19 de junho de 2011

Domingo Agora - Quarta Parte:


Venha se divertir com os:

A única introdução que eu posso dar ao vídeo é: Nunca cante em uma mesa de vidro.




Documentos provam crimes de guerra cometidos por ditador da Líbia, diz jornal

Relatórios apreendidos por investigadores podem virar evidência em julgamento


Zohra Bensemra/Reuters

Milhares de documentos que mostram como o ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, deu ordens para que suas forças de segurança bombardeassem e deixassem rebeldes da cidade de Misrata passar fome foram apreendidos por investigadores de crimes de guerra, informa neste domingo (19) o jornal britânico The Guardian.

De acordo com a publicação, os documentos são mantidos em uma localização secreta da cidade portuária de Misrata, principal reduto dos rebeldes. O Guardian afirma que esses relatórios contêm "importantes evidências" que poderão ser usadas em um possível julgamento de Gaddafi na Corte Criminal Internacional (ICC), baseada na Holanda. Promotores do tribunal devem viajar à cidade assim que os bombardeios diários cessarem, informa o diário.

Ainda segundo o Guardian, um dos documentos mostra como o comandante das forças governamentais instrui seus soldados a cercar Misrata de forma que a população passe fome. A ordem, que teria vindo do oficial Youssef Ahmed Basheer Abu Hajar, é clara.

- Carros de suprimentos, combustíveis e outros serviços estão absolutamente proibidos de entrar em Misrata por quaisquer dos portões ou postos de inspeção.

De acordo com o diário britânico, outro documento contém instruções diretas para que soldados do governo ataquem rebeldes feridos, o que viola os princípios da Convenção de Genebra.

Planos para bombardear a cidade também estão explícitos nos relatórios, afirmam os investigadores. Ordens pessoais de Gaddafi para que Misrata seja "completamente destruída" e para que "o mar azul seja pintado de vermelho" completam o pacote de evidências que podem ser usadas em um possível julgamento.

Um investigador disse ao Guardian que, com as evidências disponíveis, o caso contra Gaddafi "está pronto".

- Com o que temos aqui, o caso já está provado. Toda a evidência está aqui, assinada e selada.

Os documentos ainda precisam ser revelados à Corte Criminal Internacional, o que pode ser difícil no curto prazo por causa do constante bombardeio das forças de Gaddafi.

Suposto bombardeio da Otan mata 9

Um bombardeio na madrugada deste domingo (19) a uma residência no sul de Trípoli, capital da Líbia, deixou ao menos nove mortos, segundo correspondentes estrangeiros que foram transferidos ao local pelas autoridades. O governo líbio disse que as mortes são consequência de ataques dos aviões da Otan (aliança militar do Ocidente).

O local atacado, que não apresenta nenhum sinal de ter uso militar, está situado na zona de Zuk al Yuma, um bairro conhecido pela existência de diversos opositores ao regime de Gaddafi. Ao menos 18 pessoas também teriam ficado feridas na ação.


Voltaremos com as notícias dos Famosos daqui a pouco, não saiam daí!

Nenhum comentário: