30 de outubro de 2009

ANTENADO TV

SOM BRASIL - Moraes Moreira é o homenageado do Som Brasil
“Quando os Novos Baianos começaram, o Brasil era o Brasil da ditadura, da censura, do exílio e os artistas estavam sendo mandados para fora do país. Nós chegamos com muita coragem: cabeludos, roupas coloridas, que, na época, era um problema sério. Foi dentro desse contexto que nossa ‘tribo paz e amor’ tramou a sua viagem, o sonho como protesto e no lugar do tremor, talento e muita coragem”, afirma Moraes Moreira, o homenageado do ‘Som Brasil’ que irá ao ar na sexta-feira, dia 30.

Nascido em 08 de julho de 1947, em Ituaçu, sertão da Bahia, Antônio Carlos Moreira Pires ganhou da irmã sua primeira sanfona de 12 baixos. Era com ela que, ainda criança, animava as festas de São João, batizados e casamentos. Aprendeu violão na adolescência e mudou-se para Salvador após concluir o ensino médio. Foi em Salvador que Moraes Moreira entrou em contato com o rock’n’roll e a turma com quem formaria mais tarde o grupo Novos Baianos. Em 1975, ele parte para a carreira solo, se consagrando um letrista de sucesso. Com 40 anos de carreira e mais de 30 discos gravados, Moraes é responsável pela alegria de alguns dos maiores sucessos da música popular brasileira.

Para festejá-lo, Camila Pitanga recebe no palco do ‘Som Brasil’ a cantora e compositora carioca Aline Muniz; a cantora mineira Jussara Silveira; a cantora e violonista Márcia Castro; e Davi Moraes, filho do homenageado que cantará com o pai o sucesso “Acabou Chorare”. Essa e outras composições, como “Lá Vem o Brasil”, “Besta é Tu”, “Bloco do Prazer”, Vassourinha Elétrica” e “Palavras ao Vento” ganharão novos arranjos nas vozes dos convidados.

Com direção-geral e de núcleo de Luiz Gleiser, e direção de Mariozinho Meireles e Sergio Cunha, ‘Som Brasil’ Moraes Moreira será exibido dia 30 de outubro, sexta-feira, após o ‘Programa do Jô’. Escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud, a produção musical da atração leva as assinaturas de Guto Graça Mello, Yuri Cunha e Ricardo Leão e a coordenação musical é de Wagner Faria. Fernando Schmidt assina a cenografia.

Nenhum comentário: