30 de maio de 2010

Domingo Agora - Quarta Parte:

Voltamos com a quarta parte do Domingo Agora e com um quadro que te deixa:



PEDIMOS DESCULPAS, MAS O SITE DO UOL NÃO CARREGAVA.

Começou neste domingo (30) as eleições da Colômbia que vão eleger o sucessor do presidente Álvaro Uribe, com nove candidatos, mas dois favoritos virtualmente empatados: Juan Manuel Santos, candidato governista, e Antanas Mockus, do Partido Verde.
Mais de dez mil centros de votação abriram às 8h (10h, no horário de Brasília). Quase 30 milhões de colombianos devem votar e as urnas serão fechadas às 16h (18h). O novo presidente iniciará seu mandato em 7 de agosto.
O pleito se realiza entre grandes medidas de segurança com as Forças Militares e a Polícia Nacional em alerta máximo em todo o país, com o desdobramento de mais de 350 mil soldados que buscam resistir a qualquer tentativa de atentado por parte das guerrilhas.
Segundo as últimas pesquisas de intenções de voto, haveria um empate técnico entre Mockus e Santos, o que representa que o sucessor de Uribe deve ser escolhido em um segundo turno, previsto para 20 de junho.
Santos é filho de uma tradicional família de políticos colombianos. Já teve um tio presidente e é primo do atual vice. O jornal El Tiempo, o maior da Colômbia, foi fundado por seu avô. O próprio Santos, que também é jornalista, foi subdiretor do diário, que na última semana declarou apoio ao candidato do presidente Álvaro Uribe.
Mockus, por outro lado, é filho de uma família de imigrantes lituanos. Matemático e filósofo de formação, foi reitor da Universidade Nacional e duas vezes prefeito de Bogotá. Diferente da linha-dura de Santos, o candidato do Partido Verde é conhecido pelas ideias inovadoras e capacidade de diálogo.
Atentado
Nesta semana, um grupo armado matou duas crianças no Departamento (Estado) de Cauca, no sudoeste da Colômbia. No ataque, realizado na cidade de El Plateado, também ficaram feridas outras quatro pessoas.
Homens armados lançaram na noite desta sexta-feira (28) uma bomba que atingiu a casa onde estavam as duas crianças, de 9 e 14 anos. Ainda não se sabe qual grupo armado cometeu o atentado, já que na região operam as guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional), além de bandos de traficantes de drogas.
O departamento de Cauca é um dos que está em alerta máximo perante possíveis atentados dirigidos a sabotar as eleições presidenciais deste domingo.
Daqui a pouco, a Quinta Parte do Domingo Agora.
FIQUE LIGADO...

Nenhum comentário: