16 de outubro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap. 29 e 30










No capítulo anterior...
Beija resolve ficar em Araxá
Desde que o amado desista de casar-se com Aninha Felizardo
Antonio não aceita a proposta e ela o expulsa.
Beija lamenta-se com Severina
Antonio chega em casa bêbado e seu pai exige explicações

CAP. 29

SAMPAIO: Vamos, me diga, rapaz, por onde você andou?
ANTONIO: Por aí, meu pai, por aí...
SAMPAIO (segurando-o pelo braço): O que nós havíamos combinado da última vez que você deu uma saída dessas?
ANTONIO (pensando um pouco): Que não era pra eu sair mais...
SAMPAIO: Pois é.... Não era mais pra/ (e interrompe a fala)

Percebendo o estado de alta embriaguez do filho, Sampaio desiste da conversa e deixa para o dia seguinte, à beira do curral.

SAMPAIO: Está com a cabeça no lugar agora?
ANTONIO: Estou, pai, por quê?
SAMPAIO: Para terminarmos aquela conversa de ontem...
ANTONIO: De novo?
SAMPAIO (ríspido): Sei muito bem que você foi atrás dela. E não adianta tentar negar!
ANTONIO: Dela quem?
SAMPAIO: Deixe que Beija vá embora desse arraial de uma vez por todas e nos deixe a todos em paz! Será que você não entende que essa mulher só nos causa problemas?
ANTONIO: Mas, meu pai/
SAMPAIO (cortando): Fique longe dela! Só isso! Você já pensou se o coronel Felizardo descobre que você anda ciscando no terreiro de Beija?

Enquanto isso, Padre Aranha faz uma última tentativa no intuito de convencer Beija a ficar em Araxá. A sala está cheia de caixas e é sobre elas que se sentam para conversar.

PADRE ARANHA: Filha, você está realmente segura de que é isso mesmo que você quer?
BEIJA: Absolutamente segura não estou. Assim como a vinda para Araxá não deu certo, para o Rio de Janeiro também pode não dar...
PADRE: E você não acha melhor fincar raízes aqui, a ficar dando tiros para todos os lados?
BEIJA: Meu principal objetivo aqui era Antonio. Mas agora vejo que isso não tem a menor possibilidade de futuro...
PADRE: Ainda acho muito prematura essa sua partida...
BEIJA: Aqui o meu passado sempre bateria à porta, padre. Nunca me livraria das acusações, das calúnias e da pecha de “Moça do Ouvidor”.
PADRE: E você acredita que no Rio de Janeiro seria diferente?
BEIJA: Claro, vigário. Lá ninguém me conhece, ninguém sabe nada da minha vida passada... (mudando o tom) Preciso acreditar nisso. Senão desisto aqui, agora mesmo, entende?

Na fazenda dos Sampaios, coronel Felizardo adentra a sala e antes dos cumprimentos dispara:

FELIZARDO: Coronel Sampaio, tenho um assunto muito sério para lhe falar.

Continua...



No capítulo anterior...
Antonio chega bêbado e o pai lhe cobra explicações
Sampaio descobre que Antonio esteve com Beija e o recrimina
Padre Aranha ainda tenta convencer Beija a ficar
Irritado o coronel Felizardo procura Sampaio

CAP. 30

SAMPAIO: Bom dia, coronel Felizardo! A julgar pela sua intempestividade imagino que o assunto que o traz aqui seja realmente grave...
FELIZARDO: E é, coronel Sampaio, muito sério...
SAMPAIO: Pois bem, vamos lá, então diga...

Nisso Antonio entra na sala. Pára e fica observando o futuro sogro.

FELIZARDO: Um capataz viu Antonio saindo da fazenda de Beija. Isso é verdade?
SAMPAIO (meio sem jeito, olhando irado para Antonio): De certa forma... Quero dizer.../
FELIZARDO (irritado): Como assim, Sampaio? É verdade ou não é?
SAMPAIO: É isso que o traz aqui tão ansioso assim?
FELIZARDO: E você acha pouco? Falta menos de um mês para o casamento da minha filha e o seu noivo está a se encontrar com a amante! Quero que isso fique bem claro: minha filha não fará o papel de idiota nessa história não... Ou Antonio assume esse casamento de vez ou a coisa não vai prestar...
SAMPAIO: Calma, coronel, calma... (mudando o tom) É verdade, Antonio esteve lá sim, mas foi a mando meu.
FELIZARDO: Como assim? Você também perdeu o juízo depois de velho?
SAMPAIO: Mandei para que resolvesse esta história com Beija de uma vez por todas. Para que não restasse nenhuma dúvida! Foi isso... Estou ciente de tudo, Felizardo, e tenho acompanhado cada passo do meu filho. Fique tranqüilo.
FELIZARDO: Ainda bem que essa maldita está indo embora de São Domingos. Queira Deus que não volte nunca mais!
SAMPAIO: Pode dormir sossegado. Antonio está sob as minhas vistas. E a palavra de um Sampaio não volta atrás. Casamento combinado é casamento consumado.

Tudo está pronto para a partida. Os carros de bois enfileirados, escravos a postos, só aguardando as ordens de Moisés. Beija e Severina se despedem de dona Gertrudes, a caseira, e caminham para a charrete.

BEIJA (contemplando tudo à sua volta): Ah Severina... Um dia fui tão feliz nesse lugar... Você não imagina o quanto...
SEVERINA: A Sinhá fala de seu avô?
BEIJA: Ele me enchia de carinho, de Beijos. Divertia-me... Faltava adivinhar o meu desejo: o quitute, o doce, a brincadeira... (e como se visse um flash back) Ainda me vejo correndo pelo meio dessas flores e ele, com o sorriso largo, sempre me esperando de braços abertos...
SEVERINA: A sinhá sente muita falta dele, não é?
BEIJA (com uma lágrima escorrendo pela face): Muita, Severina... Muita... É um vazio tão grande que nunca será preenchido...
SEVERINA: Eu posso imaginar...
BEIJA (secando a lágrima e mudando o tom): Mas agora vamos embora porque o Rio de Janeiro nos aguarda. Vamos começar tudo de novo!

Continua amanhã...


Nenhum comentário: