5 de outubro de 2013

Trama Mineira - Cap 06

CAP. 06
Ana e Chico conversam na calçada da rua:
Chico- Vejo que seus olhos brilham quando você fala nesse tal de Rafael. É amor não é?
Ana- Amor sim Chico, amor sim... Tivemos uma linda noite no nosso primeiro encontro, uma noite que pra minha vida será inesquecível.
Eles se entreolham. Rafael e Daniel conversam no quarto do hospital:
Rafael- Eu sabia que conseguiria levar essa matuta para a cama no primeiro encontro, eu nunca falho como posso falhar com uma caipira de Ouro Preto?
Daniel- Só espero que a nove meses você não esteja arrependido do que fez alguns dias atrás com uma pobre garota ingênua de 22 anos de idade.
Rafael fica sério, Odorico fica sem reação, Jerusa entra no gabinete e olha para Grabeel.
Jerusa- Repete aí o que você estava dizendo Grabeel, então você sabe que o meu marido está me colocando pares de chifres com aquele corrimão de escadas da Bert Mendes?
Grabeel- Sei sim amiga, não queria te contar pra não ver você sofrendo. Mas você descobriu sem ninguém lhe contar, muito bem.
Jerusa escuta Grabeel e Odorico fica sem palavras diante da esposa. Virgínia anda pelas ruas, ela para e começa a chorar. Guilherme e Anita se entreolham:
Guilherme- Sabe Anita, não entendi até agora pro que seu pai te prendeu aqui nesse lugar tão sem vida e sem ninguém e não deixa você sair.
Anita- Ah, ele me diz por que eu não sou da sociedade lá de Vila Rica, que não sou rica e sim camponesa e que se os eleitores dele, por que ele é prefeito descobrisse que tem uma filha pobre, suja e maltrapilha, ele não iria mais conseguir votos.
Guilherme- Mas você é uma pessoa tão bonita, bela e não parece ser camponesa. Deve ser triste ficar aqui só, sem sentir o cheiro das plantas, dos eucaliptos de manhã, de escutar o canto dos pássaros e ouvir o choro da cachoeira. De ver o sol nascer e ao cair da noite cantar belas músicas ao vento.
Anita- Que palavras bonitas...
Eles se olham e deixam se levar pelo amor e se beijam! No Rio de Janeiro, Ana pega seu exame de sangue na clínica e o abre se envergonhando e estando assustada:
Ana- Não pode ser não pode! Isso não está acontecendo, não pode. Eu estou grávida? Grávida!
Ana chega a casa chorando, Chico vê e vai conversar com ela:
Chico- Minha boneca de porcelana, que aconteceu? Que papel é esse na sua mão?
Ana- (pausadamente) Eu... Chico naquela noite eu cometi um erro grave, eu fiz amor com ele, com o Rafael.
Chico- Mas isso é normal minha filha, está chorando por esse motivo?
Ana- Não, mas por que tem uma semente nascendo aqui dentro de mim.
Chico- O quê? Você vai ter um filho? Mas Ana no primeiro encontro você se deixou a se levar pelo o que aquele homem te disse, e agora?
Ana- (chora) Eu tenho certeza que ele me ama, ele vai me pedir em casamento, eu tenho certeza.
Chico- E se o caso ele não te pedir em casamento? Ana Francisca, a vida é dura pra uma um filho sem pai.
Ana- Chico fique despreocupado meu velho e bom “pai”, amanhã eu vou conversar com ele, e ele vai me pedir em casamento.
Chico olha para Ana com uma certa pena dela. Bert desesperada na sala brigando com o filho:
Bert- Eu não acredito que você teve a coragem de fechar a JasJoias sem a minha permissão, sem ninguém ter te dado a palavra.
Jerusa entra com topete alto e fica de frente com a inimiga, Navarro fica quieto:
Bert- Mas o que está fazendo aqui? Sabe que não é bem vinda nessa casa.
Jerusa- Eu sei que não sou apenas vim acertar uma coisa e te pegar o que é meu por direito. Toma o que você merece vagabunda.
Jerusa acerta um tapa no rosto de Bert Mendes que se segura na pilastra de sua casa, ambas se entreolham, tensão na sala!
Guilherme e Anita se soltam:
Guilherme- Desculpa Anita, eu não podia ter feito isso.
Anita- Não peça desculpas Guilherme, eu gostei... Fui eu quem quis.
Guilherme- Você? Mas você...
Anita volta a beijar Guilherme que não sede a paixão e deixa se levar “Sede de Amor- Paula Fernandes” Na sala de Bert Mendes, Navarro sobe as escadas deixando Bert e Jerusa á sós:
Bert- Mas como você é atrevida, entra na minha casa pra me bater.
Jerusa- Você merece muito mais do que isso sua lambisgóia de quinta, soube que você anda se encontrando com o meu marido ás escondidas por aí.
Bert- (enfrenta) Encontro mesmo e daí? Se nós nos amamos quem pode impedir?
Jerusa- Ah é assim? Vocês se amam? Mas eu posso impedir.
Bert- Como? Anda sua chifruda, como você vai impedir?
Jerusa estapeia a cara da vilã, elas se pegam no tapa.
Amanhece, no Rio de Janeiro Ana anda pela praia, perto das ondas de água até que avista Rafael beijando uma mulher, ela chega perto dele.
Ana- O que significa isso Rafael? Posso saber?
Rafael duro, estranho e muito sério, eles se encaram! Dúvida.
Grabeel entra em casa e dá de cara com Odorico, sério e nervoso.
Grabeel- Nossa, que cara é essa?
Odorico- Por que contou pra Jerusa sobre o meu segredo?
Grabeel- Sente-se eu vou te contar tudo, tudo Odorico Fernandes e quero ver se depois dessa história você ainda terá coragem de trair a sua esposa.
Eles se entreolham, no Rio na praia Rafael dá uma risada sínica.
Rafael- Você deve estar brincando comigo Aninha.
Ana- Eu brincar? Não... Por que estava beijando aquela mulher eu quero uma explicação.
Rafael- Não vem com esse papinho de ciúmes não Ana Francisca será que você acreditou mesmo que eu te amo?
Ana- Quê? O que está querendo dizer?
Rafael- Só por que tivemos uma noite não significa que eu te amo Ana, nunca. Tudo aquilo que eu falei foi apenas uma metáfora para conseguir o que eu queria, e conseguir na primeira noite que nos encontramos.
Ana- (chorando) Então tudo foi mentira? Tudo?
Rafael- Claro que foi, pensou mesmo que eu ia me casar com uma matuta como você? Uma pobre menina que quer voltar para Ouro Preto?  Nunca Ana Francisca, saiba que eu nunca gostei de você, nunca. Procura aí um homem que come capim pra você vai, tenho certeza de que encontrará muitos. (risos)
Ana leva a mão na cara de Rafael.
Rafael- Você caiu direitinho na minha armadilha. (sério)
Rafael sai deixando Ana chorando ali, “Uma Voz no Vento- Leila Pinheiro” Ana se agacha na areia e dá um grito alto RAFAEL, chorando ela pega a areia e espreme nas mãos.
Efeito amarelado, livro se fecha
 (continua...)

WEB-NOVELA DE: Gilberto Nascimento

Nenhum comentário: