinárias ensinadas pelo "Hoje". Devem sair os pratos sofisticados, como o magret de canard, e entrar a mesa popular, como o feijão tropeiro e a bisteca.
Historicamente, na Globo, com exceção do esporte, os comentaristas sempre estiveram confinados ao último jornal da grade, o "Jornal da Globo". Agora o "Bom Dia Brasil" já conta com um comentarista policial (Rodrigo Pimentel). Trata-se de expediente que outras TVs, como Record e SBT, já usam há décadas.
Aparentemente, a pesquisa feita pela Globo apontou que os telespectadores aprovam os comentários de âncoras, mas sentem mais facilidade em entender um assunto quando ele é tratado por um especialista ou convidado --especialmente nos casos de segurança publica e política. Com as mudanças, Renato Machado será correspondente na Europa, e Mariana Godoy vai assumir o "Jornal das Dez", na Globonews.

Fonte: Folha Online/São Paulo.
Foto: Divulgação/Globo.

Nenhum comentário: