24 de agosto de 2010

26º Capítulo de "Laços do Destino":


No capítulo anterior...
Agenor e Regina dão uma desculpa, para Letícia e a jovem fica desconfiada. Susana fala para Orlando que quer o dossiê pronto em um dia. Não vai esperar mais nenhum minuto. Claudio aconselha Agenor e Regina a contarem a verdade para Letícia. Letícia encontra fotos e artigos de jornais falando de seus pais. A jovem pede explicação a mãe.


Regina fica sem reação. Ela não sabe o que falar para a filha.
Letícia
- Anda, mãe! Me diz. O que significa essas cartas, fotos, artigos de jornais?
Regina(Pegando a caixa) - Não é nada minha filha. È só uma caixa com coisas velhas. Mas eu já vou dar um jeito nela.
Letícia - mãe, até quando a senhora pretende me enganar?
Regina - Te enganar? Mas eu não estou te enganando, não minha filha.
Letícia(Séria) - Chega, mãe! Chega. Vamos parar com esse teatrinho. Já faz alguns dias que eu estou reparando a senhora e o papai. Ficam apreensivos, sempre escondendo algo... E quando eu pergunto o que é, vocês me dão uma desculpa qualquer achando que eu vou acreditar. Mas agora chega! Me diga de uma vez o que vocês estão escondendo!
Regina(Aflita) - Letícia, eu e o seu pai não estamos te escondendo nada. È imprensão sua, minha filha.
Letícia - Quem é Gustavo Falcão, mãe?
Regina(Chocada) - Gus... Gus... Gusta... Gustavo Falcão?
Letícia - È. Nessa caixa que a senhora esta segurando tem um jornal, com uma nota falando que a senhora e o papai mataram esse tal Gustavo e sequestraram a filha dele.
Nesse momento a ficha de Letícia cai.
Letícia(Sem reação)
- Mas peraí! Isso tudo aconteceu há 17 anos atrás... Isso quer dizer que... Meu Deus! Eu não posso acreditar nisso.
Regina - Calma filha, não é nada disso que você esta pensando.
Letícia(Nervosa) - Como não mãe? Eu sou a filha desse Gustavo Falcão! A senhora e o papai, mataram o Gustavo e me sequestraram!
Regina - Não! Letícia, não é nada disso.
Letícia - Pára mãe! Pára! Assuma logo de uma vez! Chega de tanta mentira! Chega...
Letícia começa a chorar.
Regina(Abraçando a jovem)
- Minha filha, não chore.
Letícia(Empurrando Regina) - Me solta! Eu não quero que você me abrace! Eu não confio mais em você!
Regina(Começando a chorar) - Não fale assim comigo, filha...
Letícia - Será que eu sou mesmo a sua filha?
Regina - È claro que é! Isso você nunca pode duvidar. Mãe, não é a que faz. E sim a que cria. E isso você não pode reclamar. Eu e o seu pai sempre te demos uma boa educação. Por tanto, se você é hoje essa garota humilde, educada e de bom caráter, é graças a mim e o seu pai.
Letícia - Então você confessa que com ajuda do Agenor, você matou o meu pai biológico e me sequestrou?
Regina - Não foi bem assim.
Letícia - Ah! Não foi bem assim? Então me diga como foi. Ou você vai continuar achando que eu sou idiota?
Regina(Enxugando as lágrimas) - Não. Eu não vou mais mentir pra você, Leticia. Eu já fui muito torturada por causa disso. Chegou a hora de você saber de toda a verdade.
Regina começa a contar como tudo aconteceu. Ela explica para a filha que Gustavo foi assassinado pela Susana, e que ele mesmo a pediu para cuidar dela, antes de morrer.

Enquanto isso em São Paulo...
Àghata esta na Presença, na sua sala, conversando com Fàtima, ex-empregada de Gustavo Falcão.
Àghata
- Bem dona Fátima, eu vou direto ao assunto. Eu pedi que a senhora viesse aqui, pois eu quero entender melhor a morte do meu irmão. Quando o Gustavo morreu, eu nem me importei muito em saber quem tinha tirado a vida dele. Mas agora com o passar do tempo, eu quero saber quem foi afinal o responsável pela morte do meu irmão.
Fátima - Olha Àghata desde que o Dr. Gustavo morreu, eu prometi pra mim mesma que eu nunca mais falaria nesse assunto. Pra ser sincera eu não gosto nem de lembrar da morte dele.
Àghata - Eu sei que é difícil pra você Fátima. Mas por favor, eu preciso saber quem matou o meu irmão. Eu eu sei que a senhora sabe quem foi.
Fátima - È, eu desconfio sim de uma pessoa.
Àghata - Então me diga, quem matou o Gustavo?
Fátima fica indecisa. Ela não sabe se fala o que sabe ou se fica calada. Ela e Àghata se entre olham.

Já em Belo Horizonte...
Orlando esta em casa no escritório. Ele esta conversando com a Chefia por telefone.
Chefia
- Como que é? A Susana confessou para o Agenor e a Regina que matou o Gustavo?
Orlando - Confessou. E o pior de tudo, agora a Susana quer mandar na situação. Ela mudou completamente. Agora ela faz o que quer. E ninguém pode falar nada. Pra você ter uma ideia tudo que eu falo ela discorda. Sinceramente Chefia, a Susana esta ficando sem controle. Se eu fosse você eu tomava uma providência o mais rápido possivel. Antes que ela coloque o nosso plano em risco.
Chefia - E você sugere que eu faça o que, Orlando?
Orlando - A melhor coisa a se fazer agora é tirar a Susana da jogada. Na minha opinião agente deve mata- la.
Chefia - Você ficou louco, Orlando? Agente não pode matar a Susana. Ou você se esqueceu que agente precisa dela pra conseguimos completar o nosso plano? E outra, se a Susana morrer agora, vai chamar muita atenção. Todo mundo tá sabendo que ela voltou pro Brasil. Seria muito ariscado.
Orlando - Então você pretende fazer o que Chefia?
Chefia - Nada. Se a Susana esta fora de controle a culpa é sua, Orlando.
Orlando - Minha?
Chefia - Claro. Se você tivesse feito como nós tiamos combinado, nada disso teria acontecido. Agora é tentar levar a situação. O que você pode fazer é dar corda pra Susana. Deixe ela achar que esta no comando do jogo, no momento certo agente passa a perna nela e mostramos que quem estava no comando esse tempo todo eramos nós.

Casa de Dalva...
Agenor esta inquieto.
Agenor
- A Regina esta demorando!
Dalva - È, realmente ela esta demorando mesmo.
Claudio - Olha Agenor, infelizmente eu não vou poder esperar mais. Eu tenho uma reunião daqui uma hora. Mas faça o seguinte, marque um dia e vá no meu escritório. A Dalva, sabe o endereço, ela passa pra vocês.
Agenor - Tá bom, Dr. Claudio. Eu agradeço, pelas dicas. Eu vou marcar sim pra ir no seu escritório. Aliás, eu vou lá ver por que a Regina está demorando tanto.
Dalva - Agenor, qualquer coisa você me avise.
Agenor - Tá bom.

Enquanto isso na casa de Agenor e Regina...
O clima entre Regina e Letícia é tenso.
Regina
- Então é isso minha filha. Foi o próprio Gustavo que pediu pra mim e o Agenor, cuidar de você. Ele não confiava na sua mãe biológica. Mas aí, ele morreu, e a culpa caiu em cima da gente.
O silêncio toma conta das duas.
Regina
- Filha, por favor, diga alguma coisa. Não me torture mais... Por favor...
Letícia - Você quer que eu fale o que? Que eu estou feliz em descobrir que os meus pais na verdade não são meus pais, e que ainda eu fui sequestrada?
Regina - Eu disse, não foi bem assim. Eu e o seu pai não te sequestramos!
Letícia - Como não? Tem várias provas contra vocês.
Regina - Filha, por tudo que é mais sagrado, acredite em mim.
Letícia - Não me chame de filha! Eu não sou a sua filha. Chega de mentira! Chega de ilusão.
Regina(Chorando) - Não faz isso comigo... Por favor...
Letícia - Eu não confio mais em você. Você e o Agenor me enganaram esses anos todos. Não pensaram em mim.
Regina - Agente ia te contar, filha.
Letícia - Contar quando? Quando eu me casasse e tivesse meus filhos?
Regina - Nós estavamos esperando o momento certo.
Letícia - Quer saber? Eu não quero ouvir mais nada. Vocês tiveram esses anos todos para me contarem a verdade, mas preferiram mentir, enconder a verdade. Aliás, eu só quero que você me responda mais uma coisa. Por que você e o Agenor estavam estranhos essas últimas semanas? Alguém da família do Gustavo Falcão descobriu que vocês estavam aqui em Belo Horizonte?
Regina permanece calada.
Letícia
- Como eu sou boba né? Se você me escondeu a verdade esse tempo todo, não vai ser agora que você vai começar a falar a verdade.
Regina - Não, Letícia. Você esta enganada. Eu não vou mais mentir pra você. Foi a Susana Monferrari, a sua mãe biológica... Ela descobriu onde agente esta morando. Ela até já veio aqui em casa e fez algumas ameças. Disse que ia denunciar eu e o Agenor pra polícia.
Letícia(Chocada) - Meu Deus! Então a situação é pior do que imaginava.
Agenor entra em casa e não entende a cena que vê.
Agenor
- Ué! O que aconteceu? Por que vocês duas estão chorando?
Regina(Enxugando as lágrimas) - A Letícia descobriu tudo, Agenor. Ela sabe que não é nossa filha biológica.
Agenor(Indo em direção á Letícia) - Filha, agora que você já sabe da verdade, agente precisa conversar.
Letícia(Fria) - Como são as coisas né? Vocês tiveram mais de 17 anos para conversarem comigo, e nunca conversaram. Agora que eu descobrir a verdade vocês me vêm com esse papinho de conversar? Isso é alguma estratégica pra tirar a culpa de vocês?
Agenor - Eu e a sua mãe, não estamos tentando tirar culpa nenhuma da gente. Até porque nós não temos culpa do que aconteceu no passado. O que agente fez foi pra ajudar.
Letícia - Então quer dizer que mentir, enganar, são atitudes pra ajudar alguém? Sinceramente, vocês me dão nojo!
Agenor - Letícia, você não pode falar assim comigo! Eu sou o seu pai, querendo você ou não.
Regina - Não adianta, Agenor. A Letícia esta muito magoada. Ela não vai nus perdoar.
Letícia - Não vou mesmo! Eu nunca foi perdoar vocês! (Chorando) -O que vocês fizeram comigo, não merece perdão... Vocês acabaram com a minha vida.
Letícia sai correndo pra fora de casa.
Regina(Tentando ir até a filha)
- Mas minha filha...
Agenor(Segurando Regina) - Não, Regina. Deixe ela ir. A Letícia esta atordoada. Ela precisa colocar as ideias no lugar. Vai fazer bem ela ficar um pouco sozinha.
Regina (Chorando) - Mas Agenor, a Letícia esta com muita raiva de nós. Ela nunca vai nus perdoar!
Agenor - Vai sim, você vai ver. Agora ela está assim porque esta tudo muito recente. Mas com o tempo ela vai entender os nossos motivos.
Os dois se abraçam.

São Paulo...
Àghata esta na sua sala na Presença, conversando com Fátima.
Àghata
- Então Fátima, me diga. Quem matou meu irmão?
Fátima - Foi a dona Susana Monferrari. Pronto, falei!
Àghata - A Susana?
Fátima - È. Eu não tenho como provar. Mas eu tenho certeza que foi ela, que matou o Dr. Gustavo. O seu irmão tinha o costume de tomar chá toda noite. E no dia da morte dele, quem preparou esse chá foi a dona Susana. Eu lembro como se fosse hoje, ela não queria que eu fizesse o chá. Ela até brigou comigo, por causa disso. E por coincidência, nessa mesma noite, eles tinham brigado feio.
Àghata - Então eu sempre estive certa. Foi a Susana que matou o meu irmão.
Fátima - Foi. Quando o seu irmão morreu, ela se fez de boazinha, mas tudo de fachada. No fundo ela nunca amou ele.
Àghata - E me diz uma coisa, como era o relacionamento do meu irmão com a Regina e o Agenor?
Fátima - O seu irmão gostava muito dos dois. Os três se davam muito bem. Eu sinceramente até hoje nunca entendi o sumiço do Agenor e da Regina.
Àghata - Você acha que eles realmente sequestraram a minha sobrinha?
Fátima - Isso, eu não sei dizer. Pode ser que sim, e pode ser que não. A única coisa que eu sei, é que a Susana é uma pessoa vingativa e mau caráter. Não vale o chão que pisa.
Àghata - Eu tinha certeza disso. Eu nunca gostei dela, e não era atoa. Mas você pode ter certeza de uma coisa Fátima, ela vai pagar por tudo que fez com o meu irmão. Eu vou acabar com a Susana Monferrari!

E agora? O que será que Àghata vai fazer para se vingar de Susana? E Letícia? O que vai acontecer com a nossa personagem, agora que ela sabe da verdade? Se você quer descobrir isso, não perca as últimas semanas de "Laços do Destino" de segunda á sábado, ás 21:00 aqui no blog Tv e Diversão.

Um comentário:

Daniel disse...

Elvis que cena perfeita! Essa descoberta foi realmente uma cartada de mestre! Mas me diga ma coisa, a Letícia vai terminar com o Agenor e a Regina né? Pô! Pai é o que cria, não o que faz!!! Se liga.