24 de maio de 2011

Analisar é o que há: A importância do conhecimento





Vejo pessoas o tempo todo ao meu redor criticando aos que estão se dedicando em excesso aos estudos e se preparando por inteiro para uma universidade ou algum concurso, e pra ser sincero não vejo lógica nas criticas, eu mesmo sou uma pessoa que sinceramente, não sou de ficar horas estudando nem ao menos gosto de estudar, porém tenho a plena consciência da importância do estudo, do conhecimento em minha vida. Se tratando de mim em especial, quero prestar vestibular a medicina. Se eu não ter um bom conhecimento e uma boa base agora, como vou chegar até o meu sonho? Não tem como né ... 

Sabemos que gênios não nascem do dia para a noite e são únicos, não existe uma forma de você se tornar um gênio, gosto de usar o exemplo de Nikola Tesla, ele foi único e é improvável que vá existir outra pessoa que chegue a genialidade dele, mas mesmo tendo essa certeza, que jamais serei um Einstein, um Tesla, um Newton, etc. Vou tentar ao máximo me dedicar aos estudos e aprender coisas novas, pois sei que isso vai me ajudar. Por mais que hoje, muita das coisas a quais estudos ainda sejam inúteis pra mim, como muitas serão mesmo na carreira que eu quero seguir. 

Quando estamos abertos ao conhecimento e, principalmente, procurando conhecer coisas novas, estamos em um processo de evolução que só tem a melhorar a nossa vida e a vida das pessoas ao redor, a prova disso está em toda a tecnologia que temos hoje em dia, desde o seu computador até as vacinas e os remédios para as doenças da atualidade, tudo isso se originou através do conhecimento, não necessariamente através do livro, colégio, etc., mas sim da dedicação de buscar algo para suprir essa necessidade, caso contrario hoje em dia ainda estaríamos morrendo de gripe, não teríamos formas tão avançadas de nos comunicar, ainda iríamos achar que a Terra era o centro do Universo, resumindo, ainda estaríamos no tempo das cavernas, mas não basta estar aberto ao conhecimento e buscá-lo, temos que aplicá-lo para melhorar tudo que for possível, caso contrário iremos parar no tempo e viver na mediocridade. 

Hoje vemos o descaso das novas gerações em busca do conhecimento e um descaso maior ainda na aplicação desses conhecimentos, estão todos acomodados com a situação atual, mesmo sabendo que podemos melhorar, eles não se importam, pois tudo está ali no colo deles, tudo muito cômodo e tranqüilo, vemos essa nova geração indo à escola e se contentando com apenas aquilo, não tentam questionar, não buscam conhecimento ou apenas reclamam de ter que estudar “tudo” aquilo, pois poderiam estar em frente ao computador em vez de estar estudando.

Não podemos obrigar ninguém a se afundar em livros, cursos, etc., mas temos o dever de mostrar o benefício que existe em buscar conhecimento, mostrar que o conhecimento não vem só no colégio, nos livros, mas sim em todas as coisas que fazemos na vida, tudo que fazemos gera uma conseqüência e assim aprendemos algo novo todos os dias, e também temos o dever de mostra os benefícios em focar e aplicar esse conhecimento em algo, pois de nada adianta você saber que o lixo polui o rio e continuar jogando o lixo no rio.

A questão é que, é facil estudar? Não. É bom estudar? Também não. E definitivamente de 10 coisas que você pode fazer no dia, o estudar vai ser sempre o que você vai menos querer. Lei da vida de quase todos os jovens. Comigo também acontece isso. Acredito que o conhecimento essencial a nossa vida não está em se afundar nos livros nem em ficar 7 horas por dia em um colégio estudando, 20 matérias. O conhecimento está em VOCÊ buscar aquilo que te interessa. Cada ser tem sua parte a cumprir no mundo, uma parte a beneficiar a sociedade. Basta você ir atrás do que você quer, adquirir todo o tipo de conhecimento sobre aquilo que lhe interessa e se simplesmente nada lhe interessar, porque infelizmente a muitos nada interessa, procurar o que te interessa, tenho certeza que haverá algo. Se você só gosta de Redes sociais por exemplo, que tal tudo sobre área de comunicação, design ou algo do genero? Você com certeza sempre vai achar algo que te interesse e te deixe ainda melhor naquele assunto. Tudo é questão de ir atrás, buscar, questionar o máximo que você puder. 



Conhecimento NUNCA é demais! O problema que hoje conhecimento é sinonimo de estudo escolar. E não é bem isso. Estudo você é obrigado, o que não te enche aos olhos de uma coisa prazerosa. Conhecimento é aquilo que você procura ter em sua vida sobre diversas áreas pra realmente ter algum proveito em sua vida pessoal ou profissional. Hora de parar de se torturar com uma imagem irreal de estudar e começar a buscar uma maneira de fazer daquilo o melhor pra você. Escola é fase que não tem jeito, se tem que passar por ela, o jeito é tentar amenizar o seu lado para um futuro brilhante. Vai por mim! :) 

Um comentário:

PTeofilo disse...

Conhecimento é o melhor bem que podemos tirar e levar da vida e de tudo nela. Se tirarmos um pouquinho de cada coisa que vemos e fazemos, nos enriquecemos mto pessoalmente!!! Beijos