1 de agosto de 2010

Horário eleitoral suspende dois programas da Globo:


A veiculação do horário eleitoral gratuito, a partir do próximo dia 17, irá tirar dois programas da Globo do ar: o Profissão Repórter, às terças, e a série Brasileiros, às quintas.
Outros programas terão suas durações reduzidas. O Jornal Nacional ficará dez minutos menor. Irá ao ar das 20h às 20h30, segundo grade de programação divulgada pela Globo a agências de publicidade.
O horário eleitoral no primeiro turno irá ao ar em dois blocos de 50 minutos cada: um das 13h às 13h50 e outro das 20h30 às 21h20. Além disso, os intervalos dos programas serão tomados por comerciais dos candidatos.
O horário eleitoral é gratuito apenas para os políticos. As emissoras sofrem perdas porque deixam de veicular programas e anúncios, mas têm direito a compensação fiscal pela veiculação da propaganda política. Neste ano, a Receita Federal prevê deixar de arrecadar R$ 851 milhões em Imposto de Renda para compensar as emissoras de rádio e TV.
Na Globo, a série jornalística Brasileiros já foi produzida para terminar no próximo dia 12. Mas, com a redução do tempo devido à propaganda eleitoral, não será substituída pelo menos até outubro. O Profissão Repórter retorna após as eleições.
Segundo a grade de programação divulgada a anunciantes, os programas mais prejudicados pelo horário eleitoral serão o TV Globinho e o telejornal local do meio-dia. Cada um perderá 20 minutos. No caso do telejornal local, isso equivale a quase metade de sua duração.
As novelas não sofrerão grandes perdas na duração total, mas receberão carga extra de comerciais avulsos dos candidatos. Passione será veiculada das 21h20 às 22h30 (exceto às quartas). Terá uma hora e dez minutos de duração, como hoje, em que vai ao ar das 20h55 às 22h05. Às quartas, o futebol começará um pouco mais tarde, às 22h.
A partir do dia 10, às terças, a Globo exibirá a série A Cura(Foto acima), de João Emanuel Carneiro, no lugar de Na Forma da Lei, A Vida Alheia e Separação?! serão mantidas até o final de setembro.

Fonte: R7/Blog do Daniel Castro.
Foto: Divulgação/TV Globo.

Nenhum comentário: