23 de maio de 2011

Analisar é o que há: A mulher e o Futebol




Nós, do sexo frágil, crescemos ouvindo que futebol é coisa para homem. Fazer ballet, chorar sem motivo e comprar sapatos seriam “coisas de mulher”. Interessante, não? Pois bem…


Foi-se o tempo em que futebol era só coisa de homem. Mulheres mais uma vez ultrapassaram mais uma barreira nesse insistente machismo plantado a sociedade. As Olimpíadas de Pequim são prova disso, basta repara no nosso time de guerreiras, em especial a jogadora Marta da seleção feminina de futebol. Mesmo sem medalha em Pequim, elas fazem bonito nos campos! E posso falar, que fazem melhor do que muito time masculino. 


Existe até muita mulher que entende mais de futebol que alguns 'cuecas' por aí. Estes, aliás, estão cada vez mais acostumados com a presença feminina nos estádios. Vibramos juntos, cantamos juntos, quebramos tabus. É claro que a presença masculina é muito maior. O que afasta a mulherada do estádio é a violência, assim como a falta de educação de uma minoria machista que freqüenta os jogos.


Mesmo assim, continuamos sofrendo pelo nosso time do coração, vibrando pela seleção brasileira… unidos por uma mesma paixão. Só é uma pena o futebol feminino não ter conquistado o mesmo espaço na mídia que o masculino tem. Mas isso é questão de tempo, porque o talento das meninas é inquestionável!


Então, futebol é coisa de mulher? Na verdade, futebol é coisa de todo mundo. Do presidente, do gari, do jogador, da dona de casa e de mulher também! Estamos aí pra torcer e discutir com vocês (de igual para igual) todos os lances polêmicos dos gramados. Tudo isso sem, é claro, perder a elegância. O que nos torna torcedoras especiais e essenciais. De salto alto, mas sempre “de olho no lance”!


 E como digo, mulher já tem de natureza um poder de debate e conversa indescutível, quando se trata de futebol então ... Homens estão por fora em comparação as que entendem. Pode ter certeza. 


Mulheres aguentaram durante séculos o machismo do homem e a ridícula visão de que mulher não era nada na sociedade, só servia para gerar filhos, e filhos homens é claro. Porém Crescemos, encaramos barreiras, más conceitos, ganhamos um lugar na sociedade e hoje nos mostramos superiores a muitos, não preciso nem comentar que hoje o nosso país é liderado por uma mulher não é?. E hoje não somos mais  portadores da consideração de 'sexo frágil' dito a cima. Como costumam dizer, por trás de um grande homem,existe sempre uma grande mulher. Sem dúvidas. De nada seriam sem nós.

Um comentário:

PTeofilo disse...

Você é uma prova da mulher e o futebol!! Se todas as mulheres entendessem de futebol igual vc muitos casais naum separavam!!huahuaaa Post bem legal!!! Beijos