29 de outubro de 2009

'Beijo, me liga': o mundo adolescente sem falsete:


Estreia desta semana no Multishow, “Beijo me liga!” é muito oportuna num momento com este, em que se discute tanto a adesão do público jovem à TV. O programa tem direção-geral de Ajax Camacho e roteiro de Ingrid Zavarezzi e consegue fazer dois dribles importantes. Há filtros, trilha forte e outros elementos que atribuem ao resultado final um efeito “envernizado”, longe do naturalismo. Mas se vale deste artificialismo para o resultado estético, sem comprometer a trama. A série simplesmente tem estilo. E bom roteiro.
“Beijo me liga” acompanha as aventuras de seis jovens de uma grande cidade. A tecnologia é um personagem adicional e isso não é pouca coisa: os personagens se falam pelo celular, trocam SMS e vídeos, e com isto a dramaturgia ganha uma narrativa que corre paralela, mas é inseparável de todo o resto. Afinal, não é assim que as coisas acontecem na vida real de quase todos os adolescentes de hoje?
O elenco no geral é bom, não sofre daquela irreguralidade de talentos que se costuma ver em atrações para jovens. Mais do que isso, a construção dos personagens é exata. Se você, como eu, tem o privilégio de conviver com adolescentes, vai reconhecer os comportamentos, os pequenos dramas amorosos, as dúvidas, a alegria, a intensidade, enfim... Representar tudo isso é uma missão que exige um ajuste muito fino, sensibilidade e conhecimento de causa. “Beijo, me liga” chega lá com louvor. Não tem falsete, não tem simulacro. Os realizadores desta série sabem do que estão falando e conhecem seu interlocutor.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

Nenhum comentário: