31 de maio de 2010

Débora Falabella vive personagem com deficiência mental no cinema:


Se em "Escrito nas estrelas" Débora Falabella é uma vilã perua e atrapalhada, no cinema ela aparecerá bem diferente. Em "Meu país", de André Ristum, a atriz interpreta uma moça com deficiência mental (na foto acima, ela atua com Rodrigo Santoro, que faz seu irmão). A atriz ainda estava amamentando sua filha Nina, hoje com 1 ano, quando a levou para o interior de São Paulo, onde o longa foi rodado. Ela conta que, pela primeira vez, a sua maior preocupação não foi o trabalho e, sim, como não alterar muito a rotina da filha.
- A maternidade muda tudo. Eu lembro que eu ficava muito nervosa quando eu ia viajar para fazer um filme. Dessa vez, com a Nina com apenas 7 meses, eu estava mais preocupada com a logística: onde ela ficaria e como eu daria de mamar. Claro que o trabalho não ficou em segundo plano, nunca. Mas, para mim, era o filme e a Nina, não só o filme - conta Débora.
Para viver Manoela, no longa (Cauâ Reymond também está no elenco), Débora visitou escolas para crianças especiais, em São Paulo. A atriz conta que ficou impressionada com o que viu.
- Eu tinha medo de cair no exagero, mas no dia que eu cheguei a uma dessas escolas, fiquei confusa porque você vê realmente de tudo. Desde pessoas como a minha personagem, que é adulta mas tem a idade mental de 7 anos, até crianças com problemas que atingem a face. Se você visse num filme, não acreditaria que aquilo pode ser verdade. A primeira vez foi impactante - diz Débora. - Visitar essas crianças foi inspirador para minha vida, elas ficaram na minha memória. Até hoje lembro dos rostinhos delas.

Fonte: Patricia Kogut.
Foto: Patricia Kogut.

Nenhum comentário: