19 de abril de 2011

Bullying: sofrimento de uns, combustível da mídia.


É com um imenso prazer que abro os trabalhos aqui no Blog “Tv e Diversão". Espero poder transmitir de forma crítica, o que a esmagadora maioria não faz questão ou, simplesmente, não consegue passar: idéias, conceitos e, a cima de tudo, opiniões fundamentadas. Dê adeus aos papos enlatados.
O nosso "Papo Cabeça" será semanal! Todas as terças, às 20:00h! Espero ter vocês por aqui ! Vamos ao post de hoje...

O bullying está em evidência, ou seja, milhões de pessoas estão focadas pela mira implacável da notícia, que é vista como um valioso assunto a ser explorado. Sorte dos mesmos, por obterem, finalmente, uma ajuda em meio a esse grave problema. Entretanto, será só mais um combustível a ser banalizado pela mídia.

Após diversos casos isolados em todo o mundo, o assunto, que tomou uma proporção exorbitante nos últimos meses, vem dominando os noticiários e se tornando uma tendência para uma grande parcela de "estudiosos" da vida alheia. A crítica aqui é fundamentada pela abordagem tendenciosa por grande parte desses, assim como é feito em diversos canais de televisão, jornais e revistas.

O que pretendo incutir na cabeça de quem lê esta coluna hoje é evidente. Vamos expor os fatos, evidenciá-los, no intuito de reportar e não de faturar. Fature como conseqüência e não como intuito soberano. Faça Jornalismo. Este assunto, mais que os outros, merece uma enorme atenção, por ser o nascedouro de tragédias, assim como a acontecida em Realengo, na semana passada.

Tratemos com maior dignidade o tema que se banaliza e se torna cada vez mais sensacionalista, pelo fato de atrair público. Quando toda forma de ofença a terceiros é chamada bullying em nosso cotidiano atual, é deflagrado o erro. Desgastando desnecessariamente o termo. Uma brincadeira ou outra não pode ser considerada bullying. Os fatos merecem respeito. A repetição, de tão massiva, se torna desnecessária. As pessoas que sofrem deste mal ganharam ajuda, mas podem estar ganhando uma fonte de novos casos, pela forte disseminação que é imposta de forma mal feita e desordenada.

Vamos pensar sobre isso?

Me acompanhe neste Papo Cabeça.

Obrigado!

Breno Massena
Twitter: @BrenoMassena
Blog: O Fantástico Mundo de Breno

4 comentários:

Nath Rodrigues disse...

Primeiro quero parabenizá-lo pela coluna e pela forma com que tratou o assunto de hoje. Em segundo gostaria de falar que concordo plenamente com o que aqui foi dito.
Bullying se tornou o assunto do momento, assim como outros temas em outros diferentes momentos da socidade. Mas acho um absurdo tudo hoje em dia ser considerado bullying. De fato é um problema grave e deve ter sua devida atenção, mas não da maneira que está sendo.
Se pararmos pra pensar, as brincadeiras entre meu grupo de amigos e eu na época de escola, quando me chamavam de CDF por tirar boas notas pode ser considerado bullying na visão atual.
Com toda certeza é uma questão que deve ter atenção, mas também deve ser tratada com cautela para, como você disse, não virar o sensacionalismo que virou.
;)
bjs, Nath Rodrigues.

Angresson disse...

Boooa Noite!!!!

Como comentei no Twitter acho que a expoxição do Bullyng começou com o fato de algumas pessoas publicas começarem a falar sobre isso (Se não me engano foi o Barack Obama, não tenho certeza), depois disso virou um "viral" na midia. Todo mundo quer falar sobre o assunto pra conseguir Ibope, mas o fato é que isso sempre existiu e sempre foi mostrado, nos filmes americanos principalmente, mas ninguém dava atenção por que era "engraçado".

O fato é que essa é uma triste realidade, principalmente para quem vive esse fardo diariamente

Tamyres Issa disse...

Acho que não poderia ter abordado um tema melhor para a estréia da sua coluna. Parabéns pelo texto, é algo que com certeza vai ajudar as pessoas de uma certa forma a tomar consciência quando o assunto for "bullying". Até porque tudo hoje em dia leva o nome de bullying, virou "moda" já. Adorei Breno, Continue a escrever assim!

Beijos ;*

Unknown disse...

Muito bom o texto. Realmente o bullying tá muito banalizado hoje em dia. Afinal, quem nunca fez alguma brincadeira (por mais que seja de mal gosto) com algum coleguinha da escola e o mesmo não gostou? Só por isso é bullying? A midia (para vender) quer dar atenção a uma coisa que não existe do modo que eles dizem. Enfim, se o bullying é o que se passa na tv (e outros) TODOS NÓS SOFREMOS E COMETEMOS O BULLYING.
Parabéns pela coluna.
Beijo.
Raquel Rivas.