A Adolescência é um período da vida, em que se é difícil achar definição, no qual a pessoa ainda não é reconhecida pela sociedade como adulto mas também já não é considerado uma criança.
O amadurecimento sexual do adolescente além de acontecer rapidamente, ocorre ao mesmo tempo que o amadurecimento emocional e intelectual. Desta forma, começa então o processamento na formação de valores de independência, que por sua vez criam pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões.
Uma Gravidez na Adolescência provoca alterações na transformação que já vem ocorrendo de forma natural, ou seja, implica um duplo esforço de adaptação interna e uma dupla movimentação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente. Complicado,não? Como costumo dizer, forçar além do que você pode aguentar geram fortes consequencias.
Atualmente, verifica-se um aumento considerável do número de mães adolescentes. Em uma fase de desfrutar novas experiências, dentro da liberdade que existe neste período, próprio para viver diversas circunstâncias e posteriormente entrar na fase adulta, creio que seja problema.
Adolescentes grávidas, com certeza, sempre existiram, no entanto, nem sempre lhes foi dada a importância necessária. Atualmente, esta situação é de tal modo frequente e preocupante, que é encarada como um problema de extrema importância.
É importante apoiar as mães adolescentes, pois sabe-se que estas ultrapassam dificuldades que são um fator de risco no desenvolvimento biológico, psicológico, físico entre outros. As características próprias da adolescência tornam-na sempre num período de grande vulnerabilidade e crítico que necessita e merece todo o apoio por parte dos profissionais de saúde e família.
Receber um filho, é sempre uma dádiva. Mas quando essa dadiva é recebida em uma hora errada, pode trazer prejuízos. Como dito em diversos lugares, tudo tem sua hora. E acho que os adolescentes de hoje em dia estão esquecendo disso. Uma hora em que é pra se viver, se descobrir e ter sua liberdade estão se prendendo em filhos. E também digo, avisos são dados, só
não seguidos.
Acontecido, o jeito é superar as dificuldades e tentar ver disso as melhores oportunidades. Afinal, olhando o lado de bom das coisas, é uma parte sua que vai fazer parte de seu dia a dia e todo ato gera uma consequencia, é arcar com as responsabilidades.
Ressalto o texto sobre mães que eu escrevi no sábado passado! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário