Enem 2009 que vazou teve nível de dificuldade de fácil para médio, dizem professores.
Weric Lima: Para muitos estudantes da rede Estadual e Municipal de todo o Brasil, esse sabado e domingo, seria dia de prova, prova do "Enem" (Exame Nacional do Ensino Médio
Devido alguma falha entre os intelectuais, do MEC, o gabarito, resposta da prova vazou, e estava sendo vendida em são Paulo.
Assim foi cancelado. e sem previsão de data certa para a 2ª real realização da prova. Mais professores, aproveitaram essa oportunidade, e estão já trabalhando em cima da prova que esta disponivel em toda a internet, para desenvolver um bom trabalho para os alunos.
Vamos conferir a matéria que diz sobre, a prova e suas questões.
o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.
Para o professor Nicolau Marmo, coordenador geral do Sistema Anglo de Ensino, a prova anulada seria considerada fácil para os alunos que se inscreveram no Enem almejando uma vaga nas universidades federais. Segundo ele, a prova é "adequada" para avaliar os alunos do ensino médio --o que costumava ser o principal objetivo do Enem--, mas inadequada quando o objetivo é selecionar candidatos para universidades federais.
"Para as pessoas que estão sendo selecionadas para universidades [federais] as provas são fáceis em todas as frentes", avaliou.
De acordo com o professor, apenas 30% das perguntas eram difíceis. "Mas se fossem colocadas em uma prova exclusivamente para selecionar alunos para [as universidades] federais, seriam questões apenas medianas", afirmou.
Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Colégio e Curso Objetivo, concorda com o colega em partes, mas ressalva que os estudantes encontrariam um pouco mais de dificuldade nas questões de geografia e física.
Mesmo assim, diz ela, "nada de muito difícil. São questões medianas, o que era esperado quando se trata de um exame aplicado no Brasil inteiro", disse.
O que causou estranhamento, segundo a professora, foi o fato de a prova de ciências humanas não ter exigido tanto acompanhamento de notícias diárias, o que costuma ser pedido na maioria dos vestibulares. "Só estranhamos na prova de humanidades que não caiu nada de mais moderno, nada de maior destaque na mídia", disse.
Problemas
Segundo os professores do Objetivo, havia três questões com problemas na prova, sendo duas de língua portuguesa e uma de matemática.
De acordo Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do curso, a questão de número 79 não apresentava solução "O problema é que a resposta que a gente encontra é diferente. Eles deram como resposta '1/4', quando a resposta correta é '3/8' [opção não apresentada na questão]", disse.
Já em relação à prova de língua portuguesa, enquanto a questão 37 apresentava duas respostas corretas, a questão 38 não tinha solução, informou o professor Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo.
Fraude
Neste ano, mais de 4,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o MEC já possui uma segunda prova do Enem para substituir o exame que vazou, mas o material ainda precisa ser impresso. A expectativa é que a prova aconteça dentro de 30 a 45 dias.
O vazamento da prova foi denunciado pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido o material na segunda-feira (28) de um funcionário do Inep, órgão ligado ao MEC. Eles apresentaram a prova e pediram o pagamento de R$ 500 mil por ela. A Polícia Federal investiga o caso
Weric Lima: Com tudo, os alunos que estão anciosos, com a prova, já podem se capacitar ainda mais, com a prova que foi vazada, já que se encontra disponivel, pela internet.
Mais agora nós vamos bater um papinho sobre essa questão com a Eliana Gentil, a respeito dessa prova, como os estudantes vão fazer, oque fazer? quando agir, ela vai exclarecer melhor para nos.
Boa noite Eliana.
Papo do Enem.
Eliana Gentil: Boa noite.
Weric Lima: Eliana, oque fazer, no caso, os alunos devem procurar, ajuda, ir até local de aplicação confirmado?
Eliana Gentil: Olha Weric e internautas, Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 devem aguardar as novas datas de prova, segundo as orientações do MEC (Ministério da Educação). De acordo com a pasta, a nova avaliação deverá ser aplicada nos próximos 45 dias.
Weric Lima: Oque o Mec, vai fazer com a prova que vazou? e quando será aplicada a nova prova?
Eliana Gentil: Bom A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 que vazou deverá se tornar um simulado, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. "As provas estão inutilizadas para efeitos oficiais e podem virar um simulado-teste, sem problemas",
Já referente a data Não está definido. O MEC informa que o anúncio deverá ser feito "nos próximos dias, depois de reorganizar a logística."
Weric Lima: Uma curiosidade, ou melhor, que ainda muitos tem, pois estão apriensivos, tem que se inscrever dinovo? quem não teve como se inscrever pode,, vai ser reaberta as inscrição?
Eliana Gentil: OLha Weric, pelo que se anda falando pelos corredores do Mec e que não será nescessario outra inscrição, todos ops inscritos se manterão.
Já de acordo com os que não se increveram, as possibilidades de inscrição, são 0%, ou seja não será possivel.
Weric Lima: Uma pergunta que nós tinhamos, no email era se, vai dar tempo de fazer o enen ainda esse ano, e se vai ser demorada a impressão da prova.
Eliana Gentil: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que tem um banco de perguntas prontas. Assim, a nova prova só precisa ser impressa, mas já está elaborada.
Já sobre a Impressão O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou nesta quarta-feira (30) que o processo de impressão do exame leva cerca de um mês. A gráfica tem de imprimir mais de 4 milhões de provas e com alguma antecedência do dia do exame, senão os cadernos não chegam a tempo para os candidatos da Região Norte do país.
Weric Lima: E os locais da prova Eliana, como vão ficar? serão os mesmos, ou serão trocados?
Eliana Gentil: Não está definido. O MEC informa que os "inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas". Normalmente, o local de prova é divulgado no site, por Correios e, neste ano, também por SMS.
Weric Lima: O resultado final, que e o mais esperado após a prova quando sai?
Eliana Gentil: Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês, afirma o ministério.
Weric Lima: Agora uma pergunta, e acho que você já tem para nós passar, de quem e a culpa de ter vazado essa prova?
Eliana Gentil: O MEC afirma que já acionou o "Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento". Ou seja: os culpados ainda não têm nome
Weric Lima: Quem esta como, responsavel da aplicação do enem?
Eliana Gentil: O Inep fez uma licitação para a aplicação do exame. O único participante do processo foi o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção). O consórcio é formado pela Consultec (Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda), Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) e Instituto Cetro (Instituto Nacional de Educação Cetro), com matrizes em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Procurado pela reportagem, o consórcio, por meio de sua assessoria de imprensa, anunciou que não vai se manifestar sobre o assunto.
Weric Lima: Bom Eliana, eu agradeço, sua participação, e seu grande estudo na area pra nos fornecer maiores informação a respeito.
Eliana Gentil: Imagina, e caso queira tirar alguma dúvida e só entrar no site do MEC.
Weric Lima: Obrigado linda
Eliana Gentil: Denada, Boa noite.
FALA QUE A TVED TE ESCUTA!!
Weric Lima: A equipe do domingo @tualizado, não ia deixar barato essa situação, então fomos atrás de comentários do povão...Vocêis internautas que opinam, e deixam seus pensamentos expostos sobre a questão. Agora vamos conferir oque o povo achou dessa situação..confira.
Ana Paula Lima da Silva disse:Indiferente! Todos têm feito um cavalo de batalha a respeito do novo ENEM para que? Eu também farei as provas esses fim de semana e minha maior preocupação É COMO CHEGAR na universidade que me mandaram se na mesma não tem rua e sim a Via Dutra... Não tem ônibus de circulação. Moro no centro da cidade e me mandaram pra um a entrada de uma outra cidade do Vale do Paraíba... E agora senhor Ministro da Educação? Como chegarei ao local para fazer as provas?
Daniele jesus disse:melhorou com relação a aceitação do enem em faculdades federais, porém piorou na localização de provas como por exemplo a minha ficou muito distante da minha casa, poderia levar em conta o endereço do candidato.
Filipe disse:Acredito que ha um problema quanto atribuir notas aos alunos conforme o grau de dificuldades das questoes acertadas, ou seja, sou favoravel que as notas atribuidas sejam absolutamente equivalentes ao numero de questoea acertadas. Esse tal sistema que julga quem chuta e quem nao chuta 'e muito complicado de ser aceito. O que 'e dificil para uns nao 'e para outros. Esse sistema deles permite que por exemplo alguem que acertou menos, tenha mais pontos e alguem que acertou mais tenha menos pontos. Lamentavel o retrocesso.
Lucas Cavalcante Gondim disse:Mais uma, uma dificuldade para o estudante, por isso no Brasil existem tantos analfabetos e bagunceiros nas escolas. Mais uma prova da deficiência da educação brasileira, sem estudo não se forma país nenhum.
Weric Lima: Quer comentar? falar oque tem engasgado pra sociedade? Não perca tempo. Envie seu email para wericlima@uol.com.br, ou deixe como comentário sua resposta sobre o acontecido, e concerteza traremos para a mesa do Domingo @tualizado.
Então fica combinado assim.
A gente mostra oque rola no mundo, e você fala oque acha do que rola pelo mundo. correto? Então fechado.
Nos vamos agora, acompanhar a Reportagem que rola pelo Brasil.
Confira:
Brasil quer construir 30 usinas nucleares até 2060, diz Edison Lobão
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta sexta-feira que o governo pretende colocar em funcionamento a partir de 2030 uma usina nuclear por ano até 2060. A declaração foi feita durante a formalização do reinício da construção da Usina Angra 3.
Lobão justificou o anúncio ao afirmar que a população brasileira vai chegar a 250 milhões em 2060, o que vai exigir mais energia.
Ele disse ainda que, se isso não for feito, o desenvolvimento do Brasil ficará comprometido no futuro.
- Ou nos preparamos hoje ou podemos pagar um preço elevado.
Questão de matemática do Enem tem erro, diz cursinho
Weric Lima: Essa eu quero que vocêis prestem bastante atenção, afinal, o erro esta onde? quem será que fez essa questão? e se fosse para prova, e ninguem soubesse erro? Seria anulada? vale a pena conferir essa.o cursinho Etapa afirma que a questão 79 do Enem, que faz parte do conteúdo de matemática, não tem alternativa correta. O Inep (órgão do Ministério da Educação que elabora o exame) foi avisado, mas não respondeu ao questionamento do cursinho.
O estudante Ervin William, que está prestando vestibular para engenharia, afirma que vai responder à prova do Enem que vazou no fim-de-semana, como teste.
- Um professor meu viu a prova e disse que as questões estão medianas, em um nível parecido com o Enem de outros anos.
O que preocupa Diego Bernardo, aluno do Cursinho do 11 de Agosto, pré-vestibular comunitário ligado à Faculdade de Direito da USP, é o tamanho da prova do Enem. Ele não esperava que as 180 questões fossem exigir um ritmo tão intenso na hora de resolvê-las.
- É diferente da Fuvest, em que as perguntas estão separadas por assunto. Para responder às questões do Enem tem que ler todos os textos, porque elas estão bem amarradas. Individualmente elas são mais simples, mas como o conteúdo é interdisciplinar não dá para fazê-las sem ler.
Adolescente é morta dentro de sala de aula com tiro na cabeça, no PR
Uma adolescente de 14 anos foi baleada e morreu dentro de uma escola de Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira (2). A Polícia disse acreditar que o tiro foi disparado acidentalmente por um estudante de 16 anos, que fugiu logo depois do incidente.
As policias Militar e Civil do Estado informaram que o estudante havia sido transferido de um outro colégio por determinação da Justiça, pois estava sendo ameaçada por uma gangue de Cascavel. Os colegas de classe da adolescente baleada afirmaram que o aluno teria brigado com a professora de física antes do disparo e tinha a ameaçado de morte. O tiro atingiu a cabeça da vítima e danificou a lousa da sala de aula.
O suspeito conseguiu fugir e jogar a arma a 100 metros da escola, mas foi preso horas depois.
Weric Lima: Pergunto! Oque será feito dessa cidadania, vivendo em meio a uma escola, que mal sabe que um aluno transporta uma arma pra escola? ou melhor, onde esta a segurança ? Agora uma coisinha, Onde está o ministério de segurança publica de Paraná? Que não zela pela total segurança da escola? Vamos vêr isso, porque se não serão quantas outras mais? isso espero que seja feita medidas maiores de ampliação de segurança. se não, presta atenção...Vocêis vão para a Mira do Domingo @tualizado, vão ser postados em toda nossa programação. Acorda, antes que outra adolescente possa morrer, em sala de aula. e Aguardamos resposta...Caso queira responder aminha critíca. Nossos sentimentos do Domingo @tualizado para a familia da adolescente.
Polícia Federal prende argentino com mala feita de cocaína no aeroporto
Weric lima: Essa eu gostei e muito, acompanhe.
A delegacia da Polícia Federal no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, recolheu na tarde desta sexta-feira (2), uma mala feita de cocaína. Um argentino foi preso.
O suspeito vinha de Assunção, no Paraguai, embarcaria para Lisboa, em Portugal. Ele levava a mala feita com fibras feitas de cocaína. O objeto pesa dez quilos.
Com o preso, a PF recolheu 180 euros (R$ 832,83), US$ 700 dólares (R$ 1.246) e 360 pesos argentinos (R$ 83,19), além de vários documentos.
A PF diz que o preso vai ser processado por crime de tráfico de drogas e pode ser condenado a pena que pode ir cinco até 15 anos de prisão.
Weric Lima: Faz o seguinte, atenção ae aos policias e delegado de Cumbica. 15 anos não pow, calma ae, da logo uns 20 anos pra ele aprender. Parabéns aos policias dessa mega operação contra trafico de drogas.
Noticías de São Paulo.
Weric Lima: Olha que barbaridade, crueldade que ocorreu na sexta dessa semana, em São Paulo.
Polícia investiga hipótese de assassinato em caso de morte de bebê em Osasco
O bebê e o pai foram baleados na noite de quarta-feira (30) passada, durante uma suposta tentativa de assalto. Eles saíram de uma igreja, onde participaram de um culto evangélico. Silva foi atingindo na nuca e na perna direita. A criança estava no colo do pai e foi baleada no olho direito. O bebê morreu nesta sexta-feira (2).
O delegado-titular do 8º Distrito Policial, João Rodrigues Marques, responsável pelas investigações, disse que começou a trabalhar com a possibilidade de tentativa de assassinato após ouvir uma testemunha. Ela disse ao delegado que Silva estava frequentando a igreja porque estava passando por problemas.
Mas, o delegado disse que também continua a investigar a possibilidade de tentativa de latrocínio, nome do crime onde há o roubo seguido de morte da vítima.
O enterro do bebê aconteceu por volta das 17h20 desta sexta-feira no Cemitério Municipal Bela Vista, na Avenida Dom Pedro 1º, no Jardim Santo Antonio, em Osasco.
O pai da criança, que estava internado no Hospital Antonio Giglio, recebeu alta temporária, até este domingo (4), para acompanhar o enterro do filho e depois retorna ao hospital para continuar o tratamento. Ele deve prestar depoimento à polícia na próxima terça-feira (6) e voltar ao hospital na quarta-feira (7).
Weric Lima: Gente, nen dentro de uma igreja, se pode mais ficar tranquilo, se sair dela, e morrer? Ou seja salvação completa sem direito a fazer o pecado? Essa e mais uma que se não for descorberta, pelos policias de Osasco, nós vamos ficar em cima, para que esse caso seja exclarecido, afinal ae nesse arroz tem muita rapa: Rapa a qual nós queremos descobrir.
Ouvidoria pede investigação sobre suspeita de corrupção policial em São Paulo
Weric Lima: Mais um caso de "safadesa" Eu falei oque? Nossa! Isso naum pode.Mais apartir de hoje, policial que deu mole, e safado, e tenho dito, pisou fora da faixa, vai para mira. Merece tudo ir preso, vamos conferir a noticía que veio do R7.com quentinha pra gente na noite de sabado.
A Ouvidoria das polícias Civil e Militar de São Paulo pediu que uma suspeita de corrupção seja investigada. Imagens mostradas com exclusividade pelo R7 na última terça-feira (29) mostram um caso de suspeita de corrupção envolvendo um homem oriental e dois policiais militares na região central de São Paulo, na madrugada da última sexta-feira (25). Um motorista aparentemente bêbado é parado pelos PMs, só que, em vez do procedimento normal - revista, checagem de documentos e teste de bafômetro -, o que se vê é uma sequência de atos incorretos que põem em dúvida a ação. Apresentadas a especialistas em leitura labial, as imagens revelam que o motorista abordado diz por três vezes: “Eu vou pagar”. Leitores escreveram ao R7 e a maior parte deles se mostrou indignada.
O ouvidor Luiz Gonzaga Dantas disse ao R7 nesta sexta-feira (1) que pediu à Corregedoria da Polícia Militar investigação a respeito. Ele quer saber o que os policiais faziam ali e se receberam dinheiro. Dantas e o especialista em segurança pública Ariel de Castro Alves, ligado ao Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), assistiram ao vídeo. Eles apontaram diversos erros na abordagem policial. Alves disse haver suspeita de corrupção ativa [quando os policiais pedem dinheiro] ou passiva [quando se paga a agentes públicos para burlar a lei]. Os dois casos são crimes, com penas que variam de 2 a 12 anos de prisão.
A Polícia Militar está sendo procurada desde o último domingo (27) e ainda não respondeu. Procurada novamente na terça-feira (29) e nesta sexta-feira (1) ela informou que ainda está analisando o que fará a respeito. Na última sexta-feira (25) o R7 procurou o motorista em um prédio no centro de São Paulo para saber o que havia acontecido, mas ele não foi encontrado. O repórter teve que desistir de esperar pelo oriental após ser ameaçado por dois homens armados que disseram ser policiais.
Leitores escreveram e muitos se mostraram indignados, inclusive alguns que estão fora do país, como Emerson Francisco Ribeiro.
Weric Lima: Bom, sem comentários, Safados como esses, não podem continuar atuando como defensores da comunidade. Esses as olimpíadas de 2016 nen pode contar, se não vão querer furtar os turistas. Apesar disso acontecer já no Brasil.
Participe
Weric Lima:
Você morador de São Paulo, de todo lugar do Brasil, quer mandar recados, sugestão,sobre essa questão que tem crescido cada vez mais no Brasil?? Não perca tempo, deixe seu comentário, envie seu email para wericlima@uol.com.br, ou então post seu comentario aqui na nossa pagina, mais seja um cidadão que exija seus direitos, até quando vamos ficar a segurança de homens corruptos? vale a pena pensar niisso
Estamos, em liderança total de noticias, e não saia do nosso site já já a gente posta a nossa 4º postagem, que vem com muitas outras noticias. Sem contar que ainda Hoje, você tem uma passadinha nos esportes que rolaram na semana e que deixaram marcas, não perca, isso tudo e muito mais. já já..................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário