30 de maio de 2010

Domingo Agora - Sexta Parte:

Confira a última parte do Domingo Agora.
Uma breve reportagem sobre vacinação. Veja abaixo:

O que é vacinação?
A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias específicas. Dessa forma, ajuda o sistema imunológico a estabelecer meios de defesa contra esses microorganismos, de forma que, quando uma pessoa imunizada fica exposta à doença, o seu sistema imunológico poderá reagir rápida e eficazmente para prevenir a infecção.
A vacinação expõe o organismo às vacinas administradas geralmente por injeção. Essas vacinas contêm quantidades ínfimas de produto que provoca a formação, pelo sistema imunológico, de anticorpos e de células especiais contra o vírus ou a bactéria em questão.
O sistema imunológico memoriza esta informação. Posteriormente, inclusive vários anos mais tarde, quando ocorrer uma invasão desta bactéria ou deste vírus no indivíduo imunizado, o sistema imunológico desperta e causa imediatamente uma reação. É neste momento que o indivíduo produz rapidamente e em grandes quantidades as células e os anticorpos apropriados. Estes impedem que os vírus e as bactérias se estabeleçam no organismo e causem uma infecção.
As vacinas são preparadas de acordo com diversos procedimentos. Algumas são fabricadas a partir de microorganismos mortos (por exemplo, a vacina contra a poliomielite ou contra a gripe). Outras contêm organismos vivos enfraquecidos (por exemplo, as vacinas que protegem contra o sarampo, caxumba e a rubéola), que estimulam uma reação imunológica sem causar enfermidade na pessoa.


Eleições na Colômbia têm trêsmortes, incidentes e prisões
OEA diz temer irregularidades na transmissão dos resultados das votações

Novos episódios de violência marcaram as eleições presidenciais na Colômbia, informou na tarde deste domingo (30) o ministro do Interior, Fabio Valencia Cossio, ao fazer um novo balanço. Até o final da tarde, três mortes já haviam sido confirmadas, informou o jornal El Espectador.
Até as 14h (horário de Brasília), as autoridades locais informavam ter desativado pelo menos cinco explosivos no país. Além disso, houve registros de diversos conflitos com guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Ainda segundo Cossio, foram fechados 157 estabelecimentos que violaram a lei seca, e 133 armas foram apreendidas. Ao todo, 727 pessoas foram detidas, sendo 169 capturas por ordem judicial e 558 por crimes em flagrante.
Em todo o país, pelo menos 114 mesas de votação tiveram de ser transferidas para outros locais devido a problemas. Por sua vez, a Procuradoria informou que, através da Uriel (Unidade de Reação Imediata para a Transparência Eleitoral), foram recebidas 96 denúncias e queixas por publicidade indevida e por alteração dos resultados.
Resultados
A votação nos mais de 71 mil colégios eleitorais será encerrada às 18h (horário de Brasília). Os primeiros dados parciais são esperados para as 21h (também pelo horário de Brasília).
O chefe da missão de observadores da OEA (Organização de Estados Americanos) disse temer que ocorram irregularidades nas transmissões dos resultados eleitorais. Enrique Correa afirmou à imprensa que existe "muita preocupação pela transmissão dos resultados".
Entre os nove candidatos que disputam a presidência destacam-se o governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, e o opositor Antanas Mockus, do Partido Verde. Segundo pesquisas divulgadas nas últimas semanas, os dois apareciam tecnicamente empatados.



FONTES: R7, WIKIPÉDIA, O FUXICO.

Voltaremos na próxima semana com o Domingo Agora. Tchau galera "família" TVED;
TV E DIVERSÃO - QUALIDADE E INFORMAÇÃO.

Nenhum comentário: