12 de outubro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap. 23 e 24


No capítulo anterior...
Dona Ceci recebe Beija muito mal
Ela é acusada de ter tramado a morte do avô para fugir com o Ouvidor
Acuada, Beija conta que tem se encontrado com Antonio
Irada, Dona Ceci escorraça Beija de sua casa

CAP. 23

Beija se retira aos prantos, profundamente decepcionada. Antonio chega e toma conhecimento do acontecido, mas prefere não ir atrás da amada para não complicar ainda mais a situação.

Horas depois, ainda muito abalada, recebe a visita de Padre Aranha.

PADRE: Antonio não havia lhe contado nada sobre a mãe, como ela encarava a situação?
BEIJA: Não. Mas não creio que tenha feito isso por mal. Certamente queria me poupar do veneno daquela jararaca...
PADRE: Filha, escute meu conselho: afaste-se de Antonio. Isso não tem como prosperar... Até entendo que vocês se amam desde a infância, sou testemunha disso, mas os tempos agora são outros...
BEIJA: Mas se o senhor mesmo diz que acredita no amor da gente... Por que um amor tão bonito e forte não pode vingar?
PADRE: Seria preciso que vocês se mudassem daqui para um lugar bem distante, isolado de todos para que pudessem ser felizes em paz. E Antonio não me parece disposto a fazer isso...
BEIJA: Nem eu, padre! Quero ser feliz aqui, na minha terra, onde me criei. Quer dizer que para ter o direito de viver o meu amor terei de viver escondida feito um bicho? Isso nunca!
PADRE: Entenda, o povo é muito preconceituoso, tem a língua muito solta. Aqui vocês sempre serão motivo de comentários... Sempre...
BEIJA: Farei esta proposta a Antonio. Garantiu-me que está disposto a enfrentar tudo e todos para vivermos esse amor. E com ele do meu lado, Padre, também estou disposta...

Na noite seguinte, um jantar na fazenda dos Sampaio traçará novo rumo para este romance...

SAMPAIO (se dirigindo a cada um): Felizardo, Dona Genoveva, Ceci, Antonio e Aninha esta noite é muito especial para todos nós. Ela marca o início de uma nova era no relacionamento das famílias Sampaio e Felizardo/
ANTONIO (cortando): Quanta cerimônia, meu pai...
SAMPAIO: Sim, mas quero que seja solene mesmo, porque o que aqui será anunciado unirá nossas famílias para sempre/
CECI: Será o que estou pensando?
SAMPAIO: Provavelmente sim... (feliz e orgulhoso) Felizardo e eu marcamos hoje o casamento de Antonio com Aninha... (erguendo a taça de vinho) Um brinde aos noivos!

Todos ficam eufóricos, exceto Antonio, chocado e sem saber como reagir à notícia. Segundos depois, refeito do choque, toma coragem para questionar.

ANTONIO: Mas meu pai, ainda não é muito cedo para se marcar esse casamento?
SAMPAIO: Não, meu filho, não há motivos para esperar mais. Vocês já se conhecem há tempos, se dão bem e o momento é agora. Além do mais, do que precisarem poderão contar comigo e Felizardo...
ANTONIO: Não sei...
SAMPAIO: Mas eu sei o que é bom para você. O casamento será daqui a um mês. (se dirigindo à Ceci e Genoveva) Agora é com vocês... Terão um mês para preparar uma festança das boas, daquelas que São Domingos dos Arachás nunca se esquecerá...

Todos brindam felizes, menos Antonio que faz cara de desolado. Aninha esboça um sorriso, mas sequer abre a boca, tamanha a sua timidez...

Dois dias depois, na casa de Beija... Antonio passa a maior parte do tempo calado, cabisbaixo, introspectivo, apenas a abraça a maior parte do tempo.

BEIJA (inconformada): Antonio, diga-me de uma vez por todas: afinal de contas, o que há com você? O que aconteceu de tão grave que não quer se abrir comigo? Não agüento mais esse clima!
ANTONIO: Não sei nem por onde começar... Mas preciso falar. Também não agüento ficar com esse nó na garganta. (pausa) Daqui a um mês me caso com Aninha Felizardo. É isso. Falei!
BEIJA (incrédula): O quê?

Continua...



No capítulo anterior...
Dona Ceci escorraça Beija de sua casa
Arrasada ela é consolada por Padre Aranha
As famílias jantam e marcam o casamento de Antonio com Aninha
Contrariado Antonio comunica o casamento à Beija

CAP. 24

BEIJA (chocada): Não posso acreditar no que acabei de ouvir! Repita, por favor.
ANTONIO: É isso mesmo que você ouviu: vou me casar com Aninha Felizardo...
BEIJA: E nós, Antonio? E nossos planos, nossa vida, nossa amor, onde você jogou tudo isso, no lixo?
ANTONIO (embaraçado): Entenda Beija... Claro que isso não é uma decisão minha, é de meu pai... Você sabe o quanto te amo e que faria tudo pra ficar ao seu lado.
BEIJA: E é assim que você prova que me ama, se casando com outra?
ANTONIO: Não tive alternativa... Deus sabe o quanto tentei argumentar com meu pai, mas ele sequer quis me ouvir. Disse que me deserdaria e me expulsaria de casa se ousasse desobedecer a sua ordem. Você conhece muito bem o coronel Sampaio...
BEIJA: Não te conheço mais, Antonio Sampaio. Cadê aquele homem forte, decidido? Você sucumbiu ante ao primeiro obstáculo!
ANTONIO: Não é o primeiro, Beija... Há uma montanha de obstáculos entre nós, o meu pai é apenas um deles.
BEIJA: Tem a sua mãe também... Você já deve saber que ela me expulsou da sua casa feito um cão sarnento...
ANTONIO: Sim, eu soube... Fiquei muito magoado com ela, mal estamos nos falando...
BEIJA: Não compreendo essa implicação da sua família comigo...
ANTONIO: Beija, sejamos realistas... As coisas mudaram muito, a situação agora é outra completamente diferente. Seu avô foi morto em circunstâncias nunca esclarecidas/
BEIJA (cortando): Quantas vezes preciso dizer que não tive culpa nenhuma na morte do meu avô? Quantas vezes?
ANTONIO: Eu sei Beija, mas não é o que todos pensam no arraial... E depois tem o seu caso com o Ouvidor... Você viveu com ele, como marido e mulher durante dois anos. Você é uma mulher desonrada... Isso também o povo não aceita... Aliás nem eu mesmo não sei se aceito... Fico tentando esquecer disso, mas quando penso que a qualquer hora alguém pode me jogar isso na cara, fico desorientando, fico em dúvida...
BEIJA: Quer dizer que o preconceito não é apenas do povo de São Domingos, você também tem dúvidas quanto a mim...
ANTONIO: Não é isso...
BEIJA: Então é o quê? Você mesmo acabou de confessar que compartilha das mesmas dúvidas do povo desse arraial...
ANTONIO: Entenda uma coisa: se a gente ficar junto sempre teremos essas perguntas batendo à nossa porta. Sempre seremos alvo de comentários, de mexericos. Seremos apontados na rua... Será que isso é o melhor para nós?
BEIJA: E o melhor para nós é seguir as ordens e a cabeça preconceituosa destas pessoas? Eu pensava que o importante para nós era ser feliz, independentemente do mundo, do resto...
ANTONIO: Mas não podemos viver isolados do resto...
BEIJA: Vamos embora de São Domingos, Antonio. Vamos para outro canto do mundo, viver o nosso amor, criar a nossa família, nossos filhos... Eu sou rica, tenho dinheiro bastante para nos sustentar por um bom tempo até reconstruirmos a nossa vida... Vamos embora de uma vez por todas?

Passará Antonio por cima de todos os seus princípios machistas, da vontade de sua família para viver o seu grande amor por Beija?

Continua segunda-feira...


Nenhum comentário: