6 de junho de 2011

Analisar é o que há: Pequenos Atos, Grandes Resultados





Todos nós sabemos da importância e da necessidade de reciclar os materiais que utilizamos no dia-a-dia, como plástico, papel, vidro, etc., mas são poucos os que tem o costume de separar o lixo do reciclável em casa, inclusive eu, muita das vezes não faço isso. Bom, que moral tenho eu de falar sobre isso se eu mesmo não faço? Pois bem .. É analisando algo que tendemos a fazer a coisa certa. Como hoje comecei a fazer!

Fiquei feliz em saber que a maioria das prefeituras estão colocando um caminhão de lixo extra apenas para recolher recicláveis, o que é bem importante, devido aos catadores não passarem em todas as casas e junto a isso o reciclável sempre parava junto do lixo.

A verdade é que isso parece um ato pequeno e até bem chato de se fazer. Mas pensa bem, não ocupa nem meia hora das 24 horas que você tem ao seu dia. Papo de mãe, professor .. É sim, eu também sou estdante e escuto isso todas as semanas. Mas é verdade Galera. Temos que dar mais importância para o reciclável e começar a fazer a nossa parte. Pois cada vez mais e mais estamos explorando o planeta para obter a matéria prima para o que usamos todos os dias e depois que usamos, jogamos ela no lixo, assim entramos em um circulo vicioso de explorar o planeta, usar e depois devolver ao planeta de forma errada, a reciclagem quebra esse circulo vicioso, pois retiramos a matéria prima, usamos e reutilizamos, assim não poluímos o planeta e, principalmente, não precisamos de tanta matéria prima para obter algo novamente. Bem mais fácil não ? Como já disse em vários textos. O Planeta a cada vez mais vem sendo prejudicado pelo Homem. Se pelo menos nisso, todos colaborarem, grande parte de problemas estarão resolvidos. Pois reutilizar aquilo que não serve mais pra você, significa não extrair algo da natureza de outro lugar, preservando-a e obviamente diminuindo desmatamentos e deseparecimento de matérias por aí. 

Mas essa visão de reciclar vai além de simplesmente separar o lixo, um exemplo disso é um projeto de energia limpa, onde é pesquisado sobre energia eólica e todos os modelos de geradores montados com recicláveis, então podemos aproveitar esse material em outras coisas no dia-a-dia e não só separá-los para serem reciclados na indústria ou vai dizer que nunca usou aquele pote de sorvete para guardar algo? Que nunca usou aquela garrafa pet para deixar água na geladeira? E sem contar outros milhares de exemplos que temos, isso é reutilizar algo que temos e evitar com que isso retorne de forma errada para o planeta.

Vale lembrar que todas as cidades sofrem com o mal do lixo, são áreas que se tornam inabitáveis e inutilizáveis por causa do lixo que produzimos todos os dias e grande parte desse lixo pode ser evitado e reutilizado de outra forma, o reciclável pode ser utilizado desde a sua casa até como na indústria, o lixo orgânico pode ser utilizado em adubos, assim paramos de produzir toneladas de lixo que voltam em forma de poluição para o planeta, quebramos o circulo vicioso de destruir, utilizar e poluir, sem contar que estamos contribuindo para um planeta mais limpo.

Outro ponto interessante são os eletrônicos, tenho observado quanto material vai parar no lixo e que poderia ser reutilizado, exemplo disso é uma simples fonte de computador onde existem diversos componentes que podem e devem ser reutilizados, em um projeto hoje em dia pode não se gastar um centavo,  montando tudo com componentes que se encontram em eletrônicos e com materiais que utilizamos no dia-a-dia, então a reciclagem não se limita a garrafa pet, a caixa de leite, a lata de cerveja, etc., a reciclagem vai além e está aplicado a praticamente tudo que usamos, as exceções que não tem reciclagem podem ser substituídos por outros produtos ou reduzir a produção desses materiais.



A natureza nos dá a base para termos tudo que temos hoje em dia. Nos dá a matéria prima para as mais simples e mais complexas coisas do mundo atual. Mais da onde se tira, tem que ser devolvido. Se não uma hora, vai haver consequencias bem piores. 
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”

Nenhum comentário: