19 de fevereiro de 2012

Domingo Agora - Sexta Parte:



Agora, pra começar a última parte do Domingo Agora tem a Reportagem da Especial. Confira:


Hoje a REPORTAGEM DA SEMANA será sobre o CARNAVAL NO BRASIL:

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).

Origens brasileiras


Comemorado em Portugal desde o século XV, o entrudo foi trazido pelos portugueses para a então colônia do Brasil e em finais do século XVIII era já praticado por todo o território. Consistia em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. Com a mudança da côrte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira, através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial. A partir do ano de 1830, uma série de proibições vai se suceder na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.

Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados indiscriminadamente de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. As fantasias mais tradicionais e usadas até hoje são as de Pierrot, Arlequim e Colombina, originárias da commedia dell'arte.

Atualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas de samba fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos. Com o crescimento vertiginoso dessas agremiações o processo de criação se especializou gerando muitos empregos concentrados, principalmente, nos chamados barracões das escolas de samba.

O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, Marquês de Sapucai, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Uruguaiana, Porto Alegre,Florianópolis,Manaus e em Vitória.

Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, exceto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a RBS TV, afiliada da Globo nos dois estados, transmite os desfiles do grupo especial de Porto Alegre, que ocorre em dois dias (sexta e sabado de carnaval), e Florianópolis (no sabado de carnaval).

Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.


Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.



Agora, ficaremos:



24 de fevereiro

A Mulher de Preto

Na história, o jovem advogado Arthur Kipps (Daniel Radcliff) precisa viajar para uma região remota da Inglaterra para cuidar dos papéis de um cliente recém-falecido. Enquanto trabalha na casa antiga e isolada, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança.

Suspense - (The Woman in Black) Reino Unido/Canadá, 2012. Direção: James Watkins. Elenco: Daniel Radcliffe, Janet McTeer, Ciarán Hinds, Lucy May Barker. Duração: a definir. Classificação: a definir.


Albert Nobbs

Glenn Close e o escritor John Banville escreveram o roteiro, baseado em um conto de George Moore The Singular Life of Albert Nobbs, sobre uma mulher que se disfarça de homem para ganhar a vida na Irlanda do século 19.

Drama - Reino Unido, 2011. Direção: Rodrigo García. Elenco: Glenn Close, Mia Wasikowska, Jonathan Rhys Meyers, Aaron Johnson. Duração: 113 min. Classificação: a definir.


Tão Forte e Tão Perto

Na trama, baseada no livro de Jonathan Safran Foer Extremamente Alto, Incrivelmente Perto, um menino de nove anos chamado Oskar Schell (Thomas Horn) - desenhista de joias, astrofísico, estudante de francês, tocador de pandeiro, ator shakespeariano, inventor e pacifista - parte numa busca de anos para desvendar um mistério e encontrar a fechadura que só pode ser aberta por uma chave que ele encontrou num envelope no armário do pai (Tom Hanks), vítima dos atentados de 11 de Setembro.

Drama - (Extremely Loud and Incredibly Close) EUA, 2011. Direção: Stephen Daldy Elenco: Tom Hanks, Sandra Bullock, Thomas Horn, John Goodman, Viola Davis. Duração: 129 min. Classificação: a definir.


Habemus Papam

O ator e diretor Nanni Moretti apresenta a hitória da crise existencial de uma papa recém eleito e o seu relacionamento com um psicanalista.

Drama - (Habemus Papam) Itália/França, 2011. Diretor: Nanni Moretti. Elenco: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Margherita Buy. Duração: 102 min. Classificação: a definir.

O Porto

Um velho engraxate abriga em sua casa menino africano que chegou na cidade portuária de Le Havre em navio cargueiro.

Comédia/ Drama - (Le Havre) França/Alemanha/Finlândia, 2011. Direção: Aki Kaurismäki. Elenco: André Wilms, Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin, Blodin Miguel. Duração: 93 min. Classificação: a definir.

FONTE: OMELETE.

Tchau ga
lera do TVED.
#FUI!

Nenhum comentário: