Hoje em dia, as telenovelas são cheias de efeitos especiais, e de som, mas antigamente não era bem assim. As primeiras telenovelas, não tinham trilha sonora, nem aberturas como as de hoje. Os capítulos eram reduzidos, e o tempo, também. Duravam cerca de 15 minutos, e a partir daí foram aumentando gradativamente.
Voltando um pouco no tempo, vou falar sobre a primeira telenovela brasileira: Sua vida me pertence.
A telenovela que estreou em 21 de dezembro de 1951, e terminou em fevereiro de 1952. – Mas há contradições em relação à data de estreia. - Exibida pela extinta TV Tupi, tinha direção, roteiro e atuação de Walter Forster. O elenco contava também com grandes nomes da televisão brasileira, sendo eles Vida Alves, Lima Duarte, Lia de Aguiar, entre outros. Os capítulos que iam ao ar, duas vezes por semana, duravam 15 minutos, de 25 capítulos ao vivo.
Não foi só a pioneira do ramo novelístico, como também a primeira telenovela a mostrar um beijo duradouro – o primeiro beijo-técnico brasileiro -, isto no último capítulo da novela.
Foi esta que deu embalo para “2-5499 Ocupado” de 1963, exibida pela TV Excelsior paulistana às 19 horas e trinta minutos, diariamente. Porém a idéia inicial era de ser passada as segundas, quartas e sextas-feiras. Escrita pelo argentino Alberto Migre, foi adaptada por Dulce Santucci, e tinha no elenco Tarcísio Meira e Gloria Menezes, casados na vida real.
Veja alguns vídeos, cenas e entrevistas.
TV BRASIL - TV Brasileira 60, anos de História - Teledramaturgia - Parte 1
Walter Forster e Vida Alves falam sobre "Sua Vida me Pertence"
FAZENDO NOVELA 3 (Webdocumentário) - TV Globo (2010)
VIDA ALVES e o Museu da TV (I) - O primeiro beijo da TV
Vida Alves entrevistada por Olga Bongiovanni
Referências:
Wikipédia, Telenovela Brasileira (_);
Wikipédia, Sua vida me pertence (_).
Fotos:owlingua.blogspot.com, dialogosuniversitarios.com.br.








Nenhum comentário:
Postar um comentário