26 de agosto de 2011

Por Dentro dos Clipes - 3 Clipes para se ver antes de morrer

Boa Noite,

Há uns dias atrás, pesquisando clipes pro meu sagrado post de sexta-feira, encontrei um blog que também fala de clipes, mas com um diferencial, a idéia genial do João Paulo, 25, de Campina Grande, na Paraíba. O blog intitulado de “1001 Clipes pra se ver antes de morrer” (http://1001videoclips.wordpress.com ), foi criado entre agosto e setembro de 2010 e já nos desperta a curiosidade de conferir o que devemos conhecer na indústria dos vídeos musicais antes de partirmos dessa pra outra.


Gostando muito da idéia, entrei em contato com o dono do blog e lancei o desafio, pro João Paulo, escolher 3 entre 1001 clipes pra se ver antes de morrer, além disso, bati um papo com ele sobre o blog, confira:

Darly Júnior - De onde surgiu a idéia de criar o blog?
João Paulo Bom, eu queria criar um blog original, com algum tema específico. Eu tenho um livro chamado “1001 discos para ouvir antes de morrer”, então eu, como sou fã de videoclipes, decidi criar um blog com esse mesmo tema do livro, com essa mesma idéia. De certa parte, a idéia já existia, mas eu adaptei para o mundo dos videoclipes, e procurei seguir os mesmos passos do livro, ou seja, não apenas mais um blog sobre videoclipes, mas sim, algo mais rico, apresentando o vídeo e sua importância para o contexto da cultura pop, em textos formais em terceira pessoa, seguindo o estilo do livro.

Darly Júnior - Houve algum critério pra escolha dos clipes? Foi difícil conseguir selecionar tantos clipes?

João PauloSim. A importância que os mesmos tem para a cultura pop. Não coloco qualquer videoclipe babaca, só porque é divertido, gosto de selecionar os que de alguma forma ou outra trouxeram algo de inovador para o formato. Por exemplo, “Sledgehammer”, do Peter Gabriel quebrou barreiras na produção do videoclipe, porque sua produção exigiu esforço gigante da produção para um resultado brilhante. depois dele, a tendência era criar clipes com efeitos especiais mirabolantes.(desculpa a repetição da palavra "produção"). Além disso, o clipe está repleto de referencias à obras-primas de grandes pintores da humanidade, como Pollock e Arcimboco.

Darly Júnior - Poderia citar algum clipe fútil, que se pode morrer sem ver? Um clipe que não gostou e que não acrescentou nada pra música.

João Paulo - Existem centenas no formato que poderíamos morrer sem ver, é difícil escolher um, mas acho clipes gravados ao vivo, são um saco! Desperdício de idéias, por exemplo, o clipe de “You give love a bad name” do Bon Jovi,  a música é bacana, mas o videoclipe, com imagens ao vivo não soube aproveitar a temática da canção.

Darly Júnior - Quer fazer alguma consideração final ou acrescentar algo mais?

João Paulo - Bom, quero agradecer pela oportunidade de apresentar meu trabalho, e deixar uma mensagem para os leitores: Eu sou uma pessoa muito espiritual e busco sempre o conhecimento. Para mim, a sabedoria é um presente dado por Deus a nós, seres humanos, que temos o privilégio de pensar. Temos que utilizar nossa inteligência para o bem devemos ter fome de conhecimento infinito. O que quero dizer é que não podemos desperdiçar nossa inteligência com futilidades e sim, buscar o conhecimento.


- Vamos à lista de clipes?


O primeiro escolhido foi “Thriller” do Michael Jackson, que despensa comentários, vamos lá:

  


“Sledgehammer” do Peter Gabriel, um clipe que no início é estranho, depois surpreende, bem legal, com elementos pop e filmado em “stop motion”, algumas animações, deve ter dado um trabalhão:

  

Realmente foi uma grande influência para os videoclipes.



“Take On Me” do A-HA é mais um da lista que despensa comentários. A música se tornou um hit mundial em 1985, e em 1986, venceu 6 categorias do MTV Video Music Awards, sucesso! Recursos que pareciam estar anos a frente da década de 80:

 

Que clipe encantador *___*


Realmente o João Paulo tem um ótimo gosto musical. Grandes clipes que realmente serviram de influência. E tem mais, passa lá no http://1001videoclips.wordpress.com

E é agradecendo o João Paulo,  a entrevista concedida ao “Por Dentro dos Clipes”, que me fico por aqui, e volto na próxima sexta. Abraços! ;D


Nenhum comentário: