3 de agosto de 2010

Globo pode levar MTV a cancelar debate presidencial:


Marcado para a próxima terça-feira (10), o primeiro debate entre presidenciáveis da MTV, focado exclusivamente em problemas dos jovens, corre o risco de não acontecer, de ser adiado ou de ir ao ar "esvaziado".
Na semana passada, o debate já estava ameaçado por causa da ausência de Dilma Rousseff. Assessores da candidata do PT alegaram "problemas de agenda" para não confirmar presença no encontro. José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) assumiram compromisso de participar do evento.
Ontem, a produção do debate recebeu um jato de água gelada. Marina Silva informou que foi convidada pela Globo a conceder uma entrevista a William Bonner e Fátima Bernardes, na bancada do Jornal Nacional, no mesmo dia 10. Como o JN é realizado no Rio de Janeiro e o debate da MTV está previsto para começar às 22h30, em São Paulo, a presença de Marina Silva estaria seriamente comprometida.
A MTV, que já temia um "cano" de José Serra por causa da ausência de Dilma Rousseff, ficou ainda mais temerosa. Ontem, poucos acreditavam que o tucano se disporia a debater apenas com Plínio de Arruda Sampaio. A MTV vai tentar salvar seu debate até amanhã, quando Dilma Rousseff deve dar uma resposta definitiva sobre sua participação.
Desde sexta-feira, a MTV vem fazendo campanha pela participação da petista. Um anúncio promocional, em seus intervalos comerciais, informa que "já está tudo pronto para o debate" e pergunta: "Dilma, só falta você". Em seu site, um texto pede para a audiência enviar mensagens para o Twitter da candidata, pedindo sua presença.

Formato

Se for realizado, o debate da MTV terá perguntas feitas apenas por jovens. A plateia será formada por 50 deles, autores de perguntas selecionadas. Uma hora antes do início do debate, o mediador Cazé Peçanha irá sortear entre as 50 perguntas quais mais tarde serão lidas, por ele, aos candidatos, que ficarão em uma bancada convencional.
As VJs MariMoon e Marina Person também participarão do encontro. A primeira fará aos candidatos perguntas selecionadas no Twitter. A segunda entrará com perguntas feitas previamente por jovens nas ruas.

Outros debates
Dilma Rousseff ainda não confirmou presença no debate que a TV Gazeta realizará em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo em 8 de setembro. A emissora já decidiu deixar vazia a cadeira do candidato ausente e destinar o tempo que ele teria para seus concorrentes.
A petista, no entanto, está confirmada no debate que a Band promove nesta quinta, o primeiro da campanha de 2010.
Além da Band, MTV e Gazeta, Globo, Record e Rede TV!/Folha de S.Paulo também planejam encontros entre os candidatos à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: R7/Blog do Daniel Castro.
Fotos: Divulgação/MTV e Kelly Fuzaro/MTV.

Nenhum comentário: