7 de dezembro de 2010

Planeta Curioso




Boa tarde!


Terça feira, e estamos novamente com mais uma viagem no mundo da curiosidade.


Mais hoje nós vamos entrar no aeroporto, isso mesmo!! Você sabe como pode um avião que tem peso pra mais de metrô ficar sobrevoando no ar?


É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?

Acompanhe:



Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.


Depois de puxar o ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.


Vencida a resistência do ar, é hora de vencer o peso de centenas de toneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima).


A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar.


A diferença de velocidade nessa passagem de ar faz com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo. Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (para cima). E o avião voa!


Para que o piloto possa controlar o ângulo de altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás móveis chamadas flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o empuxo do avião

Por fim, o avião não perde o controle graças à asa que fica em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o avião em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movimentado sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita

 Respondida nossa Curiosidade. Agora sabemos o porque os viões suportam tanto pesos a vôar.
Mediante isso, vou embora depois de mais uma das curiosidades do nosso programa.

Ahhh!! Por falar nisso continue participando e acompanhando nosso programa, em breve teremos muitas surpresas pra vocês.

Então, tenham uma maravilhosa tarde. E nõ sai daí, as programações do Tved estão bombastica e você não pode perder.

Mega beijus!!

Tchau tchau!!

Fonte: Google.com
Edição: Weric Lima

Nenhum comentário: