A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0. Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
A enciclopédia sem fins lucrativos é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 272 idiomas ou dialetos com mais de 15 milhões de artigos, dos quais mais de 3 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados 2 de janeiro de 2010). e 596 580 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 1 de agosto de 2010). O número total de páginas ronda os 58 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.
Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia é o sétimo website mais visitado do mundo. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou bifurcadas. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.
Já o filósofo canadense Jacques Dufresne, criador de L'Agora, enciclopédia virtual produzida no Québec, sendo a primeira em língua francesa, critica a primazia dada à Wikipedia pelo Google, o que esmaga as concorrentes. Segundo ele, o tandem Google-Wikipédia realiza a maior operação de dominação cultural da atualidade.
Em 2010 ficou em 4° lugar no Top 1000 sites mais visitados em buscas pelo Google, com 310 milhões de visitas únicas.Inter pega rival Grêmio com a cabeça no São Paulo
Time entrará no Beira-Rio com apenas um titular
Grêmio e Internacional entrarão no gramado do Beira-Rio neste domingo (1º), a partir das 16 horas (de Brasília), com sentimentos e formações diferentes. Enquanto o dono da casa preservará titulares visando a segunda semifinal da Libertadores da América, quinta-feira (5), diante do São Paulo, o Grêmio tentará de todas as formas uma vitória para salvar o emprego do técnico Silas.
O contexto coloca o clássico com um peso muito maior nos gremistas. Após 11 rodadas, o Tricolor é o 18º colocado, ocupando uma das quatro vagas da zona do rebaixamento. O técnico Silas ainda vive dias de tensão. Se sua demissão já foi mais eminente, o treinador segue longe de ter uma situação estável no clube.
Coletivamente, o Gre-Nal vale pouco para o Inter. Quarto colocado, independente do resultado a posição no G-4 será mantida. Uma vitória sem os titulares serviria para humilhar o maior rival, ação sofrida pelos colorados na década de 90. Uma derrota não mudará o ambiente de paz no Beira-Rio. O único titular em campo será o goleiro Renan.
Se coletivamente os colorados dão um valor menor ao jogo, individualmente há a valorização. Será um confronto para desafogar mágoas. De Celso Roth, por exemplo. O treinador colorado foi demitido do Tricolor por não ter vencido Gre-Nais em 2009, apesar da boa campanha na Libertadores, a prioridade combinada com os dirigentes tricolores.
- É um clássico muito difícil. O Grêmio está desequilibrado no Brasileiro. Nosso momento é diferente. Vamos administrar com o que o Inter deseja e com o que combinamos com a direção.
Outro é o atacante Everton. Ele será o jogador mais agudo na equipe colorada. Em 2008, quando Vagner Mancini era o treinador gremista, o jogador acabou sendo dispensado.
- Me motiva sim jogar contra o Grêmio, eu já queria isso contra o Caxias. Não tenho mágoa, só tenho a agradecer, porque se não fossem eles, não estaria aqui agora. Tenho de fazer de tudo agora neste Gre-Nal, tentar fazer o máximo.
No Grêmio não há espaço para a resolução de frustrações antigas, no momento tudo o que o técnico Silas quer é vencer, deixar a zona do rebaixamento e começar a escalar a tabela de classificação.
- Clássico é clássico. Não tem explicação. É o jogo do coração. Mais do que esquema dos dois times, é o clássico aqui do Sul, aqui não se ganha só jogando, se ganha também no coração, batalhando.
Ele manterá o esquema 3-5-2. Apesar do empate com o Cruzeiro por 2 a 2 na rodada passada, a atuação em si só recebeu elogios da comissão técnica, dos jogadores e da direção, principalmente pela vontade demonstrada em campo. É nesse espírito que o time irá para o clássico.
A mentalização dentro do vestiário é de que as dificuldades serão as mesmas independentemente do time que será escalado pelo Inter. Afinal Gre-Nal é Gre-Nal, diz o velho ditado, com a anuência de Borges.- Se o Inter jogar com time reserva ou titular é o Inter. Tem jogadores de muita qualidade, e os considerados reservas fizeram um grande jogo contra o Flamengo. E é clássico, não tem isso não.
A principal ausência no Tricolor será Fábio Rochemback. O volante sente dores musculares e não treinou durante a semana. Ferdinando entra no seu lugar. E assim começará a ser contada mais uma história do clássico Gre-Nal.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de agosto de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)
INTER: Renan; Daniel, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Juan; Wilson Matias, Glaydson, Andrezinho (Derlei) e Giuliano; Rafael Sóbis e Everton
Técnico: Celso Roth
GRÊMIO: Victor; Ozeia, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson (Edílson), Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges
Técnico: Silas
Nenhum comentário:
Postar um comentário