22 de maio de 2011

Domingo Agora - Terceira Parte:

Se liga por que:


Paraná vira sobre Ituiutaba e estreia com triunfo na Segundona

O Paraná tomou um susto, mas conseguiu se recuperar e estreou no Campeonato Brasileiro Série B com vitória. O Tricolor venceu, de virada, o Ituiutaba, (de Minas Gerais) por 2 a 1. O meia Kelvin, já vendido para o Porto, de Portugal, foi o nome do duelo.

Na Série B nacional desde 2008, o Paraná não começou a temporada bem. A equipe foi rebaixada também no Paranaense. Sendo assim, começar o Brasileiro vencendo seria de suma importância para o clube da Vila Capanema.

Já a situação do Ituiutaba era diferente. Promovido da Série C, o time vem embalado pelo título do Módulo II do Campeonato Mineiro. E o próximo desafio era aproveitar a má fase do oponente e obter o triunfo no Estádio do Melão, em Varginha.

O jogo - Debutando na Segundona, o Ituiutaba não conseguiu infiltrar na zaga paranista durante os primeiros 45 minutos. As principais chances dos donos da casa saíram de chutes de longa distância e pouco incomodaram o goleiro Zé Carlos.

Em contrapartida, o Paraná, mesmo jogando como visitante, ficou mais tempo com a posse de bola e criou chances mais claras. O motor da equipe do técnico Ricardo Pinto foi o meia Kelvin. A revelação do Tricolor fez gato e sapato da defesa mineira, porém não converteu em gols.

A oportunidade mais aguda ocorreu aos 43 minutos. O zagueiro do Boa (nome que o time é chamado), Júlio César Santos, se atrapalhou na saída de bola e deu de bandeja para Kelvin. O camisa 10 do Paraná carregou, mas parou no arqueiro adversário. Desta forma, o placar não foi movimentado na primeira etapa.

No segundo o tempo, o time da casa voltou mais aceso. Após pressionar, os mandantes foram premiados aos 18 minutos. Paulão, artilheiro da segunda divisão mineira, pegou a sobra de uma confusão na área, tirou o goleiro rival e inaugurou o marcador. Na jogada, o zagueiro Luciano Castán furou na tentativa de afastar e facilitou a vida do atacante.

A resposta do Paraná veio rapidamente. Em jogada rápida, Kelvin, aos 22 minutos, chutou rasteiro de dentro da área e balançou as redes para recolocar o Paraná no confronto.

O gol animou o Tricolor, que colocou em campo o meia Kerlon 'Foquinha'. A equipe aproveitou o jogo aberto e consumou a virada aos 29 minutos. Wellington chutou forte, o goleiro Luiz Henrique espalmou e o atacante Léo não desperdiçou: 2 a 1.

O próximo compromisso do Paraná será na terça-feira, contra a Portuguesa, em Curitiba. Já o Boa buscará os primeiros três pontos diante do São Caetano, no ABC paulista, também na terça.


Com reservas, Santos empata com Internacional na estreia do Brasileirão

Peixe sai na frente, mas permite reação da equipe colorada na Vila


Luiz Fernando Menezes/Fotoarena/AE
Em um jogo morno, marcado pela ausência dos astros do Santos, o Peixe estreou neste sábado (21) no Campeonato Brasileiro com um empate por 1 a 1 contra o Internacional. Sem Neymar, Elano e o técnico Muricy Ramalho, que pegou uma gripe, o time alvinegro mostrou um futebol mediano na Vila Belmiro.

O Santos até saiu na frente, com um gol de pênalti marcado pelo atacante Keirrison, mas permitiu a reação do Internacional, que marcou um bonito gol com o atacante Zé Roberto e decretou o primeiro empate do Brasileirão.

Agora, o Alvinegro Praiano volta a concentrar as suas atenções na Copa Libertadores. Isto porque os santistas enfrentam o Cerro Porteño, do Paraguai, nesta quarta-feira (25), às 21h50 (horário de Brasília), no Pacaembu, no jogo de ida pelas semifinais da competição. Já os gaúchos jogam pelo Brasileirão diante do Ceará, no próximo sábado (28), às 18h30, no Beira-Rio.

A partida começou com o Internacional tentando aproveitar o desentrosamento do Santos, que, além de atuar com um time reserva, não pôde contar com o técnico Muricy Ramalho. O auxiliar Marcelo Martelotte dirigiu a equipe.

Mas, por outro lado, o Inter também não conseguia chegar com muito perigo ao gol santista. A melhor chance no início do confronto aconteceu aos 18min. O lateral-esquerdo Kléber fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Aranha afastou parcialmente com um soco na bola e, no rebote, o volante argentino Bolatti isolou, mandando-a pela linha de fundo.

Mesmo sem apresentar um grande poder de criatividade do seu meio-campo, o Peixe conseguiu chegar ao seu primeiro gol. Aos 27min, o atacante Tiago Alves sofreu pênalti do lateral Daniel. Na cobrança, no minuto seguinte, Keirrison bateu forte, no ângulo direito de Renan, abrindo o placar para os donos da casa.

Só que a vantagem dos alvinegros no marcador durou pouco. Aos 35min, o Colorado empatou após boa jogada de Oscar pela esquerda. O meia tocou para Zé Roberto, de perna direita, acertar uma bela finalização no ângulo esquerdo de Aranha.

Após os dois gols, lances de destaque só voltaram a acontecer na etapa complementar. E, logo aos 5min, o Inter quase virou para cima do Santos. Oscar cobrou falta da esquerda, Zé Roberto se antecipou a zaga santista para desviar a bola, exigindo grande defesa de Aranha. Atento, o camisa 1 do Peixe espalmou.

Minutos depois, o Alvinegro Praiano perdeu Tiago Alves, por lesão. Martelotte optou por promover a estreia do atacante Richelly no seu lugar. E o estreante da noite quase teve a oportunidade de marcar o seu primeiro gol pelo Santos. Só que a defesa colorada impediu o feito ao cortar a bola tocada por Keirrison, após driblar o goleiro Renan, aos 16min.

Com o empate no placar, os dois treinadores passaram a buscar opções para tentar melhorar o rendimento de suas equipes. Marcelo Martelotte sacou Rodrigo Possebon para a entrada de Anderson Carvalho. Já Paulo Roberto Falcão tirou o volante Bolatti para a entrada do lateral-esquerdo Fabrício e, mais tarde, o meia Oscar saiu para a entrada do centroavante argentino Cavenaghi. O atacante Ricardo Goulart também substituiu o meia-atacante Zé Roberto no final.

Entretanto, apesar das tentativas dos técnicos, Santos e Internacional pouco criaram para tentar alterar o placar. A última chance foi dos gaúchos, já nos acréscimos. Leandro Damião foi lançado por Tinga, mas na entrada da área, apesar de ter chutado cruzado e forte, Aranha fez uma boa defesa, evitando o gol do Colorado.

Após esse lance, o empate se sustentou até o apito final do árbitro na estreia dos dois times na Série A do Brasileiro 2011.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 INTERNACIONAL


Local: estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 21 de maio de 2011, sábado
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (Asp. Fifa-DF) e Carlos Emanuel Manzolillo (DF)
Renda: R$ 78.170,00
Público: 4.532 pagantes

Cartões amarelos: Charles e Bruno Aguiar (Santos); Bolatti e Daniel (Internacional)

Gols: SANTOS: Keirrison, de pênalti, aos 28min do primeiro tempo; INTERNACIONAL: Zé Roberto, aos 35min do primeiro tempo

SANTOS: Aranha; Bruno Aguiar, Bruno Rodrigo e Vinícius Simon; Pará, Rodrigo Possebon (Anderson Carvalho), Charles, Felipe Anderson e Alex Sandro; Tiago Alves (Richelly) e Keirrison
Técnico: Marcelo Martelotte

INTERNACIONAL: Renan; Daniel, Juan, Bolívar e Kleber; Tinga, Guiñazu, Bolatti (Fabrício) e Oscar (Cavenaghi); Zé Roberto (Ricardo Goulart) e Leandro Damião
Técnico: Paulo Roberto Falcão.


Sevilla vence e garante vaga direta na Liga Europa

Na parte de baixo da tabela, Deportivo La Coruña perdeu em casa e foi rebaixado


Lluis Gene/AFP

Se o Campeonato Espanhol entre Barcelona e Real Madrid foi definido antecipadamente, a última rodada da competição ainda reservou emoção para uma série de torcidas. A que teve mais motivos para comemorar foi a do Sevilla, que confirmou vaga na próxima edição da Liga Europa.

Jogando fora de casa, o time venceu o Espanyol por 3 a 2 e encerrou o campeonato na quinta colocação, com 58 pontos conquistados. Negredo, em duas oportunidades, e Kanouté fizeram os gols da equipe de Sevilha, enquanto Osvaldo e Verdú descontaram para o oitavo colocado da tabela.

Athletic de Bilbao e Atlético de Madri terminaram com a mesma pontuação do Sevilla, mas o time do país basco levou a melhor na disputa e ficou com a segunda vaga direta na Liga Europa em virtude dos critérios de desempate. Em sétimo, a equipe da capital espanhola terá que disputar a repescagem da competição.

Na ponta de baixo da tabela, como Almería e Hércules entraram na última rodada já rebaixados, restava conhecer apenas a última equipe a cair para a segunda divisão. Seis times lutavam para evitar o rebaixamento: Zaragoza, Deportivo La Coruña, Getafe, Real Sociedad, Mallorca e Osasuna.

O Zaragoza ocupava a 18ª colocação e vivia situação mais complicada, mas quem disputará a segunda divisão na próxima temporada é o Deportivo. O time de La Coruña perdeu para o Valencia por 2 a 0, dentro de seus domínios, e foi o único a terminar com 43 pontos ganhos.

Confira os resultados da última rodada:
Málaga 1 x 3 Barcelona
Hércules 0 x 0 Sporting Gijón
Real Madrid 8 x 1 Almería
Deportivo La Coruña 0 x 2 Valencia
Espanyol 2 x 3 Sevilla
Levante 1 x 2 Zaragoza
Mallorca 3 x 4 Atlético de Madri
Osasuna 1 x 0 Villarreal
Racing Santander 1 x 2 Athletic Bilbao
Real Sociead 1 x 1 Getafe



A quarta parte vem por aí, aguardem!

Nenhum comentário: