5 de maio de 2011

Analisar é o que há: Transtorno Bipolar, Baseado em Malhação.

Boa tarde, gente! Quinta Feira, fim de semana chegando e é com um grande prazer que eu venho pela segunda vez escrever pra vocês. 

Tirei como tema de hoje, uma das mais recentes personagens de malhação cujo logo que chegou, chamou a atenção de muitos por uma curiosa personalidade "dupla" a ela assimilada. Raquel, como todos já sabem é uma adolescente aparentemente normal e saudavel mas que sofre de uma doença conhecida por Transtorno Bipolar. Mas afinal, o que seria uma pessoa Bipolar ? Falando ao português mais claro, é uma pessoa que muda de humor repentinamente, sem qualquer lógica. Vai do extremo da felicidade ao extremo da tristeza em questões de segundos, e entre outros sentimentos da mesma maneira transtornados. Doença relativamente séria e que deve ser tratada com medicamento. Logo, quem se dispõe a entender isso, não enxergará a tão odiada Raquel como a vilã da história, e sim, como uma pessoa que contém uma doença e por isso age de formas absurdas repentinamente prejudicando a si e aos demais. Afinal, quem possui essa doença depende de total compreensão de todos a sua volta.

Como comentado no texto de ontem, muita das vezes a influência que a televisão nos proporciona é de fato, boa. Porém, como em toda regra existe sua exceção, também há males nesse meio. Até então, essa doença vinha a ser pouco comentada entre as pessoas e pouco também, divulgada, assim dizendo. Porém depois dessa onda que a televisão nos trouxe de Bipolarismo, virou comum, quase todas as adolescentes na faixa de 12 a 17 anos se considerarem Bipolares. Toda ou qualquer mudança de humor profunda é dessa forma, considerada.  

Seria essa, mais uma moda entre os jovens? Espero e acredito que não. É comum o surgimentos de várias novas ondas nesse meio, um ídolo alí, um tipo de roupa lá, entre outros, até porque o que passamos nessa fase, nos exige isso, repentinas mudanças de gostos e opiniões. Porém, quando uma doença vira justificação para estar feliz ou triste, acredito que venha a se complicar um pouco mais a história. 
Os motivos que levam uma pessoa vir a ser bipolar variam da própria genética até a fatores sérios psicológicos. E o diagnóstico da doença só é realizado por um psiquiatra, obviamente. 

Tão comentado e até mesmo aqui no Blog já falado, tal consideração banal da doença, pode vir a se tornar até mesmo, bullying. Quando se existe uma doença séria, e que por banalização, passará a não ser levada tão a sério assim, qual serão os comentários surgidos a quem realmente possui ? E como dito, fatores psicológicos tendem a piorar e a doença certamente vir a se agravar e ter consequências mais sérias. 

Não confundam um tema abordado na televisão que tende a ser mais descontraido para envolver o público na história, com uma doença do dia a dia. Levem na brincadeira entre vocês, como eu mesma, levo. Mas não ao mundo.

Termino então, o assunto tratado hoje. Espero que tenham gostado e é claro, entendido o que eu quis passar a vocês. Beijos, e até a próxima. 

Por Victória Calderon. 
Twitter - @victoriafaria



Um comentário:

PTeofilo disse...

Olá, tema abordado foi muito bem elaborado, pois Transtorno Bipolar está mesmo crescendo muito nos dias de hoje, conheço duas pessoas já adultas que tem e é complicado de lidar e controlar.Hoje a maioria das novelas abordam temas atuais de modo a mostrar a todos como curar e superar. Parabéns Vic pelas colocações, foram muito bem feitas. Beijos