22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca ganha título do carnaval do Rio

Com um enredo em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca superou as favoritas e conquistou pela terceira vez o título do carnaval carioca. A agremiação do Morro do Borel, da zona norte do Rio, a que mais gastou esse ano - cerca de R$ 10 milhões -, somou 299,9 pontos e deixou para trás, pela ordem, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor, Grande Rio e Portela. As seis voltam à Sapucaí sábado, para o desfile das campeãs.

Os jurados foram implacáveis com a Renascer, estreante em 2012 no Grupo Especial, que demonstrou estar aquém da elite, e com a Porto da Pedra, do bizarro enredo do iogurte. Ambas foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A. A São Clemente, que fez um desfile surpreendente sobre espetáculos musicais e acabou em 11º lugar, festejou como se fosse a campeã o fato de não ter caído.

A Unidos da Tijuca é uma das escolas mais tradicionais do Rio. Ganhou seu primeiro campeonato em 1936. Amargou um hiato de 74 anos sem título, até nova vitória em 2010, já sob a coordenação do carnavalesco Paulo Barros. Se seu enredo era tradicional - os desfiles biográficos já renderam campeonatos a escolas como Beija-Flor e Mangueira -, seu desenvolvimento, não.

Barros imaginou a coroação do "Rei Luiz do Sertão", para a qual foram convidados Xuxa, Pelé, Roberto Carlos, a Rainha Elizabeth e outros "monarcas". Todos embarcaram numa "viagem arretada" pelo Nordeste que consagrou Gonzagão.

Muito badalada por causa de uma inovação da bateria, que fez prolongadas paradinhas, a Mangueira chegou em sétimo lugar e nem sequer vai participar da festa de sábado. A bateria conseguiu três notas dez, mas a escola perdeu pontos em oito dos dez quesitos.

A diretoria da Verde e Rosa estava tão confiante que puxou o samba-enredo antes mesmo da leitura das notas. Calou-se já no primeiro quesito, mestre-sala e porta-bandeira, em que levou 9,6, 9,7 e 9,9.

Laíla, diretor de carnaval que é a cara da Beija-Flor, escola que estava entre as favoritas por ter ganho seis vezes nos últimos dez anos, já chegou com discurso derrotista. "Acho que o patrono não quer mais saber da escola. Eu não sei agora qual vai ser o caminho", afirmou, cogitando sua saída, depois de 36 anos de Beija-Flor. Ele se referia a Aniz Abrão David, bicheiro preso há um mês. A escola de Nilópolis já começou a apuração com menos 0,1 ponto, por causa de um erro na apresentação da comissão de frente.

Fonte: DGABC

Nenhum comentário: