24 de outubro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 43 e 44


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
O Visconde de Perdizes vai ao sobrado
Beija está servindo almoço para os pobres e necessitados
Ele a convida para uma festa
No baile Beija fica ansiosa pela chegada do Príncipe Pedro

CAP. 43

BEIJA: O senhor acha que ele virá?
PERDIZES: Creio que sim, ainda é cedo... Logo estará aí...

Minutos mais tarde um mensageiro cochicha algo aos ouvidos do Visconde. Perdizes se dirige a Beija.

PERDIZES: É, minha querida, não será desta vez que conhecerá o Príncipe. Pedro foi para casa de campo da família real em Petrópolis e só deverá retornar após a virada do ano...
BEIJA (meio desapontada): Não tem problema, tenho todo o tempo do mundo.
PERDIZES: Sua beleza desperta a atenção dos homens. Não terá problemas em encontrar pretendentes.
BEIJA: Isso não me preocupa no momento...
PERDIZES (irônico): Também percebo que desperta a curiosidade das mulheres. Vez ou outra vejo uma delas fazendo muxoxo, visivelmente despeitada....
BEIJA: Já me acostumei com isso... (cínica) Não sei por quê as ameaço tanto...
PERDIZES: Eu sei, muito bem... (risos)

UM MÊS E MEIO DEPOIS...

BEIJA: Visconde! Prazer revê-lo. A que devo a honra de sua visita?
PERDIZES: Ao mesmo motivo das últimas vezes: convidá-la para alguma festa. (irônico) A senhora está se tornando uma figura requisitada nos bailes do Rio de Janeiro.
BEIJA: Fico lisonjeada com isso.
PERDIZES: Eu também, afinal é um prazer acompanhá-la...
BEIJA (servindo duas taças de conhaque): Sua esposa não se incomoda?
PERDIZES: Gostar ela não gosta, mas entende que não posso negar a um favor ao meu grande amigo Lourenço... Cuidar de sua sobrinha é o mínimo que posso fazer pelo coronel...
BEIJA: Sobrinha é? (risos) Ai, os homens... Como os homens são astutos...
PERDIZES: São as mulheres, principalmente as belas como a senhora, que nos tornam astutos...

Os dois riem e brindam. Corta para o baile. Beija dança com alguns rapazes e percebe que um, em especial, não tira os olhos dela. Finalmente ele toma coragem e se aproxima.

JOÃO: Permita-me, mas a senhorita não é Beija, de São Domingos dos Arachás?

Continua...




No capítulo anterior...
Beija vai ao baile na expectativa de conhecer o Príncipe
Mas Pedro viajou para Petrópolis. Ela fica desapontada
Perdizes a convida para outro baile
Um desconhecido parece reconhecê-la

CAP. 44

BEIJA: Engraçado, você também não me parece estranho.
JOÃO: Sou João Carneiro de Mendonça, filho de Dona Josefa.
BEIJA: Claro! Como eu poderia me esquecer! Mas como você cresceu! A última vez que o vi ainda era um menino, agora é um homem...
JOÃO: Você não cresceu tanto, mas está ainda mais linda do que quando freqüentávamos o catecismo de Padre Aranha...
BEIJA: O tempo passa rápido...

Os dois seguem para uma sacada, de frente para a rua.

JOÃO: Mas como veio parar no Rio de Janeiro?
BEIJA: Isso é uma longa história, que lhe contarei com tempo.
JOÃO: Estás morando aqui na cidade?
BEIJA: Cheguei há quase dois meses. Comprei uma casa na Rua do Ouvidor. Apareça lá para conversarmos com tempo...
JOÃO: Fico feliz em saber que tem mais alguém do nosso bom arraial de São de Domingos. Me sinto em família...
BEIJA: Nem me lembre de São Domingos! Sofri tanto ali...
JOÃO: Perdão, não queria lhe trazer más lembranças...
BEIJA: Foi só uma força de expressão. Convivo com esses fantasmas vinte e quatro horas por dia.
JOÃO: Então vamos fazer algo mais agradável... Vamos dançar?

Beija estende a mão. Seguem para o salão e bailam ao som de violinos. Enchem as taças de vinho e retornam para a sacada.

JOÃO: Eu soube que Antonio Sampaio reagiu muito mal a tudo que aconteceu...
BEIJA: Depois de dois anos em Paracatu achei que poderia recomeçar uma nova vida com Antonio, porque o amava muito, mas ele se mostrou um fraco.
JOÃO: Como assim?
BEIJA: Não foi capaz de enfrentar os pais para ficar ao meu lado. Preferiu se casar com Aninha Felizardo a desafiar os pais.

O Visconde de Perdizes se aproxima e fala ao ouvido de Beija.

PERDIZES: Preciso lhe falar algo sobre o Príncipe...

Continua amanhã...


 
-

Nenhum comentário: