19 de novembro de 2012

News TV, por Marcos Silvério - 19 Nov



> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


Marcelo Serrado anunciará prêmio no Emmy Awards


Na noite desta segunda-feira (19/11), será realizada a premiação do 40th International Emmy Awards no Hotel Hilton, em Nova York. Este ano, a Rede Globo, que concorre com cinco indicações, estará representada no palco pelo ator Marcelo Serrado. No evento de gala, Marcelo Serrado apresentará com a atriz Edith González, da TV Azteca, o vencedor da categoria Telenovela, na qual concorre a produção da Rede Globo, ‘O Astro’.

A Rede Globo concorre com ‘A Mulher Invisível’, ‘Homens de Bem’, ‘Por Toda a Minha Vida – Cartola’ e ‘Planeta Extremo’, além de ‘O Astro’.

A atriz Fernanda Rodrigues, o diretor geral Mauro Mendonça Filho, os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro estarão na torcida por ‘O Astro’, que concorre na categoria Telenovela com outras três produções: “Rosa Fogo” e “Remédio Santo”, ambas de Portugal; e “Iron Daughters-in-Law”, da Coreia do Sul.

Fonte: Fábio TV


Cantor dos anos 80 vira galã em novela global


Quem já passou dos 30 vai lembrar de Junno com cabelo na altura do ombro, casaco de ombreira e de programas como o clássico "Qual é a música?". Para os mais jovens, ele é o bonitão que apareceu de repente em "Salve Jorge" e fez muita gente se perguntar: quem é esse que vive o Santiago na novela?

Aos 49 anos (faixa etária em que a oferta de galãs é cada vez menor), Junno Andrade faz seu primeiro trabalho na Globo. Era só uma participação, mas novas cenas não param de chegar para o bonitão. "A estreia era para ter sido em ‘Malhação’, mas acabei perdendo o papel para o Kadu Moliterno".

A carreira de ator virou prioridade desde que foi chamado para um teste em "América" pelo diretor Jayme Monjardim: "Não ganhei o papel e fui fazer um monte de curso para me preparar melhor". A de cantor, iniciada com o primeiro disco em 1987 (quanto tinha um n a menos no nome), ficou em segundo plano, embora continue sendo gravado por um monte de gente — a lista vai de Fabio Junior a Wanessa Camargo).

"Fiz uma novela no SBT durante sete meses e pouca coisa aconteceu. Com três minutos no horário nobre da Globo, a repercussão foi avassaladora", conta Junno, que está solteiro e já pensa em trocar São Paulo pelo Rio.


Fonte: Jornal Extra


Globo define detalhes do especial de Roberto Carlos


A Globo marcou para quarta-feira (21), às 19h no Citibank Hall no Rio de Janeiro, a gravação do tradicional especial de Roberto Carlos, que será levado ao ar no dia 25 de dezembro. A direção-geral é de Jayme Monjardim.

O programa, sob o título de "Reflexões", será uma homenagem ao Rio de Janeiro. Além do show gravado nessa conhecida casa de espetáculos, com uma plateia cheia de famosos, ainda serão captadas cenas externas do cantor em diferentes pontos da cidade.

Mas existem alguns cuidados que o público presente, em particular os convidados especiais, terá que obedecer. É o que se poderia considerar algo muito próximo a um "manual de instruções", inclusive com orientações sobre os trajes mais apropriados.

Figurinos em vermelho, marrom e roxo, por exemplo, devem ser evitados. Usar, na medida do possível, tons claros, preferencialmente nas cores azul e branco. Entre as várias participações confirmadas, estão Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond, como as Empreguetes da novela "Cheias de Charme", além de Michel Teló, Seu Jorge e Arlindo Cruz.

Fonte: Flávio Ricco


Record acerta nova temporada de "Fora de Controle"


Após vários meses de negociações, a Record finalmente decidiu conceder mais uma chance à "Fora de Controle" e autorizou uma segunda temporada do seriado.

Segundo a coluna Controle Remoto, o canal e a Gullane Filmes fecharam contrato para a produção de mais uma temporada. A previsão é que as gravações comecem em 2013, porém ainda sem data de estreia definida.

É possível que, diferente da primeira temporada, nesta segunda Marcílio Moraes assuma o texto sozinho. Gustavo Reiz, co-autor, deverá se dedicar exclusivamente à "Dona Xepa"

Em tempo: "Fora de Controle" teve quatro episódios em sua primeira temporada e não contou com expressivos índices de audiência. Os baixos números de "Máscaras" prejudicaram a série, que oscilou entre 4 e 6 pontos no decorrer de sua exibição.

Fonte: Na Telinha


Semifinal do "The Voice Brasil" é pura emoção


A segunda parte da semifinal do reality musical "The Voice Brasil" foi carregada de emoção por parte dos participantes, dos jurados e do apresentador recém casado, Tiago Leifert. A cantora Ivete Sangalo e o cantor Alexandre Pires foram os convidados musicais deste domingo (18).

Tiago Leifert mandou um beijo para a mulher, a jornalista  Daiana Garbin, com quem se casou neste sábado (17). "Não tivemos nem lua de mel, mas tamo (sic) junto", brincou. O jornalista dormiu apenas uma hora após o casamento para conseguir apresentar o programa.

A equipe de Claudia Leitte foi a primeira a se apresentar. Ana Rafaela, Nayra Costa e Sandra Honda foram as três candidatas que participaram desta etapa da semifinal. Ana Rafaela teve 46% dos votos e foi escolhida pelo público. Emocionada, a cantora chorou ao ter o nome anunciado.

Claudia também se emocionou ao escolher Nayra Costa: "Tenho certeza que vocês terão sucesso nessa país afora, mas a Nayra que fica comigo hoje". A cantora ainda desejou sorte para Sandra Honda, que foi eliminada: "Hoje você encontrou o seu estilo, vá em frente".

 A equipe de Daniel se apresentou em seguida, com Fernando Cruz, Pedro Eduardo e Carol Marques, que foi a escolhida do público para ficar no programa, com 39% dos votos.

"Vou seguir meu coração novamente e ele está me falando para escolher o Pedro", falou Daniel, revelando seu escolhido.

Questionado por Leifert se o público o ajudava a decidir o candidato que deveria ficar, Daniel afirmou que o auxílio é bem vindo: "Claro que temos o nosso favorito, mas o público nos ajuda a ver de quem eles mais gostaram. Todos que estão aqui evoluíram muito ao longo da competição, é difícil escolher".

Dani Montuori foi a eliminada da equipe de Carlinhos Brown, que salvou Quesia Luz pedindo ajuda para a plateia. O músico chorou durante a apresentação de Rafah, o escolhido do público com 44% dos votos: "O que me emociona é a poesia das coisas e o Rafah trouxe isso com o Cartola".

Maria Christina foi a escolhida pelo público da equipe de Lulu Santos, com 56% dos votos. Greicy foi eliminada quando o músico, que se mostrou indeciso ao escolher um dos candidatos, resolveu salvar Gabriel Levan.

"Eu amo a Greicy, mas não achei sua performance vocal a melhor. Te peço perdão, mas vou escolher o Gabriel".

Fonte: UOL


Travesti é agredida no programa da Christina Rocha


Durante uma gravação do "Casos de Família", na semana passada, uma travesti foi parar na enfermaria do SBT, depois de levar uma “microfonada” de um homem da plateia.

Christina Rocha imediatamente interrompeu o programa, expulsou o agressor do estúdio e foi pedir pessoalmente desculpas ao agredido.

Consultada, a emissora disse que o fato realmente aconteceu, mas não será levado ao ar.

Fica o registro para a bela atitude da apresentadora. É o mínimo que se poderia esperar em uma situação dessas.

Com informações de Flávio Ricco


Cantores da banda "Rebeldes" são agredidos em Recife


Os cantores da banda “Rebeldes” foram agredidos na chegada a um hotel em Recife (PE) na manhã deste domingo (18). Eles fariam um show próximo da cidade.

Uma das integrantes do grupo, Mel Fronckowiak, expressou toda a sua insatisfação por meio do Twitter, momentos depois do ocorrido.

Segundo ela, o grupo teve objetos pessoais roubados e sofreu retaliações do público. “Ignorância resume a nossa recepção em Recife. Fomos machucados, puxaram cabelo, bateram na gente, roubaram objetos pessoais. Não foi nem possível sorrir e cumprimentar os fãs. Tivemos que ser escoltados feito bandidos. Lamentamos muito essa falta de educação”, desabafou Mel.

Por fim, a atriz disse que não tirará mais fotos na capital pernambucana e mostrou decepção. “No que depender de mim não pararei para tirar fotos. Muito decepcionada”, disparou.

Em uma das mensagens de Mel, dá para perceber que os próprios fãs causaram o tumulto. “Educação começa com exemplo e os fãs de hoje, infelizmente, passaram longe desse conceito. Pedimos desculpas a quem paga pelos outros”, disse.

Em tempo - Segundo informações não oficiais, dadas por pessoas que estavam no local - por via de redes sociais -, Chay Suede foi agredido pelas costas por um soco, Lua Blanco foi agredida com um tapa no rosto e Mel ficou muito arranhada. A assessoria de imprensa do grupo ainda não se pronunciou.

Fonte: Na Telinha


"Programa do Gugu" enfrenta crise de identidade na Record


Há pouco mais de três anos na tela da Record, o apresentador Gugu Liberato enfrenta sua pior fase na emissora.

O "Programa do Gugu" tem amargado a quarta colocação no Ibope em vários minutos e há alguns domingos tem perdido para o programa "Eliana", do SBT.

O desgaste dos atuais quadros da atração pode ser considerado como um dos principais fatores da crise que o animador enfrenta.

Os quadros de assistencialismo, principalmente o "Sonhar mais um Sonho", que virou febre no "Domingo Legal" quando Gugu ainda era do SBT, hoje já não fazem mais tanto sucesso.

A "Escolinha do Gugu", humorístico que conquistou picos de liderança nas primeiras semanas em que foi exibida, também não apresenta resultados satisfatórios.

O que se sabe, por enquanto, é que a única novidade que o "Programa do Gugu" deve apresentar nos próximos meses é a estreia de um formato parecido com o "Qual é a Música?", programa que Silvio Santos comandou por muitos anos, e que foi adquirido pela Record.

Fonte: Na Telinha


Théo estranha a aproximação de Élcio e Érica


Esse Élcio (Murilo Rosa) não perde uma oportunidade de azucrinar a vida de Théo (Rodrigo Lombardi)! O vilão assiste à cena de Érica (Flávia Alessandra) saindo da festa no regimento em lágrimas, após ver Morena (Nanda Costa) com Théo, e aproveita a ocasião para se aproximar da tenente.

Élcio consola a colega de trabalho e 'solta um veneno' contra o ex de Érica. "Pelo que eu vi outro dia no treinamento de tiro, parece que ele não foi muito claro com você quanto a ter acabado! Não é isso? Era muito sorriso, muito cerco...', comenta.

Morena repara que Théo está olhando para os dois e pergunta se ele está incomodado em ver a ex com outro. O capitão explica que acha estranho os dois conversando, pois Érica detesta Élcio. A gata do Alemão fica com ciúmes e afirma que o amado ainda sente algo pela ex.

O que será que Élcio quer com Érica?

Fonte: globo.com


Wyllys e Sandra de Sá discutem intolerância na TV


No “Roberto Justus +” desta segunda-feira (19/11), à meia-noite, pela Rede Record, o deputado federal  Jean Wyllys e a cantora Sandra de Sá falam sobre intolerância. Os dois contam episódios em que foram vítimas de preconceito e revelam como conseguiram superar a discriminação, ele por ser gay e ela por ser negra.

Na última semana, Jean foi escolhido por voto popular como o  melhor deputado federal do País. Ele luta pelos direitos dos homossexuais e diz que já ouviu muitos xingamentos. “Nossa luta é legítima, pois nossos direitos são conquistados e não adquiridos”, diz. Ele também afirma que não participaria de outro reality show. “Naquele momento foi importante para eu derrubar preconceitos”, comenta.

Sandra de Sá faz coro com Jean e conta que no começo da carreira foi muito discriminada, mas nem por isso desistiu e fez de tudo para que seus filhos não passassem por aquilo que sentiu na pele.

Fonte: Fábio TV


Tiago Leifert e Daiana Garbin se casam em SP


Logo assim que terminou a cerimônia religiosa do seu casamento com a também jornalista Daiana Garbin, que aconteceu na noite deste sábado, 17, em um luxuoso hotel no bairo dos Jardins, em São Paulo, Tiago Leifert contou aos jornalistas sobre a emoção do momento:

"Foi tudo bem e ela disse sim. Era isso o que mais me preocupava. Chorei mais que todo mundo, acho que por causa da minha irmã que também se casou ( a cerimônia foi dupla). Tivemos uma bênção católica e uma judáica e eu quebrei o copo", disse ele se referindo a tradição religiosa dos judeus.

O casamento aconteceu em um dos salões do hotel e teve entre os padrinho o ex-jogador Caio Ribeiro. Além de Tiago e Daiana, a irmã de Tiago, Marcela, se casou com o diretor do "Programa do Jô", Willem Van Weerelt. As noivas entraram separadas, cada uma com uma música.

A cerimônia foi ecumênica, já que a família Leifert é judia. O maestro João Carlos Martins tocou uma peça judaica, "Jerusalém de Ouro", e uma católica, "Ave Maria". Outra música que tocou durante o casamento foi "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos.

O local foi decorado com rosas brancas - seguindo o buquê da noiva, além de outras flores na mesma tonalidade: "Foi tudo branco, bem clássico", revelou o decorador Vic Meirelles. A festa foi reservada para 600 pessoas - sendo 120 convidados do noivo, 120 da noiva e 120 par ao pai de Tiago. Questionado sobre o valor da festa, Tiago brincou: "Eu não dei um Real. Foi tudo o pai dela que pagou."

Sem tempo para lua de mel por motivos profissionais, Leifert apresenta ao vivo neste domingo, 18, o "The Voice Brasil", direto do Rio de Janeiro: "Não vai ter mesmo lua de mel , a gente tem que trabalhar. Meu voo amanha é às 8h e tenho que estar no Projac às 10h", comentou o apresentador da atração.

Fonte: EGO


Flávia Alessandra comenta a perda de Marcos Paulo


Há doze dias, Flávia Alessandra teve um encontro alegre com a imprensa. A atriz, no ar como a tenente Érica de "Salve Jorge", falou sobre a repercussão da personagem, sua boa forma aos 38 anos e a vida em família. Mas, no dia 11 de novembro, a morte inesperada de seu ex-marido, o ator e diretor Marcos Paulo, pai de sua filha mais velha, Giulia, de 12 anos, provocou uma reviravolta na vida da atriz.

Muito abatida no velório de Marcos Paulo e sem falar com a imprensa, a atriz desabafou após a perda:

— Perdemos um ator, um diretor, um amigo. Sobretudo perdi o pai da minha filha. Estamos muito tristes. Que ele fique em paz! — lamentou a atriz.

Muito grudada com a filha, Flávia, que também é mãe de Olívia, de dois anos, de seu casamento com o ator Otaviano Costa, confessa ser bastante temerosa por sua família, sobretudo com o tema tráfico de mulheres tão em evidência:

— É claro que quando você tem filha fica mais alerta, em pânico. Eu já tinha colocado a Giulia para assistir a filmes como “Busca implacável” (no longa, a filha do protagonista é sequestrada e quase cai na prostituição), já que ela viajou sozinha para Minas com uma amiga. E ela está chegando na fase de intercâmbio, então policio as redes sociais. Tenho que entrar no mundo dela, falo para ela tomar cuidado.

Flávia Alessandra com a filha Giulia e uma amiga Flávia Alessandra com a filha Giulia e uma amiga Foto: Néstor J. Beremblum

A menina quer, inclusive, seguir a carreira dos pais:

— Ela quer ser atriz. Só desejo que não passe por um início árduo, como eu tive, que não me acrescentou em nada. Na minha época, não tinha banco de dados, então fazia figuração e ponta para ter acesso. E digo para Giulia não investir nisso, para ela estudar.

Fonte: Jornal Extra


DVD 'Ivete, Gil e Caetano' é premiado com o Grammy Latino


Três grandes estrelas da música popular brasileira foram premiadas na 13ª edição do Grammy Latino, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 15, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O DVD do especial da Rede Globo ‘Ivete, Gil e Caetano’, lançado pela Universal Music Brasil em parceria com a Globo Marcas, foi eleito o Melhor Álbum de MPB. Rafael Dragaud, diretor e roteirista do especial junto com Roberto Talma, subiu ao palco para receber o prêmio.

O especial ‘Ivete, Gil e Caetano’ foi exibido pela Rede Globo no dia 23 de dezembro do ano passado. Os três baianos arrebataram o público com composições sobre relacionamentos em que o homem é um poeta e a mulher, sua musa. Eles passearam por composições de Chico Buarque, Herbert Vianna, e dos próprios, Caetano e Gil. As letras selecionadas para o especial falavam de forma poética do corpo, da alma, do amor e das dores da separação das grandes mulheres que os inspiraram. “Tentamos reunir o melhor da música brasileira na televisão. Para mim, a Ivete é a melhor cantora do Brasil. E Caetano e Gil colocaram a vida na música, falando de dor, paixão, perda e sonho”, explica Rafael Dragaud, diretor e roteirista do especial junto com Roberto Talma.

No intervalo das canções, os cantores conversaram sobre as diferentes fases de suas vidas e revelaram curiosidades sobre a composição das músicas. No show, Ivete e Gil interpretaram com vigor “Toda Menina Baiana” e “A Novidade”, seguidos por Caetano, que levou a plateia ao delírio, com “Você é Linda”. Gil cantou “A Linha e o Linho” e revelou que compôs a música em Paris enquanto observava sua mulher, Flora, dormir. Empolgada com a apresentação, Ivete não se limitou à voz e se arriscou na percussão para que os amigos cantem “Tigresa” juntos.

Ivete se emocionou durante a música “Atrás da Porta” e se juntou a Caetano para cantarem “O Meu Amor” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, enquanto Gil interpretou ‘Dom de Iludir’. Juntos, os três cantaram “Super Homem, a Canção” e Caetano revelou detalhes sobre a criação da música. Gil e Caetano se uniram na impactante “Drão” e Ivete interpretou “Olhos nos Olhos” com um arranjo feito por Lincoln Olivetti, maestro que rege a banda do especial, formada por músicos dos três cantores.

O especial teve uma plateia ilustre com nomes como Betty Lagardere, Suzana Vieira, Sandro Pedroso, Xuxa Meneguel, Deborah Secco, Carolina Dieckmann, Herson Capri, Marcos Frota, Priscila Fantin, Sheron Menezzes, Totia Meireles, Monique Alfradique, Bruno De Lucca, Úrsula Corona, Hugo Gross, Aparecida Petrowski, Felipe Dylon, Victor Pecoraro, Isabel Filardis, Emanuelle Araújo, Preta Gil, Nanda Costa, Giovanna Ewbank, Caio Paduan, Leilah Moreno, Daniela Escobar, Rosamaria Murtinho, Polliana Aleixo, Juliana Didone, Bel Kutner, dentre outros.

Fonte: Rede Globo


“Gonzaga, de Pai pra Filho” ultrapassa um milhão de espectadores


Uma coprodução da Globo Filmes, “Gonzaga, de Pai pra Filho” já levou mais de um milhão de pessoas ao cinema em três semanas de exibição. O longa de Breno Silveira narra de forma emocionante a história do cantor e compositor Luiz Gonzaga a partir de sua relação conturbada com o filho Gonzaguinha. Uma história de superação, amor, música, encontros e desencontros pelas estradas do Brasil.

O filme mostra pai e filho como dois homens de temperamento forte, que amaram o Brasil e viveram intensamente suas paixões. Passaram a vida entre o palco e a estrada. Um era sertanejo tinhoso. O outro, carioca do Morro do São Carlos. O filho levou a vida inteira para conquistar o amor do pai. O pai levou a vida para descobrir o filho. Eles se perdem muitas vezes até se conhecerem de verdade.

Na trama, três atores se dividem tanto na interpretação de Luiz Gonzaga como na de Gonzaguinha. Chambinho do Acordeon, Adélio Lima e Land Vieira interpretam o Rei do Baião. E Julio Andrade, Diancarlo di Tommaso e Alison Santos deram vida ao Gonzaguinha. No elenco participam Nanda Costa, Silvia Buarque e Luciano Quirino. O filme contou também com as participações especiais de Domingos Montagner, Zezé Motta, Cecilia Dassi, entre outros. “Gonzaga, de Pai pra Filho” é uma produção da Conspiração Filmes com coprodução da Globo Filmes, D+ Filmes, Teleimage e Telecine. O filme tem ainda distribuição da Downtown Filmes, Paris Filmes e RioFilme.

Fonte: Rede Globo


Por onde anda Salgadinho do Katinguelê


O músico Paulo Alexandre Nogueira Salgado, mais conhecido como Salgadinho do grupo Katinguelê, retornou à vida de pagodeiro depois de virar corretor de imóveis e automóveis, de acordo com informações da coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra".

Salgadinho largou a banda em 2001 e resolveu seguir o conselho de seu padrinho, Zeca Pagodinho. "Quem compra terra não erra", disse o sambista ao afilhado. Os dez anos que viveu com a nova profissão permitiram que ele guardasse dinheiro para lançar o 12º CD da carreira, "Simplesmente Salgadinho", gravado há um ano.

"Até hoje me perguntam porque eu larguei o grupo, mas não houve nada demais. Apenas senti que era hora de mudar, de me dedicar mais à minha vida e aos meus projetos pessoais. E não me arrependo, até porque, nunca parei de cantar", disse.

Aos 42 anos, o músico faz cerca de três shows por mês - uma média que deve aumentar no futuro. "Como eu não tinha músicas para lançar, passei a recusar convites na TV. Não queria ficar apenas expondo a minha vida, falando da minha intimidade (em 1999, sua mãe foi sequestrada e o caso teve repercussão nacional). Não sou um cantor iniciante, canto desde os 14 anos e já tenho o meu nome na música", concluiu.

Evangélico declarado, Salgadinho também gravou dois CDs gospel, que não chegaram a ser comercializados. "Gravei apenas por hobby", falou. Casado, o paulista é pai de três filhos: Paulo Victor, de 20 anos, Vitória, 15 e João Pedro, 13.

Fonte: Yahoo


O melhor e o pior da TV na semana passada
  

O que foi legal:
 
- O "Profissão Repórter" que falou sobre as vítimas da violência em São Paulo. O programa mostrou com sensibilidade os dois lados da moeda (dos policiais e dos cidadão comum). Coisa que muito meio de comunicação não tem feito (por incrível que pareça).

- A mudança de horário da "Fazenda de Verão. A Record admitiu o erro,  tirou o reality show das 20h30  e o colocou às 23h. Muito mais coerente.

- Tony Ramos está ótimo como Tavinho de "Guerra dos Sexos". Sinal de que a trama finalmente engrenou? Ainda não, mas é preciso reconhecer quem está arrasando. A cena em que ele flagrou Roberta e Nando no iate foi hilária.

- A participação de Jô Soares no "Bate-Bola 1ºEdição" da ESPN. Jô foi falar do Fluminense e das histórias que viveu por conta do time, que se tornou campeão brasileiro de 2012 no domingo. Abel Braga, técnico do Flu,  também estava presente, só que no estúdio no Rio de Janeiro.


O que não foi legal:

- A Record colocar desenhos no lugar do "Programa da Tarde"  no feriado prolongado. Não seria melhor deixar a atração gravada? E ,diga-se de passagem, a troca foi um perigo, em um certo momento "Pica-Pau" registrou 6 pontos de audiência.  O "Programa da Tarde" fica entre 4 e 5 (cada ponto equivale a 60 mil domicílios)...

- A participação de Luana Piovani no quadro "Divã" do "Domingão do Faustão". A atriz estava simpática e também, digamos, muito exagerada no palco. Destoava muito da psicóloga Beth Monteiro. Ok, talvez a ideia fosse ser engraçada, mas passou do ponto.

- O som do "The Voice" no último domingo não estava bom. Quem estava na plateia podia ouvir bem os participantes, mas quem  estava em casa não conseguia ouvir direito a voz do candidato. Ok, existe toda a limitação de um programa ao vivo, porém o som estava baixo demais.

- Quando Jesus Luz aparece em "Guerra dos Sexos" ele realmente ilumina a telinha com sua beleza. Já quando o assunto é  interpretação o modelo ainda deixa muito a desejar.

Fonte: Yahoo


“Salve Jorge” deveria focar no tráfico de mulheres


As críticas pipocam por todos os lados. “Salve Jorge é lenta e confusa” “Já vimos essa novela antes!” “São muitos personagens, não consigo decorar os nomes!” “Lá vem as dancinhas e os bordões estrangeiros!”.

A audiência - A novela de Glória Perez, depois de um mês no ar, não vem despertando grande audiência: está com 31 pontos no Ibope da Grande São Paulo – a praça que realmente interessa ao mercado publicitário (cada ponto equivale a 60 mil domicílios). Sabe-se que no resto do Brasil a novela tem números melhores.

Compare com as tramas anteriores no horário – audiência média na Grande São Paulo até o capítulo 24:

Salve Jorge: 31
Avenida Brasil (2012): 35,5
Fina Estampa (2011-2012): 38,25
Insensato Coração (2011): 31,75
Passione (2010): 31,21
Viver a Vida (2009-2010): 36,5
Caminho das Índias (2009): 34,54
A Favorita (2008-2009): 35,25

É lógico que, mesmo com 31 pontos, a novela das nove da Globo ainda é a maior audiência da TV aberta brasileira – há mais de 40 anos é assim -, líder isolada quando comparada à audiência da segunda emissora concorrente no horário.

Salve Jorge estreou em pleno Horário de Verão. Seria um fator a ser considerado – já que o Horário de Verão costuma ser o fantasma das novelas das seis e sete horas (é um dos motivos para o baixo desempenho de Lado a Lado e Guerra dos Sexos). Mas, historicamente, o Horário de Verão afeta pouco a novela das nove horas. Há um ano, Fina Estampa – com dois meses no ar – registrava números bem mais expressivos.

Déjà vu total - Não desmerecendo o trabalho de pesquisa da autora, Salve Jorge nos dá a impressão de que a Turquia não passa de uma mistura de Marrocos com a Índia. Claro que cada autor tem seu estilo. Assim como os atores com quem gosta de trabalhar (as chamadas “panelinhas”) e os personagens e tramas que já usou várias vezes. Mas, uma coisa é estilo, outra é repetição deslavada. Salve Jorge parece um arremedo de O Clone + América + Caminho das Índias.

Nanda Costa chegou a ser citada em algum momento, mas a culpa não é da atriz, que, aliás, está ótima como Morena. Nanda defende com garra e talento a típica heroína de Glória Perez: a moça passional e batalhadora, contestadora, que luta pelos seus objetivos, mesmo abrindo mão de seu amor (vide Clara, Dara, Jade, Sol e Maya). O elenco é ótimo, grandioso em talento e – principalmente – em quantidade – o que, às vezes, confunde o público, perdido entre tantas tramas paralelas e nomes. Bom para os atores: todos empregados.

O diretor de núcleo é Marcos Schechtmann, que já acompanhou Glória em América e Caminho das Índias, entre outros trabalhos. Os dois têm afinidade mas, acostumados a trabalhar sempre com a mesma equipe técnica e artística, acabam deixando as suas novelas com a mesma cara, esteticamente falando. Somados a isso: elenco repetido, com atores que já estiveram com Gloria ou Marcos várias vezes, personagens com perfis psicológicos já vistos antes, exotismo de um país longínquo, diferenças culturais apresentadas didaticamente, figurinos folclóricos, dancinhas a todo o momento por qualquer motivo, palavras estrangeiras ditas com a tradução em português na sequência… Já vimos essa novela antes. E mais de uma vez.


Salve Jorge x Avenida Brasil - Na quinta-feira (feriado de 15 de Novembro), durante a exibição do capítulo de Salve Jorge, os tuiteiros subiram a hashtag #EssaHoraEmAvenidaBrasil (*) para bater de frente com a trama de Glória Perez, como uma forma de criticar a autora. Sim, existe o luto pela novela anterior. Mas, muito mais do que isso, existe o estranhamento causado pela novela substituta de Avenida Brasil.

A trama de João Emanuel Carneiro acostumou mal o seu público. Direção inovadora com tomadas e fotografia cinematográficas, atores soltando cacos (texto fora do roteiro), ritmo acelerado, ganchos impactantes, sempre envolvendo o núcleo central, elenco enxuto, linguagem de seriado, etc. A novela se tornou um grande sucesso e repercutiu como nunca nas redes sociais (principalmente no Twitter e Facebook).

Aí entra Salve Jorge, com a narrativa e linha dramatúrgica tradicional de Glória Perez, com o seu universo já conhecido, testado, aprovado e reprovado em trabalhos anteriores, e a direção linear e certinha de Marcos Schechtmann. O realismo e o sabor de novidade de Avenida Brasil foram substituídos pela mais conservadora das novelas, com uma trama central que beira o dramalhão mexicano. Realmente é uma diferença gritante. Como se diz no Twitter: tem que ver isso aí!

(*) a palavra-chave #EssaHoraEmAvenidaBrasil ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Merchandising social - Toda novela quando estreia leva um tempo para cativar a audiência. Caminho das Índias, o folhetim anterior de Glória Perez, também demorou a engrenar e terminou com ótimo Ibope – até ganhou prêmio no exterior.

Torcemos para que Salve Jorge decole. Glória Perez deveria focar no que sua novela tem de melhor: a trama do tráfico de mulheres, que é o grande diferencial de Salve Jorge em relação às suas outras novelas. O tema é interessante, chama a atenção, é atual, serve como alerta, denuncia, levanta a discussão. Merchandising social é uma marca registrada das novelas de Glória Perez, o diferencial que fez da autora uma das mais talentosas e competentes de nossa televisão.

Fonte: Nilson Xavier, do UOL


Notícias rápidas da TV


'Adoro uma vilã'
Apesar de estar vivendo uma mocinha em "Guerra dos Sexos", Mariana Ximenes revelou que adora interpretar vilãs, como a Clara, de "Passione". "Permite ao ator estudar diferentes tipos de comportamento humano", contou. O convite para a trama das sete foi aceito, segundo ela, por uma conjuntura de fatores: iria trabalhar com o autor Silvio de Abreu e com atores dos quais gosta. "Também queria fazer comédia."

Aliança
Bruna Marquezine e Neymar foram vistos usando aliança no dedo anular da mão direita. Na última semana, a atriz postou fotos na internet nas quais aparece usando um anel de compromisso. Na manhã de ontem, ao desembarcar em São Paulo, Neymar estava usando uma joia muito parecida com a que a atriz usa na mão direita. No dia 11, o jogador esteve no "Domingão do Faustão" (Globo) e disse que não está namorando Bruna.

Namoradinha
Regina Duarte, 65 anos, ganhará uma exposição em comemoração de seus 50 anos de carreira. "Espelho e Arte - A Atriz e Seu Tempo" abre para o público na quinta-feira, no Liceu de Artes e Ofícios, na Luz, em São Paulo. Na quarta-feira, haverá um coquetel para convidados, no qual Regina estará presente com a filha, Gabriela Duarte, e outros familiares. A exposição, que vai até 24 de fevereiro, conta com 2.000 fotos e oito horas de vídeos, além de objetos do acervo pessoal da atriz. A entrada é gratuita.

Nada feito
A cantora Gretchen pediu autorização ao produtor Mister Sam para que a amiga Viviane Araújo possa interpretar suas músicas. Mas o empresário, que detém os direitos de metade das canções, não as liberou. Vivi terá de pagar, como os outros clientes. "A gente tem que viver de alguma coisa, né?", afirma Mister Sam.

Conga
Segundo o produtor, um comercial de TV paga fechou um contrato de seis meses para tocar a famosa "Conga, Conga, Conga".

Furou a fila
O SBT tem, na entrada principal da sede, uma galeria com fotos e objetos de seus principais artistas. Até o velho carro do Silvio Santos --um Lincoln branco de capota verde-- foi colocado lá para apreciação dos curiosos. Só os artistas mais carimbados têm a sua foto lá colocada, no tamanho de cada um. Primeiro foi o dono, claro; depois o Carlos Alberto de Nóbrega e, mais recentemente, Eliana e Celso Portiolli. Agora botaram a Patrícia Abravanel.  Cabe a pergunta: e os outros, que já estavam lá antes dela? Ratinho, Christina Rocha, Nascimento e cia., bela?

Ídolos - 1
A Record marcou a final do "Ídolos Kids" para o dia 12 de dezembro. O programa irá ao ar gravado. Apesar de não existir ainda uma posição oficial da emissora e da produtora Fremantle, uma segunda temporada já é dada como certa, até em função dos bons resultados de audiência.

Ídolos - 2
Por sua vez, a final do "Ídolos", a versão "pai" com apresentação do Marcos Mion, será apresentada no dia 13 do mesmo mês, ao vivo, direto do complexo Quanta, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Desde já, mas com algumas dificuldades, a Record está na busca de um convidado top para o show de encerramento.

Chamaram a polícia
O "Mulheres Ricas", da Band, gravou uma festa na cobertura do ex-atacante Luisão, marido da participante Mariana Mesquita. Boleiros, devidamente acompanhados de suas respectivas, ou daquelas que não eram bem respectivas, também estiveram presentes. Varou a madrugada. A animação foi tanta que, a partir de uma determinada hora, os vizinhos buscaram o auxílio da polícia. Uma viatura parou na porta e lá ficou até o fim.

Olha essa
Marília Gabriela gravou com Arnaldo Saccomani e Carlos Miranda para o seu programa desta quarta-feira no SBT. O momento mais divertido foi quando Miranda começou a recordar dos seus tempos como crítico... de filme pornô. Gabi quase capotou.

Missão complicada
Na ESPN Brasil, o novo diretor-geral, João Palomino, como um desafio, está tentando desmontar as diversas "igrejinhas" espalhadas nos mais diferentes setores da emissora. "Igreja" com "fantasma" dentro. Uma benzedeira pode ajudar.

É isso mesmo
O "Tudo é Possível", de Ana Hickmann, não vira o ano na Record. O programa para, definitivamente, em dezembro. Evidente que a emissora ainda não fala nada oficialmente, mas já existe uma decisão sobre o seu encerramento. O volume de horas de trabalho da apresentadora Ana Hickmann e os baixos índices registrados levaram a isso.

Escudo
Essa terrível onda de violência em São Paulo fez todas as emissoras de televisão, de modo geral, ligarem o sinal de alerta. Medidas de segurança estão sendo tomadas para preservar a integridade de seus profissionais, principalmente o pessoal de rua.

Feijoada para Penélope
A atriz Penélope Cruz disse que é fã do Brasil e adora feijoada de coco. Durante uma festa em Milão, a estrela de Hollywood contou que conheceu o prato típico do Nordeste em sua passagem pela Bahia, enquanto filmava o longa "Sabor da Paixão" (2000). Penélope contou ainda que adora mergulhar e que o local mais lindo em que já praticou a modalidade foi no arquipélago Fernando de Noronha. Ela elegeu a ilha como um dos seus destinos favoritos e disse que estuda vir ao Brasil nas próximas férias.

Será que volta?
O "Quem Fica em Pé?", programa apresentado por Datena na Band, tem tudo para retornar à TV no ano que vem. A equipe tem uma boa frente de episódios gravados.

Curioso
Apesar de ser um nome pouco comum, há três personagens chamadas Diva nas novelas atualmente: a de "Salve Jorge", vivida por Neusa Borges; a de "Lado a Lado", papel de Maria Padilha; e a de "Balacobaco", vivida por Bárbara Borges.

Preparação
O ator Thiago Martins está em Natal suando a camisa nas oficinas de elenco da próxima novela das seis, que está sendo realizada em uma base da aeronáutica. Ele vai interpretar um piloto de avião.

No teatro
Julio Rocha, em cartaz na capital com a peça "O Casamento do Pequeno Burguês", contou à coluna que deve voltar às novelas no ano que vem. Antes, fará uma participação especial em um programa da Globo.

Representante
A novela "O Astro", de 2011, concorre à edição internacional do prêmio Emmy na categoria telenovela. A premiação será realizada hoje, em Nova York, nos EUA.

Adoção
Katie Holmes quer adotar. De acordo com a revista "Star", a atriz está procurando uma garota de dois anos, pois se comoveu com os pedidos de sua filha Suri, que quer uma irmãzinha.

Polêmica
Rihanna continua polêmica. Em turnê para divulgar o seu novo disco, "777", ela postou fotos nas quais aparece cobrindo os seios e com uma nota de 100 dólares canadenses em seus olhos.

Pivô
Selena Gomez encontrou a troca de mensagens entre Justin Bieber e a atriz Chanel Celaya --que já atuou nos clipes do cantor. Ao que tudo indica, esse foi o motivo pelo qual Selena quis terminar.

Confirmada
Thais Fersoza já é um nome garantido no elenco de “Dona Xepa”, em produção na Record, para estrear em março ou abril do ano que vem. Esta será a primeira novela com no máximo 90 capítulos. Adaptação do Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel.

Golpe
Duas moças, fantasiadas de "Patati & Patatá", promoveram um show na cidade de São Lourenço, em Minas. O detalhe é que as duas estavam descalças e, para evitar perguntas, logo avisaram: "Só trabalhamos com os sapatos na televisão". Obviamente, elas não estavam autorizadas a se apresentar. Em casos como este, cabe ao escritório Rinaldi Produções, dono da marca, receber a denúncia e acionar a polícia local. Nada tem a ver com o SBT.

Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com
______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br
Oferecimento: Arte Final Gráfica
-

Nenhum comentário: