20 de fevereiro de 2011

Diário de um Intercambista - Episódio 1 - O Começo de Tudo!


Pois é pessoal, depois de uma semana que cheguei aqui no Canadá, consigo finalmente escrever pra vocês, para quem não me conhece, meu nome é Vítor Maionchi Berardo, sou Brasileiro, mais precisamente, Paulistano, tenho 18 anos! Eu pedi pro meu pai já há mais de ano para ir morar em outro país para que eu aprendesse o inglês, pois bem, no começo do ano passado ele disse que iria pensar, pois bem, hoje estou no Canadá rsrs(Obrigado pai).

Vou começar contando a história pela sexta(12/02/11), que foi o dia da minha viagem pra cá, e deixo claro que citarei nomes aqui que muitos de vocês que estão lendo não conhecem, mas são importantes para mim e para a minha história!

Na sexta estava combinado de além dos meus parentes e da Edi, que meus amigos também iriam ao aeroporto, mas acabou não dando certo, mesmo assim a Juliana, Karine e Bruno foram na minha casa para se despedirem de mim, o que me deixou muito feliz :) Sei que não foi possível o outro Bruno e o Luís irem e entendo perfeitamente! Depois da despedida deles fomos ao aeroporto, ficamos na fila, eu estava um pouco nervoso, mas aí conheci o Alexandre(Se não me engano era esse o nome rsrs.) e ele foi falando sobre o avião e sobre o Canadá, aí fiquei tranquilo... Depois de um tempo chegou a hora de eu me despedir, a maioria super-tenso, e eu, surpreendentemente estava até
tranquilo rsrs. Me despedi dos meus pais, da malinha da minha irmã, da Edi e dos meus tios e primos que estavam no aeroporto, entrei lá no local que tem que esperar o avião, olhei algumas coisas, e depois de um tempo encontei o Alexandre de novo, ele estava com o notbook dele, me mostrou as fotos do casamento dele e conversamos até
quando chamaram pra entrar no avião, ah, isso tudo no Aeroporto de Guarulhos viu? rsrs.

No avião ele sentou mais no fundo do que eu, quando fui sentar reparei que nos bancos atrás de mim tinha uma senhora conversando com um rapaz, percebi que ele era brasileiro e comecei a conversar, isso antes do avião decolar, ele também veio pro Canadá fazer intercâmbio (Só que para Vancouver). O avião decolou e como não tinha ninguém sentado do meu lado, ele veio pra frente e fomos conversando parte da viagem, afinal de São Paulo para Toranto são mais de 10 horas de viagem... Ah, o nome do garoto é Nilton rsrs. Além de conversar com ele, assisti partes de filmes na tela que fica na frente da pessoa no avião, jantei no avião, comida boa, mas bem apimentada rsrs. E sempre que eu tinha que falar alguma coisa eu falava com a aeromoça que eu percebi que falava português, a viagem foi bem tranquila, tremeu pouco, afinal o avião era enorme, um boing! Eu não consegui dormir nem duas horas, muito tenso rsrs. Mais no final da viagem tinha que preencher umas coisas, eu e o Nilton não sabiamos algumas coisas e pedimos ajuda do cara que estava na nossa direita que também era brasileiro, ele nos ajudou, depois uma menina que estava do lado esquerdo do avião pediu a caneta emprestada e o menino que estava do lado dela também usou, só aí fui perceber que eram brasileiros rsrs. Quando o avião pousou dava pra ver neve em cima das casas, super-legal *.*

Quando saímos do avião começamos a conversar com outros brasileiros, o aeroporto de Toronto énooorme, muito grande mesmo, passamos por várias esteiras rolantes, aí passamos na alfândega, todos os funcionários com cara de bravos rsrs. Todos passaram normalmente, mas tinham que me mandar para a imigração, de todos, só mandaram eu, muito tenso, lá eu tentei entender o que o policial dizia, mas não entendi quase nada, até que ele pediu as informações da escola que estou estudando e da família que estou, aí eu mostrei a ele, ele colocou um papel no meu passaporte e me liberou, pegamos nossas malas e fomos esperar o avião que vai pra Vancouver, encontramos mais dois brasileiros, conversamos e tiramos fotos, até que chamaram pra entrar no avião.

Esse vôo foi tenso, a telinha de filmes tava quebrada, foram cinco horas de vôo muito chatas xD Fui conversando com o Nilton e cochilando um pouco... Até que chegamos no aeroporto de Vancouver.

Em Vancouver o pessoal foi pra um lado, pois todos ficaram por lá mesmo e eu fui por outro, até eu achar o meu portão de embarque foi um parto, mas eu achei rsrs. Tive até que pedir informações pras funcionárias, mas elas náo falavam português e foi outro parto pra eu entender, quando me sentei, escutei uma moça na cadeira de trás falando em português foi a glória rsrs. O nome dela era Ana Paula, conversei um pouco com ela, ela estava indo pra Victoria, cidade vizinha daqui de Nanaimo, mas ela não pegou o mesmo avião que eu, quando vi o avião que eu ia pegar pra Nanaimo quase tive um treco, era um "teco-teco" rsrs. 30 lugares mais ou menos.

Ninguém sentou do meu lado no avião, ele tremia muito, foram 20 minutos muito tensos de avião rsrs. Mas nada que eu não superasse, do alto foi possível perceber que Nanaimo era bem maior do que eu tinha imaginado, o pouso foi uma coisa muito bad, mas nada que eu náo superasse rsrs.

No aeroporto mais um susto, não tinha ninguém pra me pegar, tive que improvisar muuuito pra conseguir pedir pro pessoal do aeroporto ligar pra minha mãe daqui, depois de um tempo consegui, eles ligaram e 20 minutos depois ela estava no aeroporto.

Com muitas mímicas fui falando com ela, ela me levou há vários pontos da cidade, que é bem grande mesmo, shoppings, parque-aquático climatizado, entre outras coisas, um pouco depois me levou pra minha casa, aqui é tudo climatizado, as casas são quentinhas e lá fora faz frio rsrs.

Eu saí do Brasil na sexta e cheguei no Canadá no sábado, no domingo conheci o filho dos meus pais daqui e a sua namorada, eu ainda estava com um péssimo inglês rsrs. Eles foram bem legais e tentaram falar devagar, aí fui entendendo as coisas aos poucos rsrs.

Segunda-feira foi o 1° dia de aula, acordei as 7 AM (Da Manhã), mais ou menos 8 AM eu estava indo pra escola, minha mãe daqui me levou até lá no primeiro dia, são apenas 3 minutos a pé, é na rua de trás da minha casa rsrs. Chegando na escola levamos um chá de cadeira básico da secretária, mas tudo bem, até aí eu não sabia, descobri que teria todo dia as mesmas 4 aulas, as minhas aulas cairam assim, História do Canadá (Que tem outro nome aqui xD), Ed. Física, Estudos Sociais e Matemática. Na primeira aula tentei explicar pro professor que eu náo entendia muito o inglês, mesmo assim me perdi totalmente lá xD Ele tava continuando uma lição, muito tenso, sobre uma cidade do oeste no Canadá, eu boiei total! A segunda aula foi educação física, eu com o mapa da escola me perdi, mas consegui pedir ajuda pra uma professora que me levou até o Ginásio! Eu não sabia que teria educação física, então nem levei shorts, tive que ficar vendo o pessoal jogar, quando pararam de jogar um espanhol veio falar comigo em inglês, aí eu pedi pra ele falar devagar, pois eu não entendia direito, disse que eu era brasileiro, aí ele disse que tinha mais brasileiros na sala, foi a glória pra mim que tava boiando total né xD Aí ele me apresentou o Murilo, que me apresentou a Amanda e a Raízza, os três brasileiros, conversamos um pouco e fomos pra próxima aula, que também caí com o Murilo, Estudos Sociais... E depois a última, também caí com o Murilo xD Voltei pra casa ás 3 PM, que é quando acaba a aula e como toda pessoa normal, contei como foi o meu primeiro dia de aula para meus pais daqui xD

Não sei se foi no segundo ou no terceiro dia, mas fui pedir pra mudar minha aula de História do Canadá, o Murilo foi comigo pra me ajudar a achar a pessoa com quem tinhamos que falar, mudei pra Cafeteria, aí o Murilo mudou o Estudos Sociais para Inglês, aí eu fui e mudei também xD

Aí ficou assim - Educação Física com o Murilo a Amanda e a Raízza, assim como o inglês, Matemática com o Murilo e Cafeteria com o Murilo e a Amanda, ou seja, todas as matérias tem brasileiros na minha sala, e sinceramente, todos eles me ajudam muito, tem gente que diz que andar com brasileiros atrapalha, eu já acho que ajuda, estou aprendendo bastante com eles! Além deles também estou falando(tentando rsrs.) com dois japoneses, duas coreanas, um espanhol, uma turca (gente fina ela) e dois canadenses, isso se não esqueci de alguém, eu sempre esqueço rsrs.

No segundo dia de aula de Cafeteria tive prova, foi o dia inteiro de aulas sobre cuidados na cozinha e no final teriamos uma prova, eu entendi várias coisas que o professor e que o video falavam, mas não tudo, depois do intervalo sentei perto da Amanda e do Murilo e na hora da prova colei tudo deles, sim, na maior cara dura, eles também tiveram um pouco de dificuldade, mas bem menos que eu xD Ainda tentamos colar do pessoal que tava do nosso lado, mas não saiu muita coisa rsrs. Detalhe, pra passar tinha que acertar 70% da prova o.O Fomos os últimos a terminar, ficamos até depois do horário normal, o professor até saiu da sala e conseguimos colar melhor rsrs. Aí veio o resultado - Murilo acertou 76%, Eu acertei 72% e a Amanda acertou 70%, todos nós passamos, coisa linda *.* Detalhe, não façam isso na escola de vocês crianças, é muito feio rsrs.

Na sexta-feira resolvemos ir no boliche, todos os brasileiros xD Eu, a Amanda e o Murilo fomos da escola pro Shopping e a Raízza foi pra casa dela porque a amiga dela ia chegar dos E.U.A. pra vê-la, assim que ela chegasse elas iam pro boliche! No shopping conheci o Igor, que tem o apelido de Recife, lá comemos no Mc Donald's, que aqui é incrivelmente barato! Passeamos no shopping e encontramos um dos canadenses que conversam comigo que eu só sei pronunciar o nome mas não sei escrever xD Ele foi lá pra ver a Amanda, ele gosta dela rsrs. Ele ficou com a gente até a hora que ficamos esperando o segundo ônibus, são dois pra ir do shopping pro boliche, e aqui é tudo com horário, bem diferente de São Paulo, eu quase congelei esperando no ponto, mas superei e sobrevivi rsrs. No ônibus o motorista viu que falavamos potuguês e disse "olá", por aqui todo mundo sabe falar alguma coisa em português :)
O boliche daqui é muito legal, fica meio escuro e tudo que é roupa branca brilha, jogamos duas partidas, a Raízza, sua amiga e sua irmã daqui chegaram, jogamos mais duas ou três, a Amanda jogou duas a menos porque tava mal e foi embora mais cedo...
Eu perdi, começei com strike e perdi todas xD Ainda por cima me perdi nos cartões e paguei com o de crédito em vez do de débito rsrs. Na hora de vir pra casa quase congelei de novo esperando no ponto, mas esperando o primeiro onibûs foi bem divertido, estavamos cantando música brasileira e uma moça que estava no ponto percebeu que eramos brasileiros e começou a dançar com a gente, ela foi muito simpática rsrs. Cheguei em casa era 11:30 PM (Da noite).

Ah, voltando no tempo, um desses dias nevou, foi bem pouco, eu estava na escola, mas foi bem legal de ver, quando eu saí da escola já tinha derretido tudo rsrs. Mas valeu por ter visto, é legal, mas é dificil dizer como é...

Ontem(Sábado) foi o dia mais deprê, fiquei o dia todo em casa, eu precisava de um pc rápido, ainda bem que meu pai liberou, ontem mesmo fui comprar, e agora to mais tranquilo, acabou a agônia, sou muito dramático né? rsrs.

Hoje (domingo), a minha irmã me ajudou por web-cam a instalar msn, anti-virus entre outras coisas aqui no meu pc, obrigado Bah, ajudou muito :) Fiquei a maior parte do dia de hoje no computador, mas acho que amanhã vou sair com meus amigos, não tem aula nem amanhã nem depois rsrs. O povo daqui é mais tranquilo que o povo do Brasil, e olha que isso é dificil hein xD

Sobre as pessoas aqui, elas são bem receptivas, eu sinceramente amei Nanaimo, é uma cidade que não é uma grande metrópole como São Paulo, porém é uma grande cidade que tem de tudo, e o melhor é silênciosa, muito tranquila mesmo! Não sei se no resto do Canadá é assim, mas aqui, vocês não precisa parar na faixa de pedestres, a preferência é totalmente sua, os carros param até se vocês ta um pouco longe de chegar na rua, eles são educadíssimos nesse sentido, é muito legal, e aqui eles tem tudo muito bom pra quem é paraplégico, é outro mundo nesse sentido rsrs.

Aqui o Mc é muito barato, já comi 3 vezes em uma semana, no Brasil eu comia uma vez a cada 3 meses, tenho que tomar cuidado com isso xD

As próximas postagens serão menores, é que essa eu tive que juntar tudo de uma semana rsrs. Ah, sobre os amigos brasileiros que fiz aqui, eles são bem legais, a Raíza e o Recífe tem uns termos muito engraçados, a Amanda tem um cacuete que é identico ao da Karine, minha amiga aí no Brasil, isso é muito bom, nunca vou esquecer dela enquanto estiver perto da Amanda xD O Murilo é gente finíssima!

Ainda estou sem câmera, então vai ficar tudo a base da imaginação de vocês viu? rsrs. Espero que tenham gostado, e quero comentários, principalmente dos amigos e familiares, estou com saudades e ainda tem muito chão pela frente! Beijos e abraços a todos!

4 comentários:

Unknown disse...

\o/
Que tuuudo! não vejo a hr de conseguir fazer meu intercâmbio tbm!!! Que bom q vc encontrou brasileiros na escola! Parece ter ficado td + fácil! XD
Boa sorte pra vc Vítor! Tdo d bom aí! Aahhhh! Qdo o inglês melhorar posta na língua inglesa! XD
bJaumm! Se cuida!

Weric Lima disse...

Ualualualualualualual

Que chique.....Q tudo mesmo né Valeria...

Vitor eu vou acompanhar esse Diarário concerteza...

Olha sucesso ai pra ti viu, ahhhhh brasileiros semre são o socorro nessas horas hauahuahuh
Amigo, abraço viu!!

Uma maravilhosa estadia ai pra ti.

ABÇ!!

Te cuida

Anônimo disse...

Que chique mesmo Weric!
Parabéns Vítor! irei acompanhar!!

Unknown disse...

Querido primoo...mto feliz em saber que vc está bem! Tô aqui torcendo e acompanhando tudooo pelo seu blog (que é MARAAA). Mtooo sucesso pra vc...e mantenha-nos informados, pleaaase...Ah..a Melissa ta te mandando um bjooo..rsrs...fique com Deus..Naya