19 de maio de 2011

Analisar é o que há: Um universo de caminhos.



Boa tarde gente! Hoje resolvi falar de um assunto que muito me interessa e acredito que a vocês também. A infinidade de escolhas e caminhos que temos a seguir por esse mundo a fora, sem ao menos saber disso, muita das vezes.

Sabemos que no Brasil, apesar da evolução que já se tem, a educação ainda é inferior, e acredito que seja esse o motivo por ainda sermos emergentes em relação ao primeiro mundo. Porque afinal, o que é um país sem uma educação a altura ?

No Brasil, atualmente, digamos que 90% da população está a busca de 5 áreas específicas. Medicina, Engenharia, Advocacia, Administração Ou algo relacionado a Fisica, Quimica, Matemática. Falando ao português mais claro, todo mundo quer ser considerado 'Doutor'. Mas isso, porque temos uma visão pequena da imensidade de escolhas valorizadas por esse mundo a fora. Acredite

Em nosso país, para termos nome, ganharmos valores. Precisamos ter uma boa profissão, sabemos dessa realidade. E parece que de uns tempos pra cá, boas profissões sejam somente essas. Quando na verdade, não é.

Pare um pouco, e olhe para fora. Não imagine o mundo, no Brasil. E sim ele em um todo. Já parou pra pensar em quantas oportunidades e coisas distintas temos lá fora ? Andei conversando com um professor que estudou na Califórnia e hoje tem uma amiga nos EUA também estudando. E garantia certa de que QUALQUER area é valorizada. Pedreiro por exemplo, que aqui no brasil de nada vale na boca da sociedade praticamente, lá todos valorizam. Empregada doméstica, é caríssimo, se dá um valor ao extremo.

Uma conhecida, que faz relações internacionais por exemplo. Foi estudar fora a 7 anos, já fala 4 idiomas e está indo pra Rússia passar 3 anos estudando. E tudo, porque foi estudar fora, foi atrás do que ela realmente queria, e não só do que o nosso país disponibiliza com boa condição financeira. Porque aqui, até tem .. mas bem pouco valorizada economicamente.

Como ela mesmo diz, lá os métodos são diferentes, que levam os alunos a tomarem gosto pelas aulas." Não há como entrar em uma universidade e não se interessar em pelo menos um curso lá dentro, são milhares. Até mesmo o que você nunca imaginou que existiria, você vai encontrar " Palavras dela.

Não estou julgando a educação Brasileira. Mas acho que está na hora do Brasil começar a investir nos Jovens de hoje, na educação deles, e não só tranca-los em uma escola 5, 6 horas por dia com inúmeras matérias, e sim incentivar o aluno a gostar do que faz, a pensar desde cedo no que vai fazer, e que com certeza terá mercado pra isso, a puxar pelo lado que lhe convém. Pois pra mim, de nada adianta estudar 20 matérias, se na verdade, na vida lá na frente usarei de 2% disso tudo. Lá fora, já se tem essa visão. E aqui ? Vamos continuar no pé que anda por quanto tempo ?

Victória Calderon

Um comentário:

PTeofilo disse...

Acho que o país esta começando a pensar bastante na educação pois ele tem investido muito em curso técnicos profissionalizante para pessoas mais humildes!!! Ele peca as vezes em seus ensinos fundamentais, mais é pq o povo brasileiro é assim, e o pais ainda coloca sistema de cotas nas faculdade publicas isso faz com q ele mesmo fale que o ensino dele é uma merda!!! Mais em questão a profissões, ele ta investindo mto em faculdades e cursos técnicos, mais ainda tem mto a melhorar!!! Parabéns pela critica, muito boa, mais ainda não da para comparar nosso país com EUA, mais um dia vai chegar la!!Hoje em dia até um varredor de rua tem que ter ensino médio!!Com relação a emprego, enquanto não tivermos um PIB bom não poderá ter um salário minimo as alturas!! Temos que correr atras e ajudar o país a melhorar!!! Parabéns,post bem polêmico, Beijos