24 de fevereiro de 2012

GLS TEEN - CAP. 89



No capítulo anterior...
- Joana se apronta toda, mas ao chegar ao portão percebe que Ricardo não está em casa
- Sozinho e entediado, Gilberto sai pela rua procurando algo para fazer
- Gilberto vai ao hotel e conversa com o recepcionista, que tenta animá-lo
- Em plena festa de Natal Bernardo revela à família que é gay

CAP. 89

Todos se olham incrédulos, em estado de choque, até que o pai rompe o silêncio.

JUAREZ (inconformado): Bernardo, que brincadeira é essa?! Isso não é ocasião pra brincadeira desse tipo, meu filho! Você tá passando dos limites!
BERNARDO: Não é brincadeira nenhuma, é muito sério. Eu tô falando o que tá entalado aqui na minha garganta há anos. E vou repetir pra todo mundo ouvir: eu sou gay! Eu não aguento mais viver nesse mundo de mentiras, me escondendo de tudo e de todos! Eu quero ser livre, eu quero fazer o que tenho vontade, sem ter de ficar inventando desculpas, sem ter de ficar com medo do que os outros vão falar, do que os outros vão pensar. Eu não aguento mais! Eu quero ser livre!
LOURDES: Que isso, filho? Você nunca foi assim, o que deu em você?
BERNARDO: Eu sempre fui assim, mãe. Vocês é que sempre fingiram que não notavam. Sempre varrendo as coisas pra debaixo do tapete. Quantas vezes a senhora me pegou vestido com os seus vestidos, calçado com as suas sandálias, usando o seu batom? Quantas vezes?
LOURDES: Mas isso era brincadeira de criança, filho, toda criança é assim mesmo...
BERNARDO: Mas eu não era assim, eu era diferente, mãe. Aliás, eu sou diferente. Olha o meu cabelo! Vocês já viram um rapaz de dezoito anos de cabelo comprido e ruivo? Eu aposto que não! Os rapazes de hoje são todos moicanos, carecas, skinheads!
AIRTON: Eu sempre falei: o Bê não pega ninguém, esse cara é muito estranho... Sempre achei que ele era meio aboiolado...
JUAREZ (para Airton): Cala boca, que isso não é hora pra piadinha. (para Bernardo) Olha, vamos parar com isso e vamos pra mesa comer em paz.
BERNARDO: Pera aí que eu ainda não acabei! Eu quero aproveitar que tomei coragem e quero falar tudo, não quero deixar nada pra trás.
D. TITA (admirada) E ainda tem mais?
BERNARDO: Tem mais sim, vó. (para todos) Eu quero dizer que aquele “traveco” que vocês viram me trazendo de carro aqui é a Pâmela, a minha amiga. Ela não é traveco, ela é transexual, ela operou e virou mulher. Ela é minha amiga e é uma pessoa te que tem me ajudado muito, viu seu Airton? E digo mais: eu vou continuar me encontrando com ela sim! Quer vocês queiram ou não.
LOURDES: Meu Deus! Eu não posso acreditar nisso! O meu filho envolvido com esse tipo de gente... Eu não vou aguentar... (e desmaia)
D. TITA: Era só o que me faltava! A essa altura da vida descobrir que eu tenho um neto baitola! Isso é demais pra mim (e desmaia também)
AIRTON (para Bernardo): Tá vendo o que você fez? Palhaço! Você estragou a nossa festa de Natal!

Confusão geral: uns correm para socorrer Lourdes, outros para socorrer dona Tita.

JUAREZ (para Simone): Traz um copo com água lá! Vamos! rápido! Um não, dois! (para Gerson) Busca o vidro de álcool lá no banheiro, vamos! (para Bernardo) Puxa, meu filho, você tinha que sair com essa justo na noite de Natal? Veja só que você fez...
BERNARDO: Tinha, pai, eu não aguentava mais tanta pressão em cima de mim. Tinha de falar ou então ia explodir...
JUAREZ: Eu não acredito nisso! Deve ser um pesadelo... O meu filho um homossexual? Não é possível! Onde foi que eu errei, meu Deus?

Nisso Simone chega com a água e Gerson com o álcool. D. Tita e Lourdes começam a voltar do desmaio.

SIMONE (para Bernardo): Viu o que você fez com a mãe e com a vó? Não respeita nem a Noite de Natal!
AIRTON: Poderia ter deixando pra assumir sua boiolice em outra data...
GERSON: Se uma delas morrer, a culpa é toda sua!
JUAREZ (interrompendo): Já chega! Calem a boca todos vocês. O que tá feito, tá feito. Não é hora pra esse tipo de discussão. Respeita a mãe e a vó de vocês. (para Lourdes) Você está melhor, meu bem?
LOURDES: Acho que sim, já tá passando...
JUAREZ: A senhora tá melhor, mãe?
D. TITA: Tô, meu filho, foi só um susto.

Juarez e Simone acomodam D. Tita no sofá, enquanto Airton e Gerson cuidam de Lourdes.

GERSON: Se alguma coisa acontecer, a culpa é toda sua.
BERNARDO: Quer saber? Eu não devo satisfação nenhuma a vocês! Só devo satisfação ao meu pai, à minha mãe e à minha avó. Eu não vou ficar aqui ouvindo desaforo de vocês não. Fui!

Bernardo caminha em direção à porta.

JUAREZ: Bernardo, aonde você vai? Volte aqui! Bernardo volte aqui!

Bernardo não dá ouvido, bate a porta e sai irritado.

Continua amanhã...


>>>>>>>>>>>>>>>> 

Você sabia?

A "saída do armário", nos mais jovens, é mais comum ser noticiada aos familiares e/ou amigos e também acontece de celebridades e pessoas públicas revelarem-se publicamente sobre suas orientações sexuais.

Um comentário:

Gilberto Nascimento disse...

Marcos Silvério que capítulo cheio de surpresas. Como deve ser difícil na vida real assumir uma sexualidade não muito aceita na sociedade.
Bernado sinceramente abriu o verbo e assumiu ser o que era e ainda mais ajudou a amiga "transexual", os pais meio desacreditados, mas pelo que vi com um tempo aceitarão a atitude do filho.

Parabéns por essa obra que está maravilhosa, cuidadosamente escrita por você. Espero ler mais e mais surpresas em sua trama.

Abraços meu caro colega de blog. rsrsr
Gilberto Nascimento