26 de junho de 2010

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 198

> Web Novela de MARCOS SILVÉRIO <

No capítulo anterior...
Domitília descobre que Beija também foi agraciada e fica furiosa
Pedro se irrita, mas Leopoldina os surpreende e os ânimos se acalmam
Beija e Pedro comemoram o título de “Viscondessa de Araxá”
À distância João Carneiro observa desconsolado
Os casal de embaixadores da Áustria comentam os desmandos de Pedro
O embaixador planeja matar Domitília

CAP. 198

EMBAIXATRIZ: Nem pense numa coisa dessas! Sujar suas mãos puras com uma mundana dessas? Perdeu o juízo, homem?
EMBAIXADOR: Não agüento mais ver nossa Leopoldina sofrendo assim. Tenho certeza de que se aqui estivesse, seu pai me pediria para fazer exatamente isso.
EMBAIXATRIZ: Deve ter uma outra maneira de tirar essa mulher do caminho de D. Pedro...

TRÊS MESES DEPOIS...

Há um intenso movimento no sobrado do Estácio. Homens na sala, mulheres e escravas no quarto, enquanto Domitília grita com as dores do parto.

Assim que um choro de criança interrompe o silêncio, Pedro é o primeiro a subir as escadas correndo.

PEDRO: Nasceu! Nasceu! Meu filho nasceu!

Assim que entra no quarto, a escrava vem com o bebê envolto em panos.

PEDRO: Meu filho nasceu! Eu ouvi o choro...
ESCRAVA: É uma menina...

Domitília fica desapontada, porque seu desejo era dar um filho homem ao Imperador.

PEDRO: Menino ou menina, o importante é que tenha saúde. Deixe-me ver... Como é linda a minha filhinha... Vai se chamar Isabel Maria. Você tem alguma coisa contra, meu amor?
DOMITÍLIA (pouco empolgada): Pode chamar como quiser...

Pedro fica em estado de êxtase com a chegada de Isabel.

Corta para a Chácara Cedro.

No quarto do casal João acaricia a volumosa barriga de Beija.

JOÃO: Beija, você nem imagina o quanto me faz feliz me dando um filho. Imagine dona Josefa então, sabendo que vai ter um neto...
BEIJA: Entendo seu estado de euforia, mas não se esqueça daquilo que lhe falei: embora esta criança seja sua filha, ela não levará o seu nome. Para todos os efeitos legais esta criança terá apenas o meu sobrenome.
JOÃO: Com sobrenome ou não, o importante é que terá o meu sangue. E eu lhe darei todo o amor e carinho do mundo.
BEIJA: Dona Josefa já sabe?
JOÃO: Ainda não. Mas hoje mesmo escreverei uma carta contando a novidade. Tenho certeza que ficará muito feliz. E não duvide nada se vier ao Rio de Janeiro só para conhecer esse neto...

Semanas depois beija dá à luz uma menina, a quem batiza com o nome de Joana de Deus São José.

Pedro está no sobrado do Estácio. Um mensageiro chega ofegante.

MENSAGEIRO: Dona Leopoldina está com problemas no parto, a criança está atravessada. Ela chama desesperada por D. Pedro. A embaixatriz disse que precisa de Vossa Alteza lá, com urgência!

Pedro fica apreensivo.

Continua segunda-feira às 21:00 horas...

Nenhum comentário: