25 de julho de 2011

News TV

> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Olá!

Depois de uma semana ausente, voltamos com a coluna NEWS TV! Estávamos viajando para uma região onde não tínhamos acesso à internet. Por isso não foi possível postar a coluna. Mas, estamos de volta, como de costume. Obrigado pela compreensão.


Emissoras dizem evitar "exaltação" ao cortar tramas gays


Depois de ter tramas elogiadas por criticar a homofobia e tratar os relacionamentos homossexuais com naturalidade, as novelas da TV aberta recuaram na abordagem de personagens gays.

"Amor e Revolução" (SBT) mostrou um beijo lésbico entre Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Mas a mesma cena entre Jeová (Lui Mendes) e Chico (Carlos Artur Thiré) foi vetada.

Em nota, a emissora explica ter tomado a decisão após uma pesquisa mostrar insatisfação "em relação às cenas de violência demasiada e beijo gay explícito, que incomodaram a maioria das famílias brasileiras".

A Globo não citou pesquisas para esfriar a história de "Insensato Coração", cortando cenas gravadas, como noticiado pela coluna "Outro Canal" nesta semana. "Nossa tramas registram a afetividade e o preconceito, mas não cabe exaltação", informou em nota.

As decisões das emissoras causaram surpresa e decepção entre defensores dos direitos dos homossexuais, especialmente no caso de "Insensato Coração", que foi considerada um marco pela denúncia da homofobia.

O próprio Ministério da Justiça, órgão responsável pela classificação indicativa, decidiu mantê-la como "não recomendada para menores de 12 anos" (ao invés de 14 anos).

A decisão, publicada no "Diário Oficial" nesta semana, cita que a novela tem "conteúdos de natureza educativa e relevância social, com reflexos positivos e respeito à diversidade".

Beijo proibido

A cautela na exibição de afeto entre homossexuais é antiga na Globo. Em 20 de dezembro de 1998, o cinegrafista Hugo Sá Peixoto e seu chefe, Amaury Trolize, foram demitidos após a exibição de um beijo entre homens em imagens que entraram ao vivo no "Fantástico".

A emissora explicou, em nota, que as demissões ocorreram na época porque eles desrespeitaram "uma recomendação". Ambos, porém, dizem que "foi um acidente".

"O proibido de ontem não é mais o de hoje", ressente-se Peixoto, que trabalhou por 26 anos na Globo.

Quase 13 anos após sua saída, a mesma emissora exibiu, no "Jornal Nacional", em horário nobre, um selinho entre dois homens em reportagem sobre a última Parada Gay de São Paulo.

Em 2005, novamente um beijo gay voltou a causar polêmica: foi na novela “América”, de Glória Perez, quando o beijo entre dois rapazes foi escrito, gravado e editado, mas na hora H foi vetado, causando grande reboliço na mídia.

Especialistas ouvidos pela Folha destacaram a importância de dar visibilidade a cenas de afeto entre gays.

Deixando o politicamente correto de lado, no entanto, o que parece consensual adquire contornos controversos quando o assunto é a veiculação de imagens de beijos e carinhos entre dois homens ou duas mulheres.

Para o ator Daniel Barcelos, que beijou Raí Alves na minissérie "Mãe de Santo" (1990) da extinta TV Manchete, a polêmica é um retrocesso. "Não entendo por que dar esse passo atrás."

Entenda o caso

Na terça-feira (19), a coluna "Outro Canal" do jornal Folha de S.Paulo revelou que a TV Globo resolveu acabar com a história do casal gay na novela.

De acordo com a coluna, os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares foram chamados na semana passada para um conversa com Manoel Martins, diretor-geral de entretenimento da emissora.

O diretor teria determinado que a história que envolve o casal gay Eduardo e Hugo fosse esfriada. Muitas cenas já gravadas serão cortadas da história. Além da trama que envolve o casal, as cenas que denunciam a homofobia no Brasil, como a dos ataques homofóbicos, também serão eliminadas. O beijo gay, então, está fora de cogitação.

As únicas cenas liberadas foram do personagem Roni, papel de Leonardo Miggiorin, já que fazem parte do núcleo de humor da novela. A Globo pediu aos autores que não polemizem o assunto, para que entidades não considerem os cortes como preconceito. Procurada pela coluna, a assessoria da Globo disse que a televisão é um veículo de massa que precisa contemplar todos os seus públicos e faz parte do papel da direção zelar para que isso aconteça.

Fonte: Folha


Norma humilha Léo no casamento de Pedro


Norma (Glória Pires) planejou cuidadosamente cada detalhe de sua vingança contra Léo (Gabriel Braga Nunes). E após se entregar ao vilão, a viúva não se conforma e tenta não perder o controle. Norma dá a grande cartada de sua vingança e chega ao casamento de Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) com seu novo motorista: Léo.

Todos os convidados ficam boquiabertos e não entendem a atitude da enfermeira. Humilhado, Léo não fala com ninguém e apenas acompanha Norma, que ainda faz questão de mantê-lo em pé, ao lado dela.

"Sim, senhora, dona Norma. Vou fazer o seu jogo e representar o meu papel. A senhora pensa saber o que está fazendo, mas acabou de cometer um erro. Quem vai se queimar diante desta gente é a senhora, não sou eu, que estou apenas trabalhando", Léo reclama, discretamente.

Mas Norma está determinada e, mesmo com os comentários que começam a pipocar na igreja, a viúva não dá o braço a torcer e mantém a pose, como se não estivesse fazendo nada demais. A mais revoltada é Vitória (Nathalia Timberg), que não suporta a situação e vai falar com Norma:

"Norma, não sei exatamente qual é a situação profissional deste rapaz com você. Mas seria muito desagradável o Pedro ver o irmão aqui, no dia do seu casamento. Além de ele ser ex-marido de Marina. Hoje é uma noite de alegria e de celebração, não de discórdia. Então, por favor, mande o seu motorista sair desta igreja. Agora!"

E agora, será que Norma obedecerá a matriarca?


Marina e Pedro se casam finalmente


Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) passaram por inúmeros obstáculos até chegarem ao tão esperado momento: o casamento. Depois de idas e vindas, brigas e confusões, o casal fez as pazes e, finalmente, sobe ao altar. Para isso, tiveram de se arriscar atrás de provas e confissões que pudessem incriminar Léo (Gabriel Braga Nunes). A união era o que faltava para a alegria deles, depois que Pedro conseguiu a tão sonhada absolvição.

Em seu grande dia, Marina faz questão de usar um vestido no estilo princesa, com um véu de seis metros, grinalda e muita pompa. O modelo é rodado, sustentado por diversas camadas de renda e tule, e conta com bordados no corpete e na saia. Após a cerimônia religiosa, os noivos recebem amigos e familiares para uma festa íntima na casa de Vitória Drumond (Nathalia Timberg).

As cenas do casamento de Marina e Pedro foram gravadas no Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro.

Fonte: Rede Globo


"Cordel Encantado": Herculano castiga Timóteo


Começa o falso reinado de Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso), “o terrível”. Logo após a coroação, o rei e sua noiva, Açucena (Bianca Bin), que o obedece a contragosto, seguem para o passeio triunfal na carruagem real. A majestade só não conta com a inteligência de Jesuíno (Cauã Reymond) e Felipe (Jayme Matarazzo), que, num plano muito bem sucedido, trocam de lugar com os cocheiros. Disfarçados com perucas enormes e uniformes dos criados da realeza, eles guiam o veículo para fora de Brogodó sem que Timóteo perceba.

Quando os cangaceiros aparecem, o fazendeiro se desespera. Jesuíno e o príncipe tiram o disfarce e Açucena corre para abraçá-los. Herculano (Domingos Montagner) exige que o “coronelzinho” seja levado para o acampamento. Disposto a aplicar um bom castigo em Timóteo, o capitão ordena que ele fique preso em uma gaiola. Augusto (Carmo Dalla Vecchia), Zenóbio (Guilherme Fontes) e Petrus (Felipe Camargo) ainda tentam poupar o fazendeiro, mas Herculano é quem manda no cangaço e Timóteo tem dívidas muito altas com ele.

Fonte: Rede Globo


Elenco grava "Fina Estampa" na Barra


O sol era de inverno, mas o clima descontraído lembrava as iluminadas tardes de verão. Lília Cabral, Sophie Charlotte e o ator português Paulo Rocha gravaram esta semana cenas de ‘Fina Estampa’ na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde a novela será ambientada. Griselda, Maria Amália e Guaracy, seus respectivos personagens, ganharam vida em frente à casa da protagonista, localizada na Praia dos Amores. Quase debaixo da Autoestrada Lagoa-Barra, a antiga vila de pescadores garante vista privilegiada do encontro do Canal de Marapendi com o mar.

Maravilhada com a vista da casa de sua personagem em ‘Fina Estampa’, Lília diz que a locação é um dos lugares mais bonitos em que já gravou. À vontade em seu cenário, a atriz antecipa que Griselda é, acima de tudo, mãe. “Ela é uma mãe carinhosa e afetiva, mas mostra seus sentimentos de uma outra forma. Não é de ficar pegando e abraçando os filhos, mas conversa e procura entendê-los. Por eles, deixou suas prioridades de lado e trabalha duro para dar o que cada um precisa”, descreve.

Amália, personagem de Sophie Charlotte, é a filha caçula de Griselda, que não só admira a dedicação da mãe, como possui grande afinidade com ela. “Minha personagem tem uma relação muito forte com a mãe. Ela é do bem e a ajuda em tudo, desde cuidar da casa até cozinhar para os irmãos”, revela a intérprete da moça. A faz-tudo, que também é mãe de Quinzé (Malvino Salvador) e Antenor (Caio Castro), não terá muitas preocupações com a jovem: “ela tem caráter”, comenta Sophie.

Mas a personagem de Lília Cabral não será apenas maternal, ela também despertará paixões. O ator Paulo Rocha, que veio ao Brasil exclusivamente para viver o também português Guaracy, viverá um dos admiradores de Griselda. Empolgado com sua primeira gravação na novela, o ator fez questão de ressaltar sua satisfação com o momento. “Me diverti bastante. As pessoas me receberam muito bem, de uma forma ainda mais positiva do que eu esperava”, contou Paulo, entusiasmado. Dono do bar Tupinambar, Guaracy é apaixonado por Griselda e faz diversas investidas pelo coração da amada. A faz-tudo, porém, não quer assunto.

Fonte: Rede Globo


"Passione" é finalista de premiação na Coreia do Sul


A novela ‘Passione’ e o ator Tony Ramos são finalistas do Seoul International Drama Awards – prêmio concedido anualmente pelo Seoul Drama Organizing Committee, na Coreia do Sul. A produção foi indicada em duas categorias – “Drama” e “Melhor Ator”.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 31 de agosto, em Seul. ‘Passione’ concorrerá com produções da própria Coreia do Sul, China, Austrália, Canadá, Argentina e Romênia. E Tony, que ficou conhecido como o italiano “Totó”, com atores da China, África do Sul, Reino Unido, Irã e Austrália.

A novela‘Passione’ foi apresenta ao mercado internacional no início deste ano e já foi vendida para diversos países como Portugal, Suécia, Bolívia, Chile, Uruguai, Peru, Equador, entre outros.

Essa é a segunda vez que uma produção da TV Globo concorre a esta premiação. Em 2007, a novela ‘Sinhá Moça’ ficou entre os finalistas.

Fonte: Rede Globo


Boninho vai à Holanda para trazer "The Voice"


O diretor J.B. Oliveira, o Boninho, liderando uma equipe da Globo, terá uma reunião com John de Mol, no início de setembro na Holanda, que poderá ser decisiva para as pretensões de realizar o reality show musical “The Voice” no Brasil.

O formato é um dos atuais sucessos da televisão americana e também foi recentemente adquirido pela britânica BBC. A sua produção por aqui ainda está na dependência do que irá se discutir e se definir neste encontro.

Diante disso, tudo vai sendo feito no seu devido tempo, sem pular etapas. Só depois dos resultados desta conversa, será possível tomar medidas complementares para a produção e exibição de programa. Mas é de todo improvável se pensar em alguma coisa para a atual temporada. Até pela complexidade do projeto, talvez apenas para meados do ano que vem.

Fonte: Flávio Ricco


Novela faz campanha pelo sexo responsável


Não existe a menor possibilidade de a personagem Cecília, vivida pela atriz Giovanna Lancellotti, em “Insensato Coração”, ter contraído Aids. Andaram chutando e a coisa se espalhou, algo que os dois autores da novela, Gilberto Braga e Ricardo Linhares jamais chegaram a cogitar. O que desde o começo foi planejado, e assim será feito nos próximos capítulos, é deixar um alerta sobre o gravíssimo risco de transar sem camisinha e sob o efeito de excesso de álcool.

A novela, através dos seus personagens mais jovens, pode perfeitamente passar essa mensagem com a força que se deseja. Segundo Linhares, “existem milhares de Vinícius espalhados por aí, colocando a própria vida e a de outras pess oas em risco”.

Cecília vai, sim, fazer exame anti-HIV e de hepatite C, após ter sido forçada a transar sem preservativo. Além de gravidez, há o risco de ela ter contraído DST - doenças sexualmente transmissíveis. A irresponsabilidade é o que nos leva a registros tão alarmantes de adolescentes grávidas.

Fonte: Flávio Ricco


Band prepara Miss Universo em SP


Existem negociações em curso, até mesmo sobre a participação especial da cantora Cláudia Leitte, mas até agora não há nada acertado com Ricky Martin para que ele se apresente na final do Miss Universo, em São Paulo, no dia 12 de setembro. Isso é uma coisa.

A outra é que o convite a Donald Trump, dono do concurso, foi feito e a resposta deve chegar nos próximos dias. Se ele vier ao país, entre outras programações, haverá o oferecimento de uma entrevista ao Jô Soares, na Globo. Com relação aos jurados, e Pelé é um deles, apenas brasileiros conhecidos internacionalmente -- e que falem bem o inglês como condição essencial -- irão compor a bancada.

A transmissão, aliás, também será toda em inglês, com tradução em espanhol pela Telemundo e português, sob a responsabilidade da Band, com Adriane Galisteu.

São esperadas representantes de 90 países, que estarão em São Paulo até o dia 15 de agosto. Três horas antes da realização do evento, o Credicard Hall será esvaziado e examinado por policiais do esquadrão antibombas.

O Hotel Hilton, em São Paulo, já tem cinco andares reservados para receber as misses dos diversos países e suas acompanhantes. Os 400 americanos, responsáveis pela organização, chegam ao Brasil entre hoje e amanhã.

Fonte: Flávio Ricco


Enlatados lideram audiência do SBT


Séries e filmes estrangeiros, os famosos enlatados, foram as atrações que mais audiência deram ao SBT entre 1º e 19 de julho. Os mexicanos "Chaves" e "Chapolin", reprisados há mais de duas décadas, seguem como destaque da programação da emissora de Silvio Santos e figuram quase diariamente na lista das cinco maiores médias do canal no Ibope da Grande São Paulo. Nesse período, apenas o "Programa Silvio Santos" e o concurso "Qual É o Seu Talento?", produções próprias do SBT, conseguiram alcançar audiência acima dos dez pontos. Vale lembrar que em julho, mês de férias escolares, o ibope do canal costuma apresentar melhora em seus índices.

Fonte: Zapping


Paulo Gracindo é celebrado em evento no Rio


O nome de batismo era Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, mas ele virou um ícone da televisão brasileira como Paulo Gracindo. Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, e um de seus mais antológicos personagens foi um marco na teledramaturgia com a novela “O Bem-Amado”, a primeira produzida e exibida totalmente em cores no Brasil. Em comemoração ao centenário de Paulo Gracindo, a Rede Globo realizou hoje, dia 21, um evento no Cinema Espaço Estação, no Rio de Janeiro, que reuniu artistas, familiares e amigos. O legado do ator foi lembrado com a exibição do documentário “Paulo Gracindo — O Bem-Amado” e o lançamento de um selo de circulação nacional pelos Correios.

Paulo Gracindo nasceu em 16 de julho de 1911, no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar na TV Globo no final da década de 1960. Atuou nas primeiras novelas da emissora, como ‘A Rainha Louca’ (1967) e ‘A Gata de Vison ‘(1968), escritas pela cubana Glória Magadan. O primeiro personagem de grande destaque foi o bicheiro Tucão, na novela ‘Bandeira 2’ (1971), de Dias Gomes. Além de ator, foi locutor, produtor, compositor, comediante e apresentador de diversos programas musicais na época áurea da Rádio Nacional. Faleceu, aos 84 anos, no dia 4 de setembro de 1995, no Rio de Janeiro.

Fonte: Rede Globo


SBT quer renovar contrato de Richard Rasmussen


Diferente do que ocorreu com Roberto Justus, que voltou à Record após uma experiência mal sucedida no SBT, Richard Rasmussen está em alta na emissora de Silvio Santos, que deseja renovar o seu contrato.

Segundo a coluna Canal 1, o atual acordo de Richard expira no final do ano e há forte interesse do SBT em prorrogar este vínculo.

O "Aventura Selvagem" constantemente tem se destacado na linha de shows do canal pelos seus expressivos índices de audiência. Atualmente o programa tem o segundo melhor desempenho da faixa das 20h, atrás apenas do "Qual é o Seu Talento?".

Fonte: Na Telinha


Patrícia Poeta se recupera e sai de férias


A jornalista Patrícia Poeta está recuperada da dengue, que a afastou do "Fantástico" durante duas semanas.

Na última segunda (18), a apresentadora embarcou com o marido e o filho para umas férias no exterior. Ela só retorna ao jornalístico da Globo no dia 31.

"Agora só quero descansar", disse.

Fonte: Na Telinha


"Fazenda" copia, mas aprimora ideia do "BBB"


“Na televisão nada se cria, tudo se copia”, dizia o apresentador Chacrinha, com muita sabedoria. Faltou apenas acrescentar: “Mas pode se aprimorar”. É o que “A Fazenda” conseguiu fazer nesta quarta edição com um recurso utilizado pelo concorrente BBB em suas últimas duas temporadas: a volta de ex-participantes do programa.

Na décima edição, cinco ex-BBBs tiveram a chance de voltar. Cada um associou-se a um grupo que disputava uma prova. Foi assim que Joseane retornou – e teve o direito de escolher mais um ex, optando por aquele que seria o vencedor do programa, Marcelo Dourado. No BBB11, cinco participantes que haviam sido eliminados do programa ficaram numa “Casa de Vidro” à espera do voto do público, que escolheu Mau-Mau.

“A Fazenda” copiou esta segunda experiência. Colocou três ex-participantes (Monique Evans, Franciely Freduzeski e Ana Paula Oliveira) numa “Casa da Roça”, isoladas dos demais “peões”, à espera do voto do público.

A novidade ocorreu no final do programa de quinta-feira. Coube às três, antes de saber quem seria a eleita, o poder de dividir 12 participantes em três grupos.

Monique, Franciely e Ana Paula montaram as equipes que gostariam de integrar. Por oito semanas, estes três grupos vão participar de atividades e disputar provas, para ao final um deles ficar com R$ 500 mil.

Seguramente, as três serão lembradas ao longo de todo este período pelas escolhas que fizeram. Para o bem e para o mal, deixaram uma marca interessante no jogo.

Escolhida pelo público, Monique já deixou sua marca no programa. Comemorou o resultado abraçando e beijando Britto Jr. Mas o beijou tanto que, a certa altura, lembrou-se de perguntar: “Você é casado?” Diante da resposta positiva do constrangido apresentador, tascou-lhe um beijo na boca.

Monique já havia dado outra mostra do que é capaz ao falar sobre uma novidade desta "Fazenda" - a presença de lhamas: "Olha aquela lhama, gente, parece que ela tem um dread na cabeça. É um bicho hippie, certeza que deve gostar de um baseadinho", afirmou.

O processo de imitação e apropriação de ideias alheias faz parte da rotina da televisão brasileira. Produtores costumam apenas mudar o nome e alterar algum detalhe antes de copiar um programa já exibido em outra emissora ou em outra época no próprio canal. Copiar, mas melhorando a cópia, é mais difícil. E “A Fazenda” merece crédito neste começo ao menos por isso. Veremos se conseguirá aprimorar outras ideias.

Fonte: Mauricio Stycer, do UOL

Nenhum comentário: