30 de maio de 2011

Analisar é o que há: Diversidade Cultural



Vocês sabiam que somente no Brasil são faladas mais de 180 linguas diferentes ? Pois é, o meu assunto de hoje começa por aí... 

Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. Uma das características da nossa sociedade é a grande diversificação interna. 

Somos um país onde na maioria se fala a mesma lingua, o português, e também em sua maioria, somos cristãos. O que é um fato raro para um país com o tamanho do Brasil. Mas como dito a cima, nesse país gigante em termos territoriais há de tudo. Tanto há de tudo que 180 linguas pelo menos são faladas aqui mesmo. 

Geralmente, cada país existe sua restrita cultura. Onde é seguida e respeitada sempre desde séculos e séculos passados, como na Índia e em países muçulmanos por exemplo, onde há uma rigida cultura ou costumes a ser seguido, em sua maioria seguidas pelos mandamentos de Alá, Deus deles. Porém, no Brasil há uma enorme diferença. Somos uma mistura de todas as cultuas, onde nele tudo basicamente se aceita e logo vira parte cultural, com o exemplo das inúmeras religiões aqui presentes e que nesses países ditos a cima jamais seriam aceitas tal diversidade. Desde a época de colonizações onde diversos povos se instalaram no Brasil, isso teve também, influências e deixaram para trás junto a eles seus hábitos e costumes aplicados em nossa sociedade. Onde com isso, formou-se a cultura Brasileira. Pegando um pouquinho daqui, um pouquinho dalí, um pouquinho de fora, e criando uma própria se deu-se uma mistura fantástica. Onde hoje somos reconhecidos como a maior diversidade cultural. Isso é presente até mesmo em nossa alimentação, nosso prato básico é o famoso arroz,feijão e carne não é ? Mas na verdade nossa culinária nata, ou seja, tudo que existe por aqui é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos e tendo no sul do país influência alemã e italiana.  Viu só. Mais uma vez encontramos a palavra que resume a nossa cultura, "Mistura". 

Brasil, onde tudo se mistura, onde tudo se encontra, onde tudo se pode. 

Mas como me conhecem e eu sempre critico algo. Nisso também, infelizmente existe algo maravilhoso em nosso país, de extrema riqueza e que todos zombam e muitos ao menos consideram como 'ser humano' Sim, os índios. Onde esse nome já chegou a ser banalizado em forma de chingamento a pessoas de nossa sociedade comum. Pena. Pois é incrível a vida que levam. Sem necessidade material, sozinhos em uma mata e vivendo de recursos naturais. Protetores da floresta posso assim considerar. Suas danças típicas, rituais, próprias línguas o que os isolam de uma certa forma do resto de nós, e o que mais me admira é que sim, eles sobrevivem sem nada do que a gente julga necessário em nossas vidas. Até mesmo o auxilio da medicina eles dispensam. A natureza é maravilhosa ou não é ? Pois é ela que auxilia esse povo maravilhoso a encontrar saidas a cura. E acreditem, dá realmente certo tudo que eles põe a mão. Tem sua própria religião, acreditam em uma cultura só deles e fazem dessa cultura, parte da nossa. Sim gente, índios são seres humanos e até mesmo melhores que nós, pois tem a capacidade de viver com muito pouco e feliz, diferente de nós que temos tanto e só reclamamos. Temos que dar valor a isso, valor as centenas de tribos que ainda temos. E lutar para que desmatamentos sejam diminuidos, porque com ele, acabamos também com a vida desses índios.  " Brasil, país de índio " Frase de Americano. Ao invés de abaixar a cabeça e achar isso um absurdo. Se orgulhe! Pois há mesmo, e fazem parte de tudo que a gente tem em termos culturais. O fato de nós não sermos índios está longe de significar que eles são inferiores. São APENAS diferentes! 

No brasil pra mim, é o ultimo país onde se deveria ter preconceito. Pois em um país onde se existe TODAS as Etnias, é considerado um país de todos. 

Pensem nisso. O Brasil é riquíssimo culturalmente. Temos dentro de um único país pedacinhos de todos ao redor do Mundo. Todos, sem exceção. Cada país desse mundão a fora tem uma marca cultural presente aqui por minima que seja. Vamos valorizar isso né, galera? 


Beijos, Victória Calderon 

Nenhum comentário: