24 de outubro de 2009

Entreterimento - Paranormal Activity

Uns dos assuntos mais comentados no mundo inteiro é sobre um filme de terror, denominado ‘Paranormal Activity’. Como o filme só estreou em algumas cidades dos Estados Unidos (mas, com certeza, em breve chegará ao mundo) eu não pude ver o filme. Vi apenas o trailer. Então eu adaptei uma reportagem a respeito do filme que peguei no site G1.

Se você tem coragem de ver o trailer: CLIQUE AQUI

“Os críticos disseram: ‘o filme mais assustador da década’, ‘o filme mais assustador da minha vida’, ‘o filme mais assustador de nosso tempo’. Para algumas produções de Hollywood, citações como essas são apenas a cereja sobre uma campanha de marketing de dezenas de milhões de dólares. No caso de ‘Paranormal Activity’, filme de terror de baixo orçamento em cartaz nos Estados Unidos, elas são a própria campanha de marketing.

As frases citadas acima, repetidas vezes em contextos diversos em comunidades virtuais como o Twitter ou o Facebook, impulsionaram o longa. O filme já está com uma bilheteria de mais de 40 milhões de dólares. Somente nos Estados Unidos, único lugar onde o filme está passando. Lembrando que o filme teve um orçamento estimado de APENAS 15 MIL DÓLARES.

‘Paranormal Activity’ não tem grandes estrelas nem altos investimentos. Mas vem contando com uma legião de fãs que cresce minuto a minuto, na medida em que mais pessoas postam suas impressões sobre o filme na internet. A distribuidora Paramount Pictures gastou até agora alguns poucos milhões de dólares promovendo o filme, uma fração mínima do que é normalmente investido em grandes lançamentos. Parte desse dinheiro foi gasto em sites e na programação de sessões antes da estreia, que deram início à propaganda boca-a-boca a favor do longa.

Escrito e dirigido pelo estreante Oren Peli, o filme nasceu da ideia de refazer, com mais dinheiro e brilho, a produção com cara de documentário (porém, ficcional), que contava a história de um casal atormentado por estranhos fenômenos e aparições. No roteiro, um casal se muda e passa a achar que seres sobrenaturais perambulam pela casa durante a noite. Assim, ligam uma câmera para registrar o que acontece enquanto estão dormindo. Essas imagens formam ‘Paranormal Activity’. O projeto ganhou ajustes, cortes e melhoras. Passou-se, então, a pensar numa forma de atrair fãs.

O estúdio começou promovendo sessões à meia-noite, em 13 cidades dos Estados Unidos, e depois deixou o público decidir onde o filme deveria ser exibido. Em sua segunda semana, 'Paranormal Activity' chegou a outros 20 mercados norte-americanos. As sessões passaram a ocupar salas de cinema durante todo o dia, e o estúdio continuou aumentando as salas de exibição para 46 cidades. A intenção é que ele siga viagem de acordo com o que os fãs decidirem em votação na internet, mas 'Paranormal Activity' já está em mais de uma centena de cinemas nos EUA.

A legião de fãs segue crescendo exponencialmente, à medida em que as pessoas vão vendo o filme. ‘Paranormal Activity’ permanece entre os tópicos mais populares do Twitter durante várias semanas seguidas. 'Nos sites de relacionamento na internet todo mundo está falando sobre quão assustador é esse filme', afirma Paul Dergarabedian, analista de bilheterias do site Hollywood.com. ‘Isso não acontece todo dia. ’

O sucesso fez lembrar ‘A bruxa de Blair’ (1999), outro filme de terror de baixo orçamento, estimado em 60 MIL dólares, que acabou se transformando em fenômeno mundial, tendo arrecadado mais de 248 MILHÕES de dólares mundialmente. E outros filmes do mesmo gênero, que com a internet acabaram ganhando fãs ao redor do globo, como ‘Serpentes a bordo’ (2006) e ‘Cloverfield – Monstro’ (2008). Mas o filme tem potencial para entrar na lista dos hits que ultrapassaram US$ 100 milhões em bilheteria?

‘Seria altamente improvável, já que isso não aconteceu ainda nesta década. Eu certamente não traçaria uma meta nesse sentido, mas é fato que o filme se transformou em um grande sucesso, e seu desempenho nas próximas semanas mostrará quão grande esse sucesso pode ser’, afirma Rob Moore, presidente da Paramount.”

Algumas fontes dizem que o filme estréia dia 4 de dezembro aqui no Brasil. O trailer é ótimo, então assim que lançar o filme, não o perca.

Nenhum comentário: