9 de setembro de 2012

Domingo Agora - Sexta Parte:





Agora, pra começar a última parte do Domingo Agora tem a Reportagem da Especial. Confira:


A Reportagem da Semana vai falar sobre a FALTA DE AR. Veja abaixo:

FALTA DE AR

Sinônimo:

Dispnéia; dificuldade para respirar.

O que é?

Dispnéia é o termo usado pelos médicos para se referirem à falta de ar ou encurtamento da respiração. A pessoa afetada tem a sensação de não conseguir “pegar mais ar” ou não conseguir respirar profundamente. Poderá também sentir dificuldade para colocar o ar para fora dos pulmões.

Estes dados são subjetivos e variáveis em intensidade, além de poderem ser influenciados por outros fatores.

Como se desenvolve?

A falta de ar pode ocorrer por causas diversas. Contudo, ela é considerada normal quando a pessoa realiza um exercício extenuante. Para que a dispnéia seja sentida, o indivíduo deverá possuir um sistema neurológico em bom funcionamento, ou seja, os nervos enviam a “mensagem” da falta de ar para a medula espinhal (que fica dentro do canal espinhal, que é formado pelas vértebras da coluna vertebral) e esta informação é levada até o cérebro, onde ela é percebida (entendida).

A interpretação desta sensação pode variar de acordo com o estado psicológico da pessoa.

Como ela se apresenta?

A dispnéia pode surgir de maneira aguda, crônica ou ser paroxística.

Muitas vezes, a falta de ar aguda na criança é causada pelas infecções respiratórias – bronquiolite e laringite, por exemplo. Nos adultos, as possibilidades são bem maiores. Dentre as causas possíveis estão:

asma
exacerbação da bronquite crônica
edema pulmonar (por causa do coração fraco)
ferimentos internos no tórax
derrame pleural (“água na pleura”)
pneumotórax
sangramento súbito volumoso e outros.

Quando o encurtamento da respiração existe há mais tempo (crônico), ele pode ser devido à:

doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar ou bronquite crônica)
fibrose (“endurecimento”) dos pulmões
embolia pulmonar (trombose nas artérias dos pulmões)
insuficiência do coração
asma
anemia grave
câncer de pulmão
angina do coração
por nervosismo
por outras doenças.

A insuficiência aguda do coração em bombear o sangue é o edema agudo de pulmão, que causa uma falta de ar paroxística à noite.

Com intuito de classificar a dispnéia de uma maneira mais objetiva, os médicos muitas vezes utilizam escalas que categorizam a falta de ar conforme a sua intensidade.

Como o médico faz o diagnóstico?

Frente a um caso de dispnéia, o médico iniciará a investigação com perguntas ao seu paciente e, após, realizará o exame físico. Depois, definirá se será necessário algum exame complementar que poderá, na maioria das vezes, comprovar de maneira objetiva o problema do indivíduo afetado.

Como se trata?

O tratamento do indivíduo acometido pela falta de ar será decidido de acordo com a causa subjacente. Por exemplo, se o motivo da falta de ar for uma pneumonia bacteriana, o tratamento deverá ser feito com antibióticos. Além disso, poderá ser usado ou não oxigênio suplementar para o paciente, medicações para combater a dor e a febre e fisioterapia respiratória.

Como se previne?

A prevenção vai também depender da causa. Evitar exercícios extenuantes pode prevenir o encurtamento da respiração.

Casos de falta de ar por insuficiência cardíaca, asma, distúrbio do pânico, embolia pulmonar e outros poderão ser prevenidos desde que o indivíduo tenha um acompanhamento médico e faça uso das medicações recomendadas regularmente.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

O que eu devo fazer quando iniciar a falta de ar?

A medicação deve ser utilizada continuamente ou só nos momentos de encurtamento da respiração?

Por quanto tempo deverá ser feito acompanhamento médico?




FONTE: ABC DA SAÚDE.

Agora, ficaremos:


14 de setembro

E A Vida Continua...

Adaptação do livro homônimo escrito por André Luiz e psicografado por Chico Xavier. O encontro de Ernesto e Evelina, duas pessoas que juntam forças e esperanças para enfrentar uma vida marcada por coincidências.

Drama - Brasil, 2012. Direção: Paulo Figueiredo. Elenco: Amanda Acosta, Lima Duarte, Ana Rosa, Luiz Baccelli, Ana Lúcia Torre.Duração: a definir. Classificação: a definir

Resident Evil 5: Retribuição

Quinto filme da franquia de horror baseada nos games de mesmo nome.

Horror - (Resident Evil: Retribution) EUA, 2011. Direção: Paul W.S Anderson. Elenco: Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Sienna Guillory, Shawn Roberts, Li Bingbing, Johann Urb, Boris Kodjoe, Colin Salmon,Oded Fehr, Kevin Durand Duração: a definir. Classificação: a definir.


My Way, o Mito Além da Música

A história de Claude François, ícone da música popular francesa.

Drama - (My Way) França, 2012. Direção: Florent-Emilio Siri. Elenco: Jérémie Renier, Benoit Magimel, Monica Scattini, Sabrina Seyvecou Duração: 148 min. Classificação: a definir

Polissia

Uma jornalista policial é enviada para fazer uma matéria sobre a divisão de proteção de menores da polícia, mas acaba tendo um caso com um dos personagens da história.

Drama - (Polisse) França, 2011. Direção: Maïwenn. Elenco: Karin Viard, Marina Foïs, Nicolas Duvauchelle, Maïwenn. Duração: 127 min. Classificação: a definir.

Tropicália

Um panorama do movimento cultural tropicalista e da luta dos seus protagonistas pela liberdade de expressão, no Brasil do fim dos anos 60.

Documentário - Brasil, 2012. Direção: Marcelo Machado. Duração: 72 min. Classificação: a definir

Vizinhos Imediatos de 3º Grau

A comédia acompanha um grupo que faz a vigilância da vizinhança e que, durante a ronda, descobre um plano que pode destruir o planeta.

Comédia - (The Watch) EUA, 2012. Direção:Akiva Schaffer. Elenco: Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill. Richard Ayoade, Rosemarie DeWitt, Will Forte. Duração: a definir. Classificação: a definir.



Tchau galera do TVED.
#FUI!

Nenhum comentário: